Perder o emprego nunca é uma experiência agradável. Ficar sem a estabilidade e a segurança financeira e emocional que um emprego traz não é uma situação fácil de se lidar, mas inevitavelmente é algo com que a maioria das pessoas vai precisar enfrentar em algum momento da vida profissional. Ser demitido é uma experiência que marca uma pessoa não apenas no âmbito pessoal, mas também no currículo profissional. Por isso, é importante saber como falar sobre demissão na entrevista que virá.
É claro que buscar uma nova colocação no mercado de trabalho é a prioridade imediata para quem foi cortado de seu emprego anterior, mas como se deve agir em uma entrevista de emprego depois desse fato tão delicado? Um primeiro passo importante é não ficar parado: enquanto se está na busca de uma vaga, é importante se manter ocupado com cursos e workshops sobre sua área ou qualquer investimento intelectual que possa te ajudar a ter segurança em sua próxima entrevista.
Isso também irá mostrar que você continua procurando melhoria e desenvolvimento, mesmo fora momentaneamente do mercado, e será um ponto a seu favor em seu próximo processo seletivo.Mesmo assim, a questão da demissão anterior é um assunto bem possível de surgir dentro desse processo de contratação
Por mais que seja um assunto delicado de se falar, não é algo tão difícil de ser encarado, basta você ter a devida preparação. Fugir do assunto não é a melhor solução, mas você também não precisa entrar em detalhes sobre o ocorrido. Mesmo sendo desagradável, é possível até mesmