Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como escolher um curso de especialização após a graduação

Como escolher um curso de especialização após a graduação

Como escolher um curso de especialização após a graduação? Essa é uma dúvida muito comum entre os profissionais que já são graduados, mas sabem que ter uma pós-graduação é fundamental para atingir seus objetivos de carreira.

Afinal de contas, hoje em dia o mercado de trabalho exige que os candidatos sejam altamente qualificados. Muito bem atualizados, especialistas em um tema e focados em um desenvolvimento contínuo, os profissionais precisam desse diferencial para alcançar as posições desejadas e, consequentemente, crescer na vida profissional.

Todavia, com tantas opções de pós disponíveis, muitas pessoas podem ficar confusas. Qual o melhor curso? Como escolher? O que levar em consideração? Como saber qual especialização vale a pena? Dá para fazer uma transição de carreira com a pós?

É bastante normal que essas dúvidas fiquem na mente de quem quer se especializar, e não há nada de errado em não saber as suas respostas. Porém, para que você consiga tomar uma decisão certeira, hoje nós vamos te ajudar a escolher a pós ideal. Está pronto para descobrir tudo?

Como escolher um curso de especialização após a graduação?

1 – Tenha clareza sobre seus gostos e desejos para a vida profissional

A primeira etapa é visualizar o seu futuro profissional. Como você se vê daqui alguns anos? O que você imagina estar fazendo? E o mais importante: o que você quer estar fazendo? 

Ter clareza sobre os seus gostos e desejos para a carreira é fundamental para conseguir escolher uma pós. Afinal de contas, a especialização deve ser um dos “degraus” para facilitar a sua jornada, deixando os seus sonhos profissionais ainda mais próximos.

Por exemplo, pode ser que você escolha continuar na mesma área em que se formou, se aprofundando em um dos seus ramos. Em outros casos, pode preferir focar em gestão e empreendedorismo, ou até mesmo fazer uma transição de carreira, o que é possível, em alguns casos, com a pós.

Então, faça essa análise e anote todas as possibilidades. Afinal de contas, muitas vezes nós pensamos em diversos caminhos para o futuro, e não há nada de errado nisso. Nas próximas fases, você vai entender o que fazer para chegar em uma resposta única.

2 – Analise de forma estratégica o mercado de trabalho da área em questão

Por mais que o autoconhecimento seja fundamental, entendendo o que você gosta e quer fazer, ele não pode ser o seu único parâmetro para escolher a pós-graduação.

Hoje em dia, vale a pena analisar o mercado de trabalho da profissão em questão para entender o que está acontecendo no momento. Ela está em alta ou passando por crises? Quais áreas precisam de profissionais altamente qualificados? Existe algum ramo que já está saturado, ou em baixa?

Além disso, avalie também os salários praticados, as oportunidades de acordo com o que você deseja, como trabalho remoto, híbrido ou presencial, e inúmeras outras variáveis. Aqui, o importante é se munir de informações para conseguir fazer uma escolha estratégica, que combine tanto as suas vontades, quanto as oportunidades de sucesso do mercado.

3 – Selecione algumas opções e faça um curso livre no ramo como um “teste” para a pós

Nesse momento, você já deve ter uma lista reduzida de possibilidades de carreiras, não é mesmo? Pode ser que você já esteja certo da sua escolha, ou que tenha algumas dúvidas sobre os cursos. Afinal de contas, há uma série de diferentes opções de pós para as mesmas carreiras.

Sendo assim, uma dica para você entender melhor o que deseja, exatamente, é fazer um curso livre. Eles são opções rápidas e práticas para adquirir novos conhecimentos e habilidades em tempo recorde, mas também são excelentes para “testar” possibilidades de cursos antes de iniciar uma pós ou fazer uma transição de carreira.

Assim, você vai sentir o “gosto” da área escolhida e descobrir se ela combina ou não com você e com os seus objetivos.

4 – Compare as grades curriculares dos cursos 

Fez o curso livre, garantiu mais uma certificação para o seu currículo, e escolheu o curso que deseja fazer na especialização? Então chegou a hora de agir de forma prática. Para isso, você vai analisar as grades curriculares de diferentes cursos.

Dessa maneira, você vai descobrir que cursos podem ter disciplinas e direcionamentos completamente diferentes. Não há certo ou errado, porém, é assim que você vai descobrir quais especializações realmente estão alinhadas com o que você deseja, evitando frustrações depois do início das aulas.

5 – Escolha uma instituição de ensino de renome e qualidade

Contudo, tome bastante cuidado na hora de selecionar a sua instituição. O ideal é optar por aquelas que têm renome, qualidade e comprometimento com os seus alunos, garantindo uma jornada acadêmica de alto nível.

Por exemplo, em nossas instituições, você vai encontrar cursos alinhados com o mercado de trabalho, atualizados, desenhados por uma equipe pedagógica e por um corpo docente de peso, com professores que atuam em suas áreas e têm experiências acadêmicas. Além disso, todos os cursos contam com suportes excelentes, além de muitos materiais de apoio, para complementar a sua pós, e um sistema de tutoria para não deixar pontas soltas.

6 – Comece a construir o futuro da sua carreira

Terminou a sua jornada de conhecimento e busca? Então chegou a hora de se inscrever no curso escolhido e começar a escrever o futuro da sua vida!

Depois de entender como escolher um curso de especialização após a graduação, você já está pronto para fazer a sua inscrição. Então, matricule-se na pós-graduação a distância Anhanguera e inicie ainda hoje o próximo passo da sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades