Educação Especial Inclusiva: como trabalhar na área?

criança desenhando no papel para ilustrar texto sobre educação especial inclusiva

Você é profissional do ensino e gostaria de trabalhar com educação especial inclusiva? Saiba que existem diversas opções de cursos que te ajudarão a garantir a expertise exigida por esse mercado e a construir a carreira que você tanto deseja. É fato que cada vez mais é necessária a contratação de profissionais habilitados para trabalhar com alunos que tenham deficiência física ou intelectual.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Porém, é fundamental que esses educadores tenham uma formação que os tornem capazes de entender as necessidades e os desafios que essas crianças e adolescentes têm.  Além disso, é necessário ser capaz de garantir que eles sejam incluídos no processo de aprendizagem e na convivência com os demais. Se você quer saber como se tornar um profissional capaz de contribuir para a qualidade de ensino desses alunos e também garantir o seu futuro profissional na área, acompanhe este artigo.

Educação Especial Inclusiva: o que é?

Educação Especial é o ensino que atende pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou superdotadas/com altas habilidades ou com transtorno do espectro autista (TEA). Ela pode ser oferecida em escolas de ensino regular, de educação infantil, do ensino fundamental e médio ou em instituições especializadas no atendimento a esse público-alvo.

Mas não basta apenas saber como avaliar e atender as necessidades de ensino desses alunos. É preciso que os educadores garantam que eles sejam incluídos na convivência do ambiente escolar, como falamos anteriormente. Por isso, hoje, as especializações em educação especial contam com diversas disciplinas que preparam os profissionais para promoverem essa integração.

Como se especializar em Educação Especial Inclusiva

Bom, para trabalhar nessa área, antes de tudo, você precisa ter um diploma de graduação, seja em Pedagogia, Licenciatura ou outras áreas da educação. Essa primeira formação geralmente terá disciplinas que abordam a educação especial de forma mais ampla. Mas, para garantir que você tenha os conhecimentos que os desafios dessa modalidade de ensino exigem, é necessário que você faça uma especialização.

Leia também: Como se capacitar para desenvolver uma carreira em Educação Especial?

7 cursos de pós-graduação em Educação Especial Inclusiva para trabalhar na área

1 – Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva

Essa pós capacita os educadores para elaborarem, implementarem e avaliarem propostas de educação que melhorem a qualidade de vida dos alunos, tendo como base os princípios da escola para todos. A grade curricular inclui psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem; problemas e distúrbios de aprendizagem; deficiência auditiva; deficiência intelectual; e deficiência física. 

2 – Pós-graduação em Educação Especial Com Ênfase Em Transtornos Globais Do Desenvolvimento

A demanda por educadores que estejam preparados para atender alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) – como autismo, transtorno de Rett e Asperger –  tem aumentado a cada dia – e essa pós capacita os profissionais para atendê-la. Durante o curso, os educadores estudam temas que ajudam na compreensão desses transtornos, seus processos de aprendizagem e  recursos e formas de comunicação necessários para que o ensino inclusivo seja promovido.

3 – Pós-graduação em Educação Especial com Ênfase em Comunicação Alternativa

A Comunicação Alternativa, ou CA, é o campo do ensino dedicado ao atendimento de pessoas sem fala, escrita funcional ou com defasagem entre a necessidade de se comunicar e a habilidade de falar ou de escrever. As disciplinas desse curso são estruturadas para que os profissionais compreendam a forma de aprendizagem desses alunos e criem recursos que facilitem a comunicação e a aprendizagem.

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

4 – Pós-graduação em Educação Física Escolar com Ênfase em Deficiência Física

Nesse curso, educadores físicos que queiram promover a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência física no ambiente escolar aprendem a pensar em propostas educacionais que envolvam a todos – deficientes ou não – na realização das mesmas atividades.

5 – Pós-graduação em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Física

Essa especialização capacita o educador para promover a educação e a inclusão de alunos com deficiência física no ambiente escolar. A disciplinas englobam avaliação e intervenção pedagógica; neurociências e o processo de aprendizagem; problemas e distúrbios de aprendizagem; e altas habilidades, superdotação e AEE.

6 – Pós-graduação em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Auditiva

Curso voltado para profissionais da área da educação como pedagogos, psicopedagogos e de áreas correlatas para a especialização no atendimento de alunos com deficiência auditiva. A grade curricular inclui ensino da língua portuguesa como segunda língua; fundamento histórico-cultural da educação de surdos; letramento na educação bilíngue para surdos;  e libras: aspectos linguísticos.

7 – Pós-graduação em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual

Especialização voltada para os profissionais que queiram se especializar na Educação Especial Inclusiva de alunos com deficiência intelectual. O curso prepara os educadores para elaborar, implementar e avaliar propostas que tenham como base a escola para todos.

Como vimos, existem diversos caminhos na Educação Especial Inclusiva que podem te ajudar a se qualificar e desenvolver uma carreira na área. É importante destacar também que para atuar com a educação especial, além do conhecimento técnico e teórico, é preciso contar com algumas habilidades interpessoais como empatia, paciência, aceitação, criatividade e, principalmente, acreditar no potencial de cada aluno.

E então, se identificou com alguma dessas especializações? Faça a sua pós-graduação EAD em Educação e estude com toda a comodidade e flexibilidade que a modalidade a distância oferece. Aqui, você conquista o seu certificado de especialista em 6 ou 10 meses. Realize a sua inscrição ainda hoje e garanta o sucesso do seu futuro profissional.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!