Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como escolher uma pós-graduação alinhada aos seus objetivos

como escolher uma pós-graduação alinhada aos seus objetivos

Você já sabe que ter uma especialização no currículo é um pré-requisito para conseguir sucesso na carreira, certo? Hoje em dia, apenas a graduação não é mais o suficiente, e profissionais que querem se destacar precisam dar esse passo. Contudo, como escolher uma pós-graduação alinhada aos seus objetivos?

Afinal de contas, atualmente, há uma série de instituições de ensino que oferecem centenas de cursos diferentes, que abrangem todas as áreas do conhecimento e oferecem infinitas oportunidades aos profissionais. Ao mesmo tempo que essa é uma ótima notícia, possibilitando que mais pessoas se especializem, ela também pode deixar muitos profissionais “perdidos” com tantas opções.

Além disso, decidir a especialização que irá fazer é uma decisão grande e muito relevante, que precisa ser tomada com calma, estratégia e bastante certeza desse próximo passo. Então, o que fazer para escolher a pós certa? O que avaliar? Como tomar essa decisão? E como garantir que o curso escolhido será, de fato, uma boa maneira de atingir suas metas de carreira?

Para descobrir tudo isso, veja o passo a passo que desenvolvemos abaixo. Com ele, você vai entender o que precisa avaliar e considerar na hora de se inscrever em uma pós-graduação, sem deixar pontas soltas ou ter dúvidas sobre o seu investimento.

Como escolher uma pós-graduação alinhada aos seus objetivos em 5 passos

1 – Tenha clareza sobre os seus objetivos de carreira

Antes de mais nada, você precisa revisitar o seu plano de carreira para relembrar os seus objetivos profissionais. Desde que o plano foi atualizado, eles mudaram? Você já atingiu alguma das metas? Mudou de ideia? Fez uma transição de carreira?

Olhar para esse documento é fundamental para lembrar dos seus objetivos, pensar sobre eles, entender se eles ainda são válidos e ter clareza sobre o que, de fato, você quer para o seu futuro profissional.

Apenas depois disso você poderá pensar em uma pós-graduação. Afinal de contas, já terá uma visão muito mais límpida sobre as suas metas, o que vai facilitar a escolha do seu curso ideal.

2 – Dê uma olhada na situação da sua área e do mercado de trabalho

Além de avaliar os seus objetivos e gostos, ou seja, o que você quer fazer profissionalmente, também é essencial que você avalie o mercado de trabalho. Bem como a situação da área de atuação em questão.

Isso vai fazer com que você tenha um panorama muito mais completo do que poderá ser a sua realidade profissional em um futuro próximo. Ademais, também é a sua oportunidade de capturar possibilidades “quentes”, que estão em alta. Até porque, unir os seus gostos e aptidões com o que está com grande demanda nas empresas é o sonho de todo profissional, não é mesmo?

Assim, você pode escolher uma pós-graduação que te agrada, está alinhada com suas metas de carreira e ainda vai te ajudar a ser um profissional diferenciado, que será valorizado pelo mercado de trabalho.

3 – Avalie as possibilidades de pós-graduação disponíveis

Depois desses dois pontos, vai ficar mais fácil ter clareza sobre os cursos que preenchem todos esses requisitos. Então, você já estará pronto para começar a buscar quais são as especializações que, hoje em dia, cumprem o que você procura.

A boa notícia é que, com centenas de opções em nossas instituições de ensino, você terá uma grande gama de possibilidades para explorar e avaliar, chegando a uma lista robusta de cursos que podem ser o seu passaporte para o sucesso.

Todavia, vale a pena tomar cuidado com dois pontos cruciais, que vamos abordar a seguir.

4 – Compare as grades curriculares dos cursos que te interessarem

O primeiro deles é a matriz curricular. Em sua busca, você provavelmente vai encontrar cursos similares. Talvez você pense que, por conta dessa similaridade, as disciplinas sejam parecidas, e nada muito distinto apareça entre as opções.

Contudo, não é bem assim que as coisas acontecem. Na realidade, muitas vezes cursos de nomes parecidos têm grades curriculares completamente diferentes, e não há nada de errado nisso. Essas divergências ocorrem porque cada pós tem o seu foco, e cada uma atinge um público específico.

Sendo assim, para entender qual curso tem a grade que mais te agrada e está alinhada com o que você busca para a pós, analise as disciplinas antes de tomar a sua decisão final.

5 – Escolha a sua instituição de ensino com bastante cuidado

Por fim, não deixe de levar em consideração a qualidade da instituição de ensino em si. Por mais que a oferta, hoje em dia, seja imensa, nem todas contam com renome e compromisso com os seus estudantes.

Sendo assim, avalie se os cursos são atualizados periodicamente, se o corpo docente é apto a ministrar as disciplinas, e todos os diferenciais ofertados. Por exemplo, em nossas instituições os alunos estão em primeiro lugar. Por isso, todos têm acesso a uma série de materiais extras, como slides, podcasts, leituras adicionais e todas as obras da maior biblioteca digital da América Latina, e todo o suporte necessário, incluindo um sistema de tutoria.

Agora que você já sabe como escolher uma pós-graduação alinhada aos seus objetivos, chegou a hora de agir! Aproveite que está com as informações frescas na memória e se inscreva na melhor pós-graduação para o seu objetivo. Assim, você vai investir no seu futuro e ter a certeza de ótimos retornos em tempo recorde.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades