Quando o WhatsApp foi criado, quem criou e mais: saiba tudo

quando o WhatsApp foi criado

O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo e, no Brasil, é o principal aplicativo de conversa. Utilizado para trocar mensagens, fotos e, nos últimos anos, como um recurso empresarial, essa ferramenta se tornou essencial na vida da maioria das pessoas, mas você sabe quando o WhatsApp foi criado?

Assim como muitas inovações tecnológicas das últimas décadas, o WhatsApp surgiu no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, região conhecida pela concentração de empresas de alta tecnologia, como a Apple, Meta e Netflix. 

O app de mensagens revolucionou o mercado, especialmente fora dos EUA, por proporcionar a troca de mensagens gratuita, diferentemente do SMS que, na época, era pago por mensagem enviada e ainda tinha limites de caracteres. 

Com isso, uma solução que começou com o propósito apenas de indicar a disponibilidade das pessoas para receber ligações, evoluiu para uma das redes sociais com mais usuários no mundo todo. 

Antes do WhatsApp

Antes do WhatsApp, já existiam outras formas de se comunicar por mensagem, seja pelo já mencionado SMS, seja por outros sistemas vinculados à internet. Foi em 1992 que a operadora móvel Vodafone, sediada nos Estados Unidos, enviou a primeira mensagem de texto da história. 

Na época, um dos engenheiros foi responsável pela mensagem, enviada de um computador para um celular. Com isso, abriu-se um novo formato de comunicação, que evoluiria muito nas décadas seguintes. 

A sigla significa “short message service”, ou serviço de mensagens curtas em português. Era possível enviar torpedos, como ficou conhecido no Brasil, com até 160 caracteres, o que popularizou as abreviações de palavras, como “vc” no lugar de “você” e “mto” para “muito”. 

Porém esse serviço só chegou no país em 1999 e, como comentamos, era pago. Ainda assim, o formato logo se popularizou e as pessoas passaram a utilizar com mais frequência esse modelo de conversa. 

Com a popularização da internet discada em meados dos anos 2000, outras ferramentas similares começaram a se destacar no Brasil, como o ICQ e o MSN Messenger. Ambos necessitavam de conexão para serem utilizados, mas já se tornavam um diferencial do SMS justamente por permitir conversar maiores, sem limite de caracteres ou necessidade de pagamento. 

Ainda assim, esses dispositivos estavam disponíveis apenas nos computadores, o que impossibilitava seu acesso remoto e limitava a comunicação apenas à casa ou ao trabalho. Com o lançamento do primeiro modelo de iPhone logo depois do WhatsApp, esse cenário mudou de vez. 

Quem criou o WhatsApp? 

O WhatsApp foi criado pelos programadores Jan Koum e Brian Acton, que se conheceram ao trabalharem juntos no portal Yahoo!, também sediado no Vale do Silício. Koum nasceu na Ucrânia e mudou-se para os EUA com a família em 1992, onde aprendeu a programar sozinho. 

Ele foi contratado pelo Yahoo! em 1997, onde trabalhava como engenheiro de infraestrutura. Já Acton nasceu nos EUA e iniciou na empresa um ano antes, em 1996. Os dois trabalharam juntos até 2007, quando decidiram sair para tentar carreira em outra empresa que crescia exponencialmente, o Facebook. 

Na época, porém, ambos foram rejeitados, o que acabou fazendo com que eles buscassem outras oportunidades no ramo da tecnologia. 

Como surgiu a ideia do WhatsApp? 

Depois de serem rejeitados pelo Facebook, a dupla começou a pensar em novas oportunidades, na mesma época em que foi lançado o primeiro iPhone. A ideia do WhatsApp surgiu não como um serviço de mensagem, mas sim como uma ferramenta para indicar o status das pessoas.

Koum contou em entrevistas que, após comprar seu primeiro iPhone, ele ficava incomodado por perder ligações quando estava ocupado, como na academia. Ele, então, pensou em uma solução para indicar a outros usuários a disponibilidade das pessoas para receber chamadas. 

Com isso, ele e Acton criaram a ferramenta, que além das mensagens, permitia que os usuários informassem se estavam disponíveis ou não. Porém, a solução não decolou logo de cara, já que as pessoas não tinham o hábito de checar essa disponibilidade. O aplicativo só decolou com uma atualização do sistema operacional da Apple que permitia notificações no celular. 

Assim, as pessoas recebiam um informativo no dispositivo quando outro usuário do WhatsApp mudava seu status. 

Quando o WhatsApp foi criado?

A solução foi pensada com a Apple Store em mente, por isso, eles contaram com o apoio de um desenvolvedor especializado em iPhone, e chamaram o programador russo Alex Fishman para contribuir com o projeto. 

A primeira versão do WhatsApp foi lançada exclusivamente para o iPhone, e chegou ao mercado em 2009. Com as notificações ativas, os criadores perceberam um aumento na utilização do aplicativo, e as mensagens de status passaram a ser mais personalizadas. 

Com isso, em agosto do mesmo ano eles lançaram uma versão atualizada que, enfim, contava com a possibilidade de mandar mensagens pelo próprio aplicativo. A atualização rendeu uma rápida ascensão e logo já contava com 250 mil downloads. 

