Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como gerenciar o tempo durante a pós-graduação: 6 dicas

como gerenciar o tempo durante a pós-graduação

Dedicar-se a uma especialização é fundamental para a saúde da sua carreira. Dessa maneira, você consegue se atualizar, aprender novas habilidades e se manter relevante para o mercado de trabalho. Todavia, conciliar uma pós com o restante das responsabilidades da vida adulta pode ser complexo, por isso é tão importante saber como gerenciar o tempo durante a pós-graduação.

Porém, como fazer isso? Existe alguma técnica própria? Qual a melhor forma de organizar o tempo na hora de se dedicar à especialização?

Na realidade, cada estudante precisa encontrar a sua maneira de gerenciar o tempo durante a jornada acadêmica. Afinal de contas, as pessoas são diferentes, têm rotinas distintas e precisam de soluções personalizadas para fazer tudo funcionar ao mesmo tempo, sem que nenhum “pratinho” caia.

Contudo, existem algumas técnicas e dicas que você pode seguir para encontrar o padrão ideal para você. Ficou curioso para descobrir o que elas são? Então continue lendo o texto para entender cada uma delas e como elas funcionam, na prática.

Como gerenciar o tempo durante a pós-graduação em 6 passos

1 – Avalie a sua rotina sem a pós-graduação

O primeiro passo é entender como a sua rotina está estruturada agora. Quantas horas você passa trabalhando? Em trânsito? Resolvendo tarefas domésticas? E quanto tempo você dedica ao lazer e ao descanso? Você tem períodos específicos para desenvolvimento profissional?

Entender esse cenário é fundamental para que você comece a desenhar como será a sua rotina com a especialização. Assim, você terá uma visão clara do seu dia a dia, sem arriscar imaginar horas a mais ou a menos, que impactariam a sua pós.

2 – Entenda em que momentos os estudos poderão entrar e marque em calendário

Ao ter essa noção ampla do seu dia, você poderá enxergar com mais clareza os momentos em que será possível encaixar os estudos da especialização. De repente, você vai perceber que você tem algumas horas livres pela manhã, antes do trabalho. Ou que, em alguns dias da semana, você poderá se dedicar imediatamente após sair do trabalho, por conta de um expediente reduzido.

As possibilidades são inúmeras e dependem do seu cotidiano. Por isso, não deixe de fazer essa avaliação e encontrar, de forma racional, os momentos ideais para conseguir estudar.

3 – Foque na organização e na dedicação para tudo dar certo

Todavia, os dois primeiros passos são apenas o começo da sua jornada com o gerenciamento do tempo. Além disso, você precisa ter ciência de que organização e dedicação vão se tornar palavras de ordem para você. Com as rotinas atribuladas de todos os adultos, esses dois pontos são fundamentais para garantir o sucesso da caminhada acadêmica.

Então, use ambas as palavras como mantras, entendendo que não há milagres para quem não se dedica e não é organizado. Do contrário, estudantes que abraçam a organização e a dedicação tendem a passar pela pós de forma muito mais tranquila, produtiva e motivada, aumentando o aproveitamento de um momento tão especial quanto a especialização.

4 – Teste os métodos de gerenciamento de tempo, como o Pomodoro

Pensando em questões práticas, testar métodos de gerenciamento de tempo é uma excelente ideia. Com tantas aulas para assistir, textos para ler e atividades para completar, além dos materiais extras, contar com métodos e técnicas é uma ótima maneira de esquematizar os estudos, evitando procrastinar, deixar tudo para a última hora ou perder a noção do tempo.

O ideal é que você faça testes para encontrar a matriz que melhor funcionar para você e para as suas necessidades. Abaixo, veja algumas sugestões:

  • Técnica Pomodoro;
  • Matriz de Eisenhower;
  • Método Kanban;
  • Metodologia GTD, ou “Getting Things Done”;
  • Matriz GUT;
  • Regra dos 5 Minutos.

5 – Para aumentar a produtividade, siga algumas dicas práticas

Gerenciar o seu tempo também significa conseguir usá-lo de forma produtiva e estratégica. Assim, você consegue fazer mais em menos tempo, aproveitando cada segundo sem deixar a sua rotina exaustiva. Para isso, vale a pena seguir as seguintes dicas:

  • Escolha um lugar fixo para estudar, para criar uma constância na rotina;
  • Tente estudar na área mais silenciosa da casa. Se morar com outras pessoas, conte com a colaboração delas para reduzir os barulhos e ruídos;
  • Reduza os estímulos na hora de assistir às videoaulas gravadas, como o uso do celular;
  • Use calendários, agendas e outros métodos de anotações para organizar a sua rotina;
  • Teste programas e softwares de organização, como o Trello, Notion, Evernote ou até mesmo o bloco de notas do seu celular.

6 – Saiba que é normal ter que “recalcular a rota” no meio do caminho

Finalmente, faz sentido ressaltar que o gerenciamento de tempo, para qualquer atividade da vida, não é uma ciência exata. Ele é feito de tentativas, erros e acertos, e você não deve se frustrar caso os primeiros planos não funcionem da forma esperada. 

Você sempre pode recomeçar, “recalcular a rota” e buscar novas soluções para conseguir adaptar os momentos de estudo às outras responsabilidades da sua vida. Isso é normal e, de uma forma ou de outra, você vai encontrar a melhor solução para a sua realidade.

Entendeu como gerenciar o tempo durante a pós-graduação? Então, agora que você já descobriu que isso é possível e sabe que a sua especialização vai dar certo, chegou a hora de dar esse passo. Inscreva-se agora na pós-graduação online Unopar para colocar tudo o que você aprendeu em prática. A sua carreira vai te agradecer por esse investimento.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades