Aprendizagem ativa: por que essa habilidade é relevante?

aprendizagem ativa

Quando se fala em habilidades que os profissionais precisam se desenvolver para se destacar no mercado de trabalho, muitas delas estão interligadas. A aprendizagem ativa, por exemplo, contribui não só com a capacitação técnica, mas também ajuda no pensamento analítico, resolução de problemas e tomada de decisão. 

Por isso, quem deseja ter um crescimento eficaz e seguir se desenvolvendo deve saber como essa forma de aprender pode contribuir com a carreira em mais de uma maneira. E isso é essencial quando aplicado ao cenário de trabalho atual, que enfrenta grandes mudanças. 

Se atualizar por si só oferece benefícios aos profissionais. Essa necessidade aumenta ainda mais quando se trata de um momento de muitas transformações devido a inovações tecnológicas, questões socioeconômicas e novos comportamentos tanto dos colaboradores quanto dos consumidores. 

Com isso em mente, o Fórum Econômico Mundial, em seu relatório Futuro dos Empregos, de 2023, destacou a aprendizagem ativa como uma das principais skills que evoluirão até 2027 e serão parte do futuro da empregabilidade no mundo moderno.

O que é aprendizagem ativa?

A habilidade de aprendizagem ativa envolve o engajamento constante e proativo no processo de aprendizado, com o intuito de atualizar e expandir continuamente o conhecimento e as competências pessoais. 

Esse tipo de competência é caracterizada pela capacidade de identificar as próprias necessidades de aprendizado, definir objetivos de desenvolvimento e buscar recursos e oportunidades para aprender de maneira eficiente. 

Além disso, envolve a habilidade de aplicar novos conhecimentos em situações práticas, adaptando-se rapidamente às mudanças e desafios do ambiente.

Ou seja, é um esforço consciente dos profissionais em questionar, buscar novas informações e aplicar teorias de forma prática em suas atividades. 

Nas instituições de ensino, a aprendizagem ativa é uma metodologia que oferece dinamismo aos alunos para que aprendam utilizando as ferramentas que mais lhes interessa, além de buscar formas de aplicar isso em trabalhos ou através de estudos de caso, o que oferece uma abordagem mais palpável para aplicação prática. 

Mas, para os profissionais, a ideia é a mesma, deixando-o em cargo de sua própria busca por conhecimento, utilizando diferentes ferramentas para seguir se aperfeiçoando e descobrindo coisas novas que os ajudarão a crescer. 

Por que praticar a aprendizagem ativa?

É comum, ao longo da carreira, aprender coisas novas e se aperfeiçoar apenas com a experiência e os desafios do dia a dia. Mas essa abordagem onde não há uma busca ativa por novos conhecimentos significa também que um profissional pode ser superado facilmente por outro que tenha esse impulso. 

Isso se apresenta em uma estagnação profissional, onde a pessoa acaba não evoluindo, sendo promovida ou conquistando empregos em empresas mais relevantes. Isso, além de impedir melhores salários e benefícios, pode trazer descontentamento com a profissão. 

Por outro lado, a aprendizagem ativa oferece diversos benefícios e uma capacitação que o ajudará a crescer. 

Veja por que apostar nessa estratégia:

Adaptabilidade

A capacidade de se adaptar tem se tornado mais relevante nos últimos anos, justamente porque enfrentamos um cenário de rápida transformação. Processos, sistemas e conceitos que antes eram a norma logo são superados com outras ideias e soluções mais eficientes, e os profissionais precisam se ajustar a isso com rapidez. 

Se a Inteligência Artificial passa a realizar certa tarefa, por exemplo, isso não significa que o profissional perderá seu emprego, mas certamente terá impacto nas atividades que exerce. Quanto mais conhecimento tiver em relação a essas transformações, mais fácil será ocupar esses novos espaços. 

Inovação

Buscar conhecimento também faz com que o profissional tenha mais ferramentas para encontrar soluções e ideias inovadoras. Estamos falando de um cenário competitivo, e as empresas estão em busca constante de diferenciais para apresentar ao mercado. 

Um profissional que preza por novos conhecimentos terá mais informações para buscar soluções inovadoras, o que o tornará capacitado para cargos de destaque. 

Novas habilidades

Como falamos, a aprendizagem ativa é uma habilidade que permite ao profissional desenvolver outras competências técnicas e comportamentais que o ajudarão na carreira. Confira o que pode ser aperfeiçoado através desse processo:

  • Proatividade: só o fato de buscar novos conhecimentos por conta própria já indica proatividade com a própria carreira. Mas, além disso, a proatividade no trabalho mostra aos líderes a capacidade de agir de forma autônoma, de liderar projetos e indica um profissional que está atento aos resultados e não espera um comando para tomar decisões. 
  • Solução de problemas: imprevistos acontecem o tempo todo no trabalho, e a maneira como uma pessoa reage a isso demonstrará qual seu perfil profissional. Não encontrar soluções pode transmitir uma mensagem negativa, indicando que é incapaz de lidar com o inesperado. Por outro lado, adquirir novos conhecimentos ajuda a racionalizar a situação com rapidez e encontrar soluções eficientes. 
  • Autonomia: tanto a capacidade de solucionar problemas quanto a proatividade permitem que o profissional tenha mais autonomia em sua atuação. É claro que às vezes é necessário consultar os colegas e o líder, mas ele se sente mais seguro para tomar as próprias decisões, e tem conhecimento suficiente para defender suas escolhas. 
  • Conhecimento técnico: as habilidades comportamentais acima são mais fáceis de adquirir quando o profissional busca conhecimento técnico. Fazendo cursos, uma pós-graduação, acompanhando livros e novos estudos sobre temas relevantes o ajudará a estar preparado e confiante em sua atuação. 

