5 certificações exigidas na área de Marketing; veja importância

O Guia Salarial da Robert Half em 2024 destacou as principais certificações exigidas na área de Marketing. Essa é uma informação que pode ser usada ao seu favor, já que em um mercado de trabalho competitivo, são justamente essas certificações que podem diferenciar um profissional. 

Ter uma certificação reconhecida pode destacar o currículo, tornando-o mais atraente para os empregadores. Além disso, essas certificações são uma maneira de validar e reconhecer as habilidades e conhecimentos de um profissional em uma área específica do marketing. 

Por meio delas, o profissional consegue demonstrar que passou por um treinamento formal e atende a certos padrões de competência. O aprendizado contínuo também tem o seu papel, já que muitas certificações na área de marketing exigem que os profissionais participem de programas de educação continuada.

Importância das certificações no Marketing

As certificações no Marketing têm muito a ver com a credibilidade junto a clientes e empregadores. Isso porque fornecem uma medida objetiva da credibilidade de um profissional. 

Além disso, ao buscar certificações, os profissionais da área têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e ampliar seus conhecimentos em nichos específicos, como SEO, mídias sociais, análise de dados, automação de marketing, entre outros.

Quem almeja algumas posições de destaque na área de marketing pode se deparar com a exigência de certificações específicas. Assim, tê-las pode abrir portas para oportunidades de carreira mais avançadas e bem remuneradas.

Certificações exigidas na área de Marketing

Dito isso, algumas áreas são mais procuradas pelos profissionais do que outras. Por isso, para se destacar, vale direcionar a atenção às áreas menos procuradas, isto é, que possuem maior demanda. 

1 – Power BI 

Uma certificação em Power BI valida o conhecimento e as habilidades de um profissional no uso da plataforma Microsoft Power BI, uma ferramenta poderosa de visualização de dados e business intelligence que permite conectar, transformar e visualizar dados de maneira eficaz para tomar decisões informadas.

A capacidade de criar relatórios e dashboards eficazes no Power BI capacita os profissionais de marketing a tomar decisões informadas com base em dados relevantes e atualizados. Essa certificação também pode ajudar a entender melhor o comportamento do cliente, identificar padrões de compra e segmentar o público-alvo de maneira mais eficaz.

Em um mercado de trabalho competitivo, ter uma certificação em Power BI pode diferenciar um profissional de marketing, tornando-o mais atraente para empregadores que buscam habilidades analíticas sólidas.

2 – CRM

Já uma certificação em CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) valida o conhecimento e as habilidades de um profissional em relação a plataformas ou estratégias específicas dessa abordagem. O objetivo é gerenciar e melhorar o relacionamento com os clientes ao longo do tempo, utilizando tecnologia, processos e estratégias para otimizar a interação.

O CRM é fundamental para melhorar a experiência do cliente. Profissionais de marketing com certificação em CRM podem contribuir para a implementação de estratégias que visam entender, atender e antecipar as necessidades dos clientes de maneira mais eficaz.

Além disso, a compreensão das práticas de CRM ajuda os profissionais de marketing a desenvolver estratégias para a manutenção e retenção de clientes. Isso inclui o uso eficaz de dados para identificar oportunidades de cross-selling, up-selling e oferecer um atendimento personalizado.

3 – Google Ads

Enquanto isso, a certificação em Google Ads demonstra conhecimento e habilidades em relação à plataforma de publicidade online do Google. Trata-se de uma ferramenta poderosa para criar e gerenciar campanhas de publicidade online, permitindo que anunciantes alcancem seu público-alvo por meio de anúncios pagos exibidos nos resultados de pesquisa, na rede de display, no YouTube e em outros espaços online.

Ao buscar a certificação, o profissional adquire conhecimento sobre as melhores práticas de publicidade online, incluindo a criação eficaz de anúncios, seleção de palavras-chave relevantes, definição de orçamentos e otimização de campanhas para alcançar metas específicas.

4 – SEO

Uma certificação em SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) valida o conhecimento e as habilidades de um profissional em relação às práticas e estratégias associadas à otimização de conteúdo para melhorar a visibilidade orgânica nos motores de busca, como Google e Bing.

As certificações em SEO podem ser oferecidas por várias organizações, incluindo plataformas educacionais online, empresas de tecnologia e organizações especializadas em marketing digital.

Podemos definir como um conhecimento valioso para profissionais de marketing que desejam aprimorar suas habilidades em otimização de conteúdo, garantindo que seus esforços estejam alinhados com as práticas mais recentes e eficazes para melhorar a visibilidade nos motores de busca.

5 – Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma abordagem que visa atrair, envolver e converter leads de maneira não intrusiva, utilizando conteúdo relevante e útil para criar um relacionamento com o público-alvo.

A certificação valida a compreensão profunda do profissional em relação aos princípios, estratégias e táticas do Inbound Marketing. Isso inclui a criação de conteúdo relevante, e geralmente inclui as melhores práticas e metodologias reconhecidas na indústria. 

Além de obter as certificações exigidas na área de Marketing, os profissionais que buscam se destacar no mercado podem optar por uma pós-graduação EAD 10 meses, que garante conhecimento e aprimoramento das habilidades.

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