Em 2010, o serviço passou a ficar disponível em outros sistemas operacionais, incluindo para celulares BlackBerry e sistemas Android. Daí em diante, o aplicativo se tornou um fenômeno mundial, com números impressionantes. 

Já no começo de 2011 o aplicativo entrou no Top 20 da Apple Store nos EUA. No mesmo ano, o WhatsApp lançou um novo recurso, as mensagens em grupo, e chegou a marca de 1 bilhão de mensagens enviadas em um dia. 

Em 2013, a plataforma já contava com cerca de 200 milhões de usuários ativos no mundo e chamava a atenção de gigantes como o Google, que chegou a fazer uma proposta de compra, recusada pelos fundadores. 

Em que ano surgiu o WhatsApp no Brasil?

Apesar do sucesso em seu país de origem, foi no mercado internacional que o WhatsApp viu grandes oportunidades, especialmente em países que cobravam por SMS, como o Brasil. 

O app chegou aqui no mesmo ano de criação nos EUA, em 2009, e teve um rápido crescimento, sendo considerado hoje um dos países mais representativos para a plataforma. 

Isso porque o Brasil é o terceiro país com o maior número de usuários do WhatsApp, atrás apenas da Índia e Indonésia. Os números da rede por aqui impressionam: 99% dos brasileiros online utilizam o aplicativo, algo em torno de 147 milhões de pessoas. 

Além de estar no celular da maioria das pessoas, ele é constantemente acessado. Segundo dados da Opinion Box, 96% dos usuários acessam o aplicativo diariamente, e 61% acessam várias vezes ao dia. 

Além disso, os brasileiros ainda têm um perfil distinto quando o assunto é o uso da plataforma. Apesar de estar em terceiro no ranking de usuários, o país é o que mais envia mensagens, especialmente de áudio. 

Em uma entrevista, o presidente atual da companhia, Will Cathcart, afirmou que o Brasil envia quatro vezes mais áudios do que qualquer outro país. 

Com isso, a rede passou a ser importante também para as empresas, que entendem que a plataforma pode apoiar seu relacionamento com os clientes de diversas maneiras. Essa também é uma visão do WhatsApp, que em 2018 lançou uma versão “Business”.

Com foco no uso comercial, essa aplicação conta com recursos diferentes e oferece às empresas, desde micro até multinacionais, uma oportunidade de estreitar a relação com os clientes, solucionar problemas rapidamente e até divulgar ofertas

Quando a Meta comprou o WhatsApp?

Com o sucesso e os números impressionantes da plataforma, não é de se surpreender que gigantes da tecnologia se interessassem pelo WhatsApp. Além do Google, outra empresa notou o potencial do app: a Meta. 

Ironicamente, a mesma empresa criada por Mark Zuckerberg que anos antes rejeitou Jan Koum e Brian Acton agora se interessava por sua solução. Na época, a empresa já contava com outra rede social em seu portfólio: o Instagram. 

Assim, em fevereiro de 2014, o Facebook anunciou a compra do WhatsApp por US$ 19 bilhões, a maior aquisição do grupo até hoje. Koum e Acton seguiram atrelados a companhia como acionistas e continuaram desenvolvendo novas ferramentas para a plataforma, como as ligações de áudio, que chegaram no mesmo ano da aquisição. 

O pagamento bilionário foi dividido entre dinheiro, ações do Facebook e um valor exclusivo para Koum e Acton. Ao longo do anúncio e das negociações, porém, os números foram ajustados e a venda final chegou a quase US$ 22 bilhões. 

Muitas dúvidas pairavam sobre o que aconteceria com o WhatsApp caso entrasse no hall de empresas de Zuckerberg, e os usuários chegaram a considerar a possibilidade de trocar de plataforma. 

O Telegram, principal concorrente direto do WhatsApp, anunciou ter conquistado mais de oito milhões de usuários após o anúncio. Ainda assim, o aplicativo continuou crescendo e, no ano seguinte à aquisição, contava com 700 milhões de usuários e mais de 30 bilhões de mensagens enviadas diariamente. 

Em 2017, quando a empresa já tinha mais de 1 bilhão de usuários no mundo, Action anunciou sua saída para atuar exclusivamente em sua outra startup, enquanto Koum deixou a companhia no ano seguinte. 

Hoje a rede é a terceira mais utilizada no mundo, atrás apenas do Facebook e do Youtube. São mais de 2 bilhões de usuários e mais de 140 bilhões de mensagens em diferentes formas enviadas diariamente. 

Como vimos, o WhatsApp é relevante mundialmente, mas os números no Brasil indicam como a plataforma é significativa na vida das pessoas. Isso também se reflete no âmbito profissional, e saber como utilizar esses recursos para conquistar novos clientes e ampliar seu mercado é uma estratégia que deve ser considerada. 

Como uma rede social, entra também no planejamento de marketing, e profissionais atentos a essa plataforma podem se especializar com a pós de Publicidade em Mídias Digitais

Mais do que entender quando o WhatsApp foi criado, o curso oferece insights valiosos para quem quer conhecer a plataforma a fundo e entender como usá-la de maneira estratégica nas empresas.

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