A essa altura, você provavelmente já está ciente da importância de uma boa rede de contatos profissionais. No entanto, algumas atitudes podem fazer suas chances de networking sumirem, por isso devem ser evitadas.
O networking pode ser feito em diversas situações: uma conversa durante um coffee break de um evento corporativo, uma troca de contatos em uma feira de profissões ou até mesmo em uma conversa virtual no LinkedIn.
Independentemente da situação em si, o importante é saber como conduzir essa interação de maneira adequada, respeitosa e eficaz, para então colher os frutos desse contato.
A importância do networking
O networking pode abrir portas para novas oportunidades de emprego e promoções, muitas vezes antes que elas sejam divulgadas publicamente.
Além disso, conexões profissionais podem aumentar o conhecimento sobre tendências do setor, novas tecnologias e melhores práticas, o que te ajuda a ficar atualizado. Interagir com profissionais experientes também pode ajudar no desenvolvimento de novas habilidades.
Ter uma rede de contatos pode oferecer apoio em momentos de transição ou dificuldades na carreira e ainda facilitar a identificação de possíveis parceiros para projetos, colaborações e novos negócios. Também pode ser uma fonte de referências e indicações de clientes, aumentando as oportunidades de vendas e crescimento do negócio.
Atitudes que diminuem as chances de networking
A importância do networking já está clara, mas a seguir, você fica a par das atitudes que não deve tomar se quiser manter um contato respeitoso e eficiente:
1 – Não prestar atenção
Não ouvir atentamente durante conversas de networking pode transmitir desinteresse e falta de respeito. Quando você não presta atenção ao que os outros estão dizendo, perde a chance de aprender com suas experiências e de construir uma conexão genuína.
A escuta ativa demonstra que você valoriza a opinião da outra pessoa e está realmente interessado em construir um relacionamento significativo. E acredite: é muito fácil de identificar se você não estiver ouvindo com atenção, o que pode ser particularmente frustrante para a pessoa.
2 – Falar apenas de si mesmo
Uma atitude tão egoísta e desrespeitosa quanto não prestar atenção é ficar falando apenas sobre si mesmo. Monopolizar a conversa falando apenas sobre suas realizações e interesses é de espantar qualquer um. Não faça isso. Pense que é um diálogo, não um monólogo.
3 – Ser negativo ou crítico demais
Ter uma atitude negativa ou ser crítico constantemente pode afastar as pessoas e prejudicar suas chances de construir relacionamentos positivos. Comentários negativos e críticas constantes criam um ambiente desconfortável e podem fazer com que os outros evitem interagir com você.
Por isso, a dica é manter uma atitude positiva e oferecer feedback construtivo é crucial para criar um ambiente de networking acolhedor e colaborativo.
4 – Ser invasivo
Fazer perguntas muito pessoais ou invasivas pode deixar as pessoas desconfortáveis e prejudicar suas interações de networking. É importante manter as conversas em um nível profissional e respeitar os limites pessoais dos outros.
Na dúvida, concentre-se em tópicos relacionados ao trabalho e ao setor, assim cria um ambiente de confiança e respeito mútuo, essencial para um networking eficaz.
5 – Não ser recíproco
Quando falamos de networking, é sempre aquela filosofia de “uma mão lava a outra”. Aceitar ajuda sem oferecer nada em troca pode fazer com que você seja visto como alguém egoísta ou aproveitador.
O networking eficaz é baseado na reciprocidade e na construção de relacionamentos de mão dupla. Esteja disposto a oferecer ajuda, compartilhar conhecimentos e recursos antes de pedir algo em troca. Essa abordagem colaborativa fortalece as conexões e cria uma rede de apoio mútua.
6 – Não ter presença online
Ter perfis desatualizados ou incompletos no LinkedIn pode prejudicar sua credibilidade e tornar mais difícil para outros profissionais encontrarem informações relevantes sobre você.
Ficar completamente de fora da rede social piora ainda mais as chances de conseguir bons contatos. Dito isso, mantenha suas informações atualizadas e profissionais, como conquistas recentes e mudanças de emprego, já que isso ajuda a refletir melhor suas habilidades e experiências, facilitando conexões valiosas e relevantes.
7 – Pedir favores imediatamente
Leva um tempo até que a relação fique sólida o suficiente para que você consiga pedir favores. Fazer isso de forma imediata e sem pensar pode incomodar a outra pessoa e deixar uma impressão de que você é interesseiro. Não esqueça de oferecer ajuda sempre que possível, e mostrar que está lá pela pessoa.
8 – Deixar a relação esfriar
Não manter contato regular com a rede de contatos pode fazer com que as conexões esfriem e percam relevância. Manter o contato ativo através de mensagens periódicas, atualizações e interações regulares ajuda a manter a relação viva e significativa.
Agora que sabe o que fazer para não diminuir as chances de networking, que tal focar na formação que pode te garantir os conhecimentos necessários para alavancar a sua carreira? Com a pós-graduação a distância Anhanguera, as portas do mercado de trabalho ficam abertas.