Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que é networking e para que serve? A gente explica!

o que é networking e para que serve

O termo networking é muito utilizado no mercado de trabalho. Independente da área de atuação, a expressão em inglês está por toda parte e é sempre mencionada quando se fala em dicas para mudar de área, conquistar novas posições de trabalho e até abrir o próprio negócio. Mas você sabe exatamente o que é networking e para que serve?

A expressão em inglês une as palavras “net”, que significa rede, e “work”, que significa trabalho. De forma resumida, trata-se da rede de contatos profissionais que alguém faz ao longo de sua carreira. Para ser eficiente, precisa ser algo constantemente trabalhado, e pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento da carreira. 

O que é networking e para que serve?

Fazer networking significa criar conexões relevantes no mercado de atuação, seja na mesma área, seja em similares. Por meio dessa rede de contato, fica mais fácil compartilhar ideias e projetos, conhecer novos profissionais, aprender sobre novos temas e desenvolver seus conhecimentos. 

Esse processo vai muito além do que se apresentar e distribuir cartões de visita, e envolve um envolvimento real, criando relações sólidas. Essa conexão deve ser bilateral, ou seja, funciona de forma que todos os envolvidos possam ser beneficiados. 

Esse processo pode começar ainda na universidade, com a profissionalização ao lado de colegas que podem se tornar parceiros de trabalho ou sócios, além de professores que podem oferecer indicações profissionais. 

Mas, ao longo da carreira, há muitas oportunidades de estreitar laços com outras pessoas que têm interesses profissionais em comum e essas relações podem impactar ambos. O networking é uma habilidade comportamental que pode ser iniciada em qualquer ponto da carreira. 

É importante, porém, ter alguns cuidados ao tratar do tema. Conhecer outros profissionais com objetivos em comum e trocar informações não é o mesmo que só aparecer quando precisa de algo, e não responder ou não contribuir também com o desenvolvimento da outra pessoa. 

3 níveis de networking

A ideia do networking é justamente o oposto: criar uma rede de suporte, mutuamente benéfica, que possa gerar oportunidades e abrir novos caminhos. Em geral, o processo de networking é dividido em três níveis:

Primário: as pessoas mais próximas de alguém, com quem tem envolvimento sentimental, como familiares e amigos. 

Secundário: podem não ter a mesma intimidade do primário, mas são pessoas que atuam diretamente em sua vida profissional. São as pessoas com quem trabalha diretamente, como colegas e gestores. Também pode incluir profissionais que não vê com frequência, mas mantém boas relações como colegas que participam dos mesmos eventos. 

De referência: profissionais que tiveram ou têm impacto em sua vida. Como o nome já diz, são referências profissionais como chefes, professores ou até um especialista que não conhece diretamente, mas no qual se inspira. 

Qual é o objetivo do networking?

Esse processo pode servir como uma alavanca na carreira. Mas, como falamos, ele deve ir além do que buscar um contato só por conta de determinado interesse. Qualquer profissão pode se beneficiar do networking pois o contato com outros especialistas oferece muitos benefícios. Confira os principais:

Novas oportunidades de trabalho

Uma das vantagens do networking é “ser lembrado”. Ao manter relações amistosas e conseguir transmitir para colegas o tipo de profissional que é, você tem mais chance de ser acionado quando houver uma oportunidade de trabalho de seu interesse. Assim, aumenta também as chances de se desenvolver na carreira. 

Também agiliza a recolocação profissional em caso de desligamento ou ainda quando o profissional está buscando novas oportunidades. 

Desenvolvimento profissional

Trocar ideias com profissionais de outras empresas, ou que ocupam cargos mais elevados, ajuda a entender qual o melhor caminho para crescer na carreira. Conversar com essas pessoas e conhecer sua dinâmica de trabalho permite entender se seu conhecimento atual é suficiente para atingir determinada posição ou não. 

Isso trará insights sobre o que deve fazer para se desenvolver como, por exemplo, começar uma pós-graduação. Não há problema em, dentro dessa rede, perguntar para a pessoa o que ela acredita ser um diferencial. E, em muitos casos, a resposta será desenvolver uma especialidade após a graduação. 

Reputação positiva

O “ser lembrado” citado acima pode ser tanto positivo como negativo. Da mesma forma que bons contatos podem ajudar, ter uma má reputação pode atrapalhar. Ninguém vai querer indicar para uma vaga em sua empresa alguém que é criticado, que não sabe trabalhar em equipe, que não parece interessado. 

Nutrir essas relações de forma orgânica e sincera é a melhor forma de garantir uma reputação positiva. 

Novos negócios

Quem atua com vendas tem o networking como uma de suas prioridades. Mas fazer novos contatos que podem levar a negócios é algo possível para todos. Para empresários, permite a conexão com fornecedores e outros profissionais interessados nos mesmos assuntos que podem se tornar parceiros de negócios. Também é uma maneira de encontrar investidores e outros players que ajudarão no desenvolvimento da organização.

Agora que você já sabe o que é networking e para que serve, não perca tempo e comece a ampliar sua rede de contatos e trabalhar no seu desenvolvimento profissional. E com a Black Friday, nossas instituições oferecem a oportunidade que faltava para dar o próximo passo da carreira e ainda fazer novos contatos profissionais. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades