Colaborador com baixa performance? Saiba o que fazer

baixa performance colaborador

Lidar com um colaborador com baixa performance pode ser uma tarefa complexa no ambiente de trabalho. O processo de identificação dos motivos e diálogo exige atenção, especialmente pois o objetivo é garantir que o profissional atinja as metas estabelecidas e melhore seu desempenho. 

Além disso, são muitos fatores envolvidos nesse processo, que podem partir inclusive das lideranças ou da cultura organizacional da empresa. Mas, quem atua como gestor precisa entender que acompanhar a performance da equipe faz parte de suas atribuições e existem ferramentas que podem ajudar nesse processo. 

Antes de mais nada, é preciso entender como identificar a baixa performance. A maneira mais simples é a consistência, pois é preciso considerar que, se essa mudança foi pontual, pode indicar um problema pessoal específico que o colaborador enfrentou, ou ainda ser consequência de algo externo relacionado ao mercado.

Mas, se a pessoa começa a ser improdutiva, atrasando prazos com frequência, apresentando qualidade abaixo do esperado nas entregas, e até diminuindo suas interações nas reuniões, talvez seja a hora de avaliar como mudar esse cenário. 

Como lidar com colaborador com baixa performance?

Como se trata de uma questão que pode ser delicada, ainda por implicar certas falhas no comportamento do colaborador, o primeiro passo é identificar exatamente o que está abaixo do esperado. 

Em algum momento um diálogo será necessário, e quanto mais claro o gestor for em relação às ações, mais fácil será a conversa. Portanto, antes de mais nada é necessário entender o que, de fato, representa essa baixa na performance. 

Se for uma questão de produtividade, em quais aspectos precisa melhorar? Se houve uma mudança nesse sentido, quando começou? Se as tarefas são feitas dentro do prazo, mas a qualidade decaiu, que fatores relacionados à empresa podem ter influenciado isso?

Existem algumas questões gerais, seja do mercado ou da empresa, que ajudam o líder a compreender o que pode ter levado a essa queda, como por exemplo a promoção de outra pessoa da equipe, ou acréscimo de salário abaixo do esperado. Pode haver ainda problemas diretamente relacionados com mudanças na gestão. 

Essas situações são delicadas e, em muitos casos, o líder precisa ter uma visão ampla para ajudar esse colaborador a se sentir motivado de outras formas. Entenda como lidar com a baixa performance nas empresas:

Baixa performance colaborador.

Dê um feedback construtivo

Como falamos, o diálogo é necessário nesses casos, e o líder vai precisar se preparar para ter uma conversa com o profissional. Nesse momento, ele deve oferecer um feedback que, mesmo apontando para os problemas de performance, inclua apontamentos construtivos. 

A ideia não é que a pessoa se sinta pior, mas sim fique consciente de seu desempenho e tenha ferramentas para mudá-lo. Além disso, esse é um bom momento para ouvir o colaborador e entender o que pode ser feito.

Essa baixa pode ser por conta de questões pessoais que, claro, ele não é obrigado a compartilhar, mas a empresa pode oferecer flexibilidade se acreditar que isso pode melhorar sua atuação. 

Estabeleça metas claras

Muitas vezes os profissionais acumulam tarefas e perdem o foco em quais são as atividades mais relevantes. Por isso a liderança precisa estar envolvida com a equipe, ao mesmo tempo em que delega as atividades. Assim, saberá quando a carga for excessiva e poderá ajudar a equipe a buscar meios mais eficientes de realizar sua função com foco nas metas. 

Esses objetivos podem ser desafiadores, mas principalmente alcançáveis, permitindo que a equipe visualize os resultados e seja capaz de ajustar sua performance com esse foco. 

Valorize seu trabalho

A falta de engajamento também pode vir do sentimento de desvalorização do profissional. Mesmo se esforçando, ele não sente que seus resultados são celebrados ou até relevantes para a empresa, o que o faz mudar de comportamento. 

O feedback pode ser uma forma de apontar os pontos positivos dos colaboradores, além do plano de carreira, que indica que a empresa deseja contar com esse profissional. Bonificações por metas alcançadas também são ferramentas que os mantêm performando bem

Ofereça treinamentos

Outro fator que influencia na performance é a habilidade do profissional. Com mudanças no mercado e o surgimento de novas tecnologias, novas dinâmicas surgem e as plataformas e análises ficam mais complexas. 

Oferecer treinamentos, ou até cursos e especializações, permite que ele amplie seu conhecimento e atinja o nível esperado pela empresa. 

baixa performance colaborador

Crie um ambiente positivo

Mesmo em áreas onde há alta pressão por boa performance é possível estabelecer um clima positivo. Permitir que os colaboradores tenham trocas, conversem, compartilhem o que estão lidando e manter um ambiente onde todos podem dar suas opiniões contribui para uma equipe unida e mais disposta a alcançar as metas estabelecidas.Mesmo em equipes maiores, manter esse clima permitirá que as pessoas dialoguem com mais honestidade e empatia, tornando mais fácil lidar com o colaborador com baixa performance. Aprenda sobre liderança e gestão de equipes de alta performance e desenvolva essas habilidades que ajudarão a melhorar o desempenho dos profissionais.

Recomendações para você