O que é percepção: entenda o conceito dessa habilidade

homem olhando para o computador

Você já parou para pensar o que é percepção e como usa essa habilidade no trabalho? Por um lado, o ato de perceber está ligado aos sentidos: percepção visual ou musical, por exemplo. 

Mas essa característica também está ligada ao social e intelectual, como por exemplo, perceber o comportamento de outras pessoas e até o sentido de algo através da inteligência. 

A princípio, parece uma característica intrínseca, algo que o indivíduo aprende naturalmente conforme cresce, ganha maturidade e entende a nuance dos diálogos, do aprendizado e das complexidades da vida. 

É através dessa ação que conseguimos entender se algo que está sendo dito para nós é sincero ou irônico, se o tom de voz de uma pessoa indica tristeza, ou se um pedido parece urgente. 

Mas também pode ser algo mais sutil, que reflete a forma de cada um de ver o mundo. Pessoas otimistas, por exemplo, podem perceber uma situação e ter um entendimento de que há uma solução, que a verdade irá se apresentar, ou que nada deu errado a ponto de não ser consertado. 

Percepção no ambiente de trabalho

Sendo assim, essa é uma característica que as pessoas não costumam ver como algo que pode ser aperfeiçoado ou alterado mas, se está relacionado à visão de mundo de cada um, pode ser observado como uma habilidade e, consequentemente, servir como uma ferramenta que ajuda no desenvolvimento profissional. 

Imagine o seguinte cenário: um colega critica o trabalho de outra pessoa, dizendo que está atrasado, mas você sabe que essa pessoa está sobrecarregada. A maneira como você percebe esse atraso é diferente e, logo, você tem outra perspectiva em relação a esse indivíduo. 

O que torna a percepção mais difícil de avaliar, porém, é justamente o fato de estar relacionada a sentimentos, valores e verdades individuais. Mas, se estiver consciente desta percepção, o profissional pode contribuir para um ambiente de trabalho mais harmonioso e desenvolver empatia. 

Já quem busca posições de liderança encontra na percepção o diferencial para lidar com cada membro da equipe, encontrando o meio correto de se dirigir às pessoas de forma a estimulá-las e torná-las engajadas com suas atividades e com a empresa em geral.   

Como a percepção contribui para o trabalho?

Sendo assim, desenvolver a habilidade de percepção tem impacto no ambiente de trabalho em geral e até no crescimento profissional. Entenda como essa característica contribui com o ambiente profissional:

Avaliações mais precisas

É comum que as pessoas, ao passar tempos trabalhando juntas, tenham colegas com quem se identificam mais ou menos. E isso pode influenciar na maneira como os avaliam. Ao ter uma percepção mais apurada, porém, conseguem ser mais objetivos em suas pontuações, deixando vieses e opiniões pessoais de lado e fazendo avaliações mais justas. 

equipe analisando dados
A habilidade de percepção ajuda a avaliar melhor as pessoas

Empatia

A percepção está muito conectada a empatia, pois permite que a pessoa veja além do superficial. Como no exemplo acima do colega que não entrega o trabalho no prazo, esse tipo de atitude permite que as pessoas evitem conflitos e busquem formas alternativas de solucionar a questão. 

Tomada de decisões

A percepção também tem impacto nas habilidades técnicas, e permite que o profissional seja mais atento e analítico na hora de tomar decisões. Percebendo o mercado, a atuação da empresa ou previsões e estratégias, sua visão é mais clara e as escolhas podem contribuir positivamente para os resultados. 

Como se tornar mais perceptivo?

Você já parou para avaliar sua percepção no trabalho? É provável que não, mas se o fizer, pode descobrir comportamentos que permitem melhorar essa habilidade. Veja como:

Cuidado com as rápidas conclusões

É verdade que a primeira impressão que temos de alguém é muito impactante para a percepção que se tem dela, mas o tempo e a convivência permitem que esse olhar se amplie. Uma pessoa que, à primeira vista parece quieta e introvertida pode ser, na verdade, mais desconfiada e leva tempo para mostrar quem é. 

Escute as pessoas com atenção

Como alguém percebe que o colega atrasou um prazo por estar sobrecarregado? É provável que já tenha observado esse colega em reuniões comentando sobre sua extensa lista de atividades ou, mais possível, tenha escutado o colega comentar sobre suas diversas atribuições. 

Desenvolver empatia implica em escutar as pessoas e tentar enxergar a questão sobre seu ponto de vista. 

Esteja disposto a mudar 

Por mais concreta que uma opinião possa parecer, ao longo da vida, de acordo com experiências passadas, as pessoas podem mudar de ideia. Se a capacidade de adaptar é uma característica tão desejada no mercado atual, vai ser necessário mudar alguns conceitos tidos como certos.

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Ver o mundo sob novas perspectivas também melhora a percepção das coisas e pode oferecer uma oportunidade de fortalecer as conexões e, no âmbito profissional, permite que continue aprendendo e se desenvolvendo, entendendo que novas ferramentas e processos podem ser positivos. 

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