Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Técnica Pomodoro ajuda a ter foco e gerenciar o tempo: veja

timer em formato de tomate para ilustrar texto sobre técnica Pomodoro

Você já deve ter ouvido falar na Técnica Pomodoro, não é mesmo? Este método de gerenciamento de tempo é muito famoso e utilizado há algumas décadas. Porém, a sua popularidade deixa muitas pessoas confusas: o que exatamente é esse método? Por que ele carrega esse nome? Como fazer para utilizá-lo? É possível usá-lo para trabalhar, ou apenas para estudar?

Tendo em vista que todas essas questões precisam ser resolvidas, vamos te ajudar. Abaixo, encontre todas as respostas que você procura sobre o Método Pomodoro, e comece ainda hoje a implementá-lo no seu dia a dia. Você vai perceber uma melhora na produtividade e gerenciamento de tempo, aperfeiçoando seus resultados e garantindo mais tempo livre na sua rotina.

Técnica Pomodoro: o que é?

Em primeiro lugar, vamos descobrir um pouco mais sobre a história dessa técnica. O Método Pomodoro consiste em uma metodologia de gerenciamento de tempo. Ela foi criada na década de 1980, por um estudante italiano chamado Francesco Cirillo. Já deu para entender a origem do nome pomodoro, não é mesmo?

Francesco estava na faculdade quando resolveu testar uma nova maneira para otimizar os seus estudos, aumentando a positividade. Para isso, ele começou a usar um cronômetro que tinha em sua cozinha, em formato de tomate, que se chama pomodoro em italiano, para se dedicar à faculdade.

O pequeno equipamento funcionava com intervalos definidos, apitando a cada 25 minutos completos. Durante esse tempo, o estudante permanecia completamente focado, sem ceder a distrações, até o apito do pomodoro. Então, ele fazia uma pausa de 5 minutos antes de recomeçar os estudos.

Com o passar do tempo, ele percebeu que a técnica estava dando ótimos resultados, e resolveu divulgá-la em 1992. Hoje em dia, pouco mais de 30 anos depois, ela se tornou um dos métodos mais conhecidos do mundo para gerenciar o tempo e aumentar a produtividade e o foco durante a execução de tarefas.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como colocá-la em prática?

Se você gostou dessa metodologia e quer testá-la no seu dia a dia, temos uma ótima notícia: ela é bem simples de ser seguida. Além disso, ela funciona para qualquer contexto. Por mais que, originalmente, tenha sido desenvolvida para os estudos, nada te impede de aplicá-la em qualquer situação da vida.

Sendo assim, é possível usar a técnica do pomodoro para trabalhar, realizar atividades domésticas, cumprir suas obrigações rotineiras, estudar e se dedicar a qualquer outras ações possíveis, envolvendo foco e determinação.

Passo a passo do Método Pomodoro

Para isso, recomenda-se que você:

1 – Faça uma lista de atividades que precisam ser cumpridas

2 – Anote o tempo disponível para finalizar todas elas

3 – Em seguida, use um cronômetro para marcar 25 minutos

Você pode usar o relógio do seu celular, sites específicos para o método, como o Pomodoro Time e o Focus Keeper, ou quem sabe, até mesmo um timer de cozinha, se quiser ser o mais tradicional possível.

4 – Tudo pronto? Então chegou a hora de afastar as distrações e se concentrar por 25 minutos inteiros

Quando o relógio apitar, dê um “check” nas atividades concluídas e avalie o quanto ainda precisa ser feito.

5 – Então, tire seus 5 minutos de folga e retorne para o próximo período de 25 minutos

Além disso, é importante fazer pausas um pouco mais longas, entre 15 minutos e meia hora, cada vez que completar 4 ciclos, ou 4 pomodoros.

O que fazer nos intervalos do Método Pomodoro?

Talvez você esteja pensando em pular os intervalos de 5 minutos, não é mesmo? E de repente aumentar ainda mais a sua proatividade. Contudo, não recomendamos que você faça isso.

Os momentos de descanso são fundamentais para que a metodologia funcione, justamente porque eles proporcionam uma pausa para o seu cérebro, clareando a mente e deixando-a pronta para o próximo período de foco.

Então, o que fazer nos intervalos do Método Pomodoro? Você pode fazer o que quiser, desde que as tarefas não estejam relacionadas com suas metas daquele momento. Use o tempo, por exemplo, para:

  1. Ir ao banheiro
  2. Fazer um lanche rápido
  3. Tomar um café
  4. Checar seus e-mails
  5. Andar um pouco, para movimentar o corpo
  6. Fazer alongamentos

Posso adaptar a metodologia?

A resposta é sim! Até porque, ao longo do tempo utilizando o método, você vai começar a perceber alguns padrões e características muito próprias. Por exemplo, vai descobrir o que exatamente te distrai, quais atividades demandam mais atenção, qual o seu tempo ideal de foco e de descanso, o impacto do ambiente na sua produtividade, e o que você precisa fazer para resolver todas essas questões.

Assim, você vai criar a sua própria versão da metodologia, tornando-a ainda mais eficiente e inteligente para as suas necessidades.

Agora que você já se tornou um expert na Técnica Pomodoro, que tal aplicar seus conhecimentos em uma especialização? Faça uma pós-graduação EAD Anhanguera e não perca tempo: use agora mesmo a metodologia dos pomodoros para conseguir se concentrar e aproveitar a pós ao máximo, dando um grande passo na sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades