A era do “chefe” carrasco, inacessível e de difícil trato já ficou para trás, sabia? Hoje em dia, as empresas querem, cada vez mais, gestores humanos e capazes de implementar uma cultura colaborativa, que extraia o máximo dos colaboradores. Por isso, se tornar um líder acessível é uma excelente meta para o seu desenvolvimento profissional.
Contudo, como fazer isso? Tendo em vista que esse novo perfil de liderança é relativamente novo, talvez você tenha dificuldades para identificar modelos, se inspirar e entender o que você precisa fazer, exatamente, para se aproximar da equipe. Porém, você não precisa se desesperar ou acreditar que vai ser um grande desafio implementar essas mudanças.
Na realidade, ser um líder mais acessível é muito mais fácil do que você imagina. Você não vai precisar de habilidades mirabolantes para atingir esse feito. Com um pouco de dedicação e foco nos profissionais da sua equipe, além de constante atualização profissional, você vai conseguir em tempo recorde.
Para te ajudar nessa jornada, criamos uma lista com dicas fundamentais para esse processo. Abaixo, você encontrará sugestões de ações e melhorias que vão transformar a sua maneira de liderar e gerir a sua equipe. Está pronto para aprender tudo e colocar em prática o mais rápido possível?
Líder acessível: 6 dicas para se aproximar do seu time
1 – Adote uma escuta ativa e tenha uma postura empática
Ser acessível significa que os profissionais vão se sentir à vontade para te procurar, e que você terá tempo e atenção para eles, certo? Sendo assim, o primeiro passo é mudar a maneira como você lida com as pessoas da sua equipe.
Para isso, assuma uma escuta mais ativa, com foco total no que o colaborador está te contando e apresentando, e cultive um olhar empático para lidar com tudo que envolver a sua equipe. Assim, você vai mostrar, na prática, que está mais presente e pronto para ouvir e ajudar sempre que possível.
2 – Esforce-se para conhecer, de fato, os profissionais do seu time
Ao ouvir de forma ativa os seus colaboradores, e passar a prestar mais atenção em cada uma das pessoas e suas entregas, você vai conhecer ainda mais profundamente os profissionais. E essa é uma etapa fundamental para o seu processo.
Dessa maneira, você terá facilidade para identificar padrões, entender os pontos fortes e fracos de cada um, designar tarefas específicas pensando no desenvolvimento profissional individual, e ser capaz de ajudar em momentos desafiadores.
Nada disso passará despercebido, e logo seus liderados perceberão que podem contar com você e que você está disponível a eles, como os líderes de pessoas devem estar.
3 – Use e abuse dos projetos e trabalhos colaborativos entre toda a equipe
Além disso, se aproximar da equipe também significa se colocar em um lugar “de igual para igual”.
Por mais que isso não tire a hierarquia e a sua autoridade, projetos colaborativos são uma excelente maneira de fazer com que as pessoas te enxerguem de outra maneira. Além de ser uma oportunidade de ouro para descobrir talentos ocultos, aumentar a autoconfiança dos profissionais e conseguir resultados acima da média. Afinal de contas, o trabalho em equipe sempre compensa.
4 – Não tenha medo de pedir ajuda e aprender com seus colaboradores
Seguindo a mesma linha de raciocínio, ser acessível também significa não ser intocável e perfeito. Apesar de ser, sim, o seu papel dar o exemplo, entregar um trabalho de excelência e ser uma fonte de inspiração, você não é o “sabe tudo” e pode aprender, e muito, com os colaboradores.
Por isso, depois de aprender mais sobre cada um deles e seus pontos fortes, não tenha medo de pedir ajuda e para aprender com eles. Profissionais mais novos podem ter ideias bastante inovadoras, além de serem ótimos com novas tecnologias, enquanto colaboradores mais experientes podem ensinar muito com seus anos de estrada, que com certeza mostraram muito sobre os desafios do mundo corporativo.
5 – Mantenha a transparência e uma comunicação aberta
Ser acessível também significa conseguir ser transparente em relação aos processos, decisões e caminhos estratégicos do negócio. Por mais que muitas conversas e decisões da liderança sejam confidenciais, você ainda pode contar muito para os seus liderados, trazendo tranquilidade e clareza para eles.
Sendo assim, entenda que você não precisa esconder tudo ou só contar o mínimo necessário. Uma relação de confiança também se constrói com essa comunicação, sempre respeitando os limites e normas da companhia e sem comprometer nenhuma operação ou planejamento.
6 – Assuma seus erros e aceite feedbacks negativos
Para finalizar, não tenha medo de assumir seus erros e receber feedbacks negativos. Quanto mais acessível você for, mais confortáveis seus liderados ficarão para dar esses toques e, no fim das contas, te ajudar.
Errar faz parte do dia a dia profissional, e quando você assume que errou, você passa mensagens bastante positivas para a sua equipe.
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