Quem busca novas oportunidades de emprego hoje tem mais chance em plataformas e redes digitais voltadas à carreira, por isso saber como utilizar o LinkedIn permite ter um perfil de destaque que atrairá os recrutadores.
E isso significa tomar tempo para criar o perfil e usá-lo de forma estratégica, divulgando projetos, utilizando as palavras-chaves certas e mantendo um conteúdo atualizado.
Os recrutadores estão sempre de olho na plataforma na hora de buscar novos talentos, mas considerando que a rede conta com 75 milhões de usuários no Brasil, ser encontrado não é uma tarefa simples.
Para que serve o LinkedIn?
Antes de mais nada, vamos entender a importância do LinkedIn no mercado de trabalho atual. A rede social nasceu já com o propósito de ser voltada à carreira, e funciona como uma comunidade onde as pessoas podem compartilhar seus conhecimentos, realizações profissionais, habilidades e experiências.
Além disso, podem interagir com outros profissionais e até receber e dar indicações a outros colaboradores. Entenda para que serve o LinkedIn:
Fazer networking
Seja por mensagens privadas, comentários, conexões e recomendações. Assim, é possível conhecer profissionais do mundo inteiro e se conectar para trocar ideias, desenvolver projetos e criar afinidade.
Nem todos os profissionais têm o networking como uma prioridade, mas criar uma rede de contatos profissionais ajuda a gerar confiança em seu trabalho e permite indicações e novas oportunidades.
Buscar novas vagas
O LinkedIn é também uma plataforma de busca de emprego, e além de perfis de pessoa física, as empresas também participam, utilizando a plataforma para compartilhar projetos, sua cultura organizacional e, claro, vagas.
Para quem está em busca de novas oportunidades, a rede tem o benefício de ser gratuita, embora exista uma versão paga. Mas, além de buscar vagas, o profissional pode fazer uma pesquisa de mercado, analisar as descrições e avaliar se está preparado ou não para competir nos cargos que almeja.
Fortalecer a reputação profissional
É comum que, mesmo quando o processo de candidatura é feito por outra plataforma, as empresas solicitem o perfil no LinkedIn. Para os profissionais, essa é uma chance de detalhar sua experiência profissional, coisa que nem sempre é possível no currículo.
Além disso, as pessoas podem usar a rede para mostrar seus feitos e apontar sua capacitação no mercado. Existem ainda profissionais que, assim como em outras redes, se tornam influenciadores, chamados “Top Voices”, o que corrobora com sua boa reputação e expertise.

Como utilizar o LinkedIn para atrair recrutadores?
Com sua força, o LinkedIn pode ser transformador na carreira, mas para isso as pessoas devem tê-la como uma plataforma de uso constante, como o Instagram ou Facebook. Ser ativo significa responder mensagens com rapidez, interagir com comentários e acompanhar publicações de outras pessoas, comentando e fortalecendo debates. Veja como criar um perfil que atraia recrutadores:
Resumo da carreira
A seção “sobre” é uma das mais importantes do perfil, pois inclui um resumo das capacitações do profissional. Por isso, esse texto deve ser elaborado e trabalhado com calma.
Ele tem a vantagem de ser maior que o “objetivo” no currículo, mas seu tamanho não deve ser tão grande que as pessoas percam o interesse no meio da leitura. Ainda assim, o primeiro parágrafo deve contar com sua principal função ou atribuição.
Essa é a oportunidade de contar resumidamente sua história, apontando momentos cruciais que o ajudaram a aprender, crescer profissionalmente e desenvolver habilidades.
Saiba detalhar as experiências
Esse também é um campo que pode ser mais elaborado que o CV, mas é importante manter o foco e apontar o que foi mais significativo em sua atuação. Comente um desafio ou projeto e inclua a ação e o resultado. Também elabora sobre as principais funções que teve no cargo e inclua o que aprendeu.
Priorize as palavras-chave
Quando um recrutador fizer uma busca no LinkedIn, ele vai inserir determinadas palavras ou expressões de acordo com o perfil que busca, e você precisa ter isso em seu perfil se quer ser encontrado.
Não se trata, porém, de adivinhar o que pode ser buscado, mas incluir palavras-chaves relacionadas com suas principais habilidades, como “analista de projetos”, “social media”, “especialista em x”. Essas palavras devem ser incluídas ao longo do perfil, na seção “sobre”, nas experiências profissionais e no título.
Utilize o título para atrair recrutadores
Algumas dessas palavras-chave podem – e devem – ser usadas no título, que fica logo abaixo do nome. Essa é uma área pequena e muito estratégica, portanto inclua sua maior competência, cargo e área.
Mantenha o perfil atualizado
Nas pesquisas de vaga, você pode verificar competências exigidas com frequência e, se as possui, encontre uma forma de incluir isso no perfil, seja na área de “competências” ou até em publicações.
Fazer posts, inclusive, é uma forma de se manter em evidência e utilizar a rede para demonstrar na prática o resultado de seu trabalho. Por isso, faça publicações com frequência e mantenha o perfil sempre atualizado.
Aprenda sobre marketing pessoal e descubra como utilizar o LinkedIn de maneira eficaz, atraindo recrutadores e conquistando melhores oportunidades.