Como desenvolver aprendizagem ativa?

Existem diferentes estratégias para praticar essa abordagem, mas a base disso é: sempre buscar novos conhecimentos. Um profissional que está ativamente em busca de novas informações e conteúdos é capaz de desenvolver as habilidades acima e se beneficiar na carreira. Veja três dicas para aplicar a aprendizagem ativa:

1 – Aprenda a questionar

Já parou para pensar por que você faz tal coisa? Ou por que certa atividade é central em sua área? Ou por que recebeu certa tarefa? Muitas vezes, até mesmo por conta de uma rotina atarefada, nem sempre as pessoas param para entender o motivo pelo qual certas coisas acontecem. 

Mas, por trás disso, além de entender melhor sua área de atuação, o profissional é capaz de avaliar sua própria performance, e entender quais atividades podem ser mais eficientes, o que toma muito tempo mais não é prioritário, e outros fatores que ajudarão no dia a dia. 

Para além da rotina, porém, buscar respostas é uma forma de aprender, consultando informações na internet e se aprofundando em determinados assuntos que podem, inclusive, levar a inovações. 

É o famoso “e se…?”. Esse senso de questionamento pode levar o profissional a entender melhor sua empresa e clientes, e levá-lo a novos conhecimentos. 

2 – Entenda seu mercado

As empresas atuam com base em seus objetivos e costumam ter resultados específicos que desejam alcançar. Essa é a base para a atuação em todas as áreas, e o que guia cada setor. Porém, os mercado também estão sujeitos à transformações, que podem ser influenciadas por questões socioeconômicas, mudanças de hábitos de consumidores ou até os já mencionados avanços tecnológicos. 

Portanto, não basta dominar seu trabalho e ter conhecimento técnico. É preciso também se aprofundar no segmento onde atua. Por isso:

  • Busque tendências para o setor;
  • Se informe por meio de fontes relevantes e profissionais especialistas;
  • Aproveite para conversar com colegas e líderes sobre essas transformações e o impacto que isso tem em seu trabalho. 

3 – Continue estudando

A melhor fonte de novos conhecimentos são as instituições de ensino, que contam com professores especialistas e conteúdos específicos, desenvolvidos para ajudar os profissionais em sua carreira. 

Por meio de cursos como a pós-graduação EAD Unopar, os estudantes se aprofundam em disciplinas que permitirão que ele tenha um panorama mais completo e atualizado sobre determinado tema. 

Além das aulas, acompanhe os materiais complementares, como artigos, livros, vídeos e podcasts, e consulte conteúdos relevantes. 

Qual o impacto da aprendizagem ativa na carreira?

Profissionais com fortes capacidades de aprendizagem ativa são capazes de manter sua relevância profissional e contribuir de forma significativa para a inovação e crescimento em suas áreas de atuação. 

No futuro, a aprendizagem ativa será uma habilidade valorizada não apenas entre os profissionais técnicos, mas em todas as áreas. A capacidade de autodesenvolvimento e aplicação dos conhecimentos adquiridos rapidamente será um diferencial importante para quem busca crescer em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico. 

Entenda como isso impacta a carreira:

Destaque no mercado de trabalho

A busca por conhecimento já oferece um diferencial competitivo no mercado, justamente pois mostra que o profissional não está estagnado, e sim avançando, buscando formas de melhorar seu desempenho. 

Isso o destaca em processos seletivos e indica para os contratantes que ele se importa com a carreira e deseja se desenvolver. 

Possibilidade de crescimento

Isso também permite que ele avance, alcançando cargos mais elevados. Receber uma promoção parece uma progressão natural dentro de uma empresa, mas se os líderes não entenderem que o profissional está apto, é possível que optem por buscar em outras áreas ou até externamente por alguém que acreditam estar mais preparado. 

Capacidade de assumir cargos de liderança

Embora nem todo profissional tenha o desejo de se tornar um líder, muitas vezes essa oportunidade pode acontecer naturalmente, se ele estiver preparado. Um cargo de liderança significa salários e benefícios melhores,mas também envolve mais responsabilidades. 

O papel do líder é servir como referência para a equipe, motivando-os a alcançar resultados. Ao mesmo tempo, ele deve ser capaz de observar o mercado para tomar decisões e desenvolver estratégias. 

Com isso, o conhecimento avançado o ajuda a ter um entendimento melhor de técnicas e conceitos que podem ser transmitidos a equipe e o ajudarão a fazer um planejamento eficaz. 

A aprendizagem ativa é um destaque para o futuro do trabalho pois ajuda o desenvolvimento profissional de diversas formas. Além de promover o conhecimento técnico, que permitirá o crescimento profissional, ainda oferece habilidades comportamentais que ajudarão no trabalho em equipe e na adaptação às transformações digitais. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!