Como chegar em uma nova equipe de trabalho como líder​

mulher líder em reunião com equipe

Conquistar um cargo de liderança é uma grande conquista profissional, mas também o começo de uma nova fase desafiadora. Por mais preparado que o profissional esteja, é preciso saber como chegar em uma nova equipe de trabalho como líder​ e criar proximidade com os colaboradores. 

Diferente de quando o profissional já faz parte do time e é promovido, quando ele começa em uma nova equipe, precisa conhecer todos do zero, além de se estabelecer como uma figura de autoridade e ganhar a confiança das pessoas.

Tudo isso pode parecer assustador no início, e é por isso que o líder precisa se preparar antes de começar o trabalho. 

Como se preparar para a liderança?

Antes de chegar na nova equipe, o profissional que vai assumir a liderança precisa fazer a lição de casa, ou seja, pesquisar sobre a empresa e entender seu papel. Também é importante estabelecer objetivos principais e metas menores, que ajudarão nesse processo de adaptação. Veja como:

Entenda seu papel

É provável que, durante o processo seletivo, o profissional tenha conversado com o setor de RH e outros líderes, mas, uma vez que a vaga foi conquistada, é necessário ter uma conversa mais aprofundada sobre as expectativas para o cargo. 

Isso permite entender o que a empresa espera da liderança, quais as metas, os desafios e as responsabilidades.

Prepare-se emocionalmente

A inteligência emocional é uma característica muito comentada atualmente, pois ambientes competitivos podem gerar pressões e afetar o comportamento das pessoas. Ao atingir a liderança, é comum, por exemplo, se sentir inseguro. 

Mesmo que tenha se preparado, é um novo momento da carreira, então reforçar a confiança em si mesmo, trabalhando no autoconhecimento e lembrando as características que sabe que irão ajudar a empresa e o time, mantém o profissional focado e confiante de que é capaz. 

Crie um plano

Para chegar no primeiro dia como líder sabendo o que fazer, o ideal é se planejar. Vamos entrar em detalhes a seguir sobre como fazer isso, mas uma ideia é fazer uma lista com as prioridades: conhecer o time, entender os processo, avaliar métricas, etc. 

Isso também deixa o profissional mais seguro para esse momento, pois sabe exatamente o que deve fazer e o que falar

Como chegar em uma nova equipe de trabalho?

Essa preparação ajuda a manter o líder confiante e preparado, mas ao chegar em um novo emprego, existem muitas informações a serem aprendidas de uma vez só. Por isso, a chegada de um líder é muito similar a de qualquer outro colaborador, especialmente nos primeiros dias. Veja o que fazer:

Ouça as pessoas

As pessoas com quem esse líder vai atuar já estão familiarizadas umas com as outras e também com a rotina de trabalho, e elas tem muito a ensinar. É comum líderes chegarem querendo mudar tudo, para mostrar rapidamente seu papel, mas o ideal é ouvir de quem já está lá o que funciona e, mais importante: o que eles acreditam que o novo líder pode fazer para melhorar o ambiente e o trabalho. 

mulher e homem analisando dados em laptop
É importante ouvir a equipe que já conhece os processos do dia a dia

Compartilhe as expectativas

Uma boa forma de começar o trabalho com a equipe é com uma conversa geral com todos. Esse é o momento em que o líder pode se apresentar e contar mais sobre si mesmo. Além disso, também é o momento para explicar suas expectativas em relação ao cargo, suas sugestões e a forma como pretende atuar. 

Também pode ser um bom momento para um bate-papo informal, onde cada um pode contar algo sobre si e o líder pode entender a dinâmica do grupo. 

Conheça a equipe

O processo de começar como líder não se resolve em um dia só. Por isso, especialmente nos primeiros meses, a prioridade deve ser conhecer melhor a equipe.  Além  de observar o trabalho das pessoas, o líder pode programar reuniões individuais para saber melhor o papel de cada um e, novamente, ouvi-los. 

Isso permitirá que, no futuro, ele seja capaz de dar feedbacks construtivos e, conhecendo a performance de cada, saberá a melhor forma de motivá-los e garantir que a equipe esteja engajada com os resultados. 

Busque aperfeiçoamento

O processo de feedback pode também beneficiar os líderes, portanto aproveite para também pedir um retorno da equipe sobre sua atuação. Com isso, claro, é preciso humildade para assumir que pode cometer erros ou agir de forma que não condiz com o que os outros imaginavam, e busca maneiras de melhorar. 

Além disso, seguir estudando, lendo e se informando mantém o profissional sempre atento ao mercado, às tendências e permite que tome decisões de forma rápida e eficaz. Em sua atuação, ele tem que contribuir com dúvidas e apoiar o time, portanto quanto mais repertório tiver, mais preparado estará. 

Veja também: aprenda sobre liderança com Roberto Justus!

Play video Play video

O processo de como chegar em uma nova equipe de trabalho como líder envolve aperfeiçoamento constante. Profissionais que almejam liderança estão sempre em busca de novos conhecimentos que tornarão esse desejo uma realidade. Conheça a pós-graduação EAD completa em Liderança Positiva e se prepare para se tornar um bom líder. 

Recomendações para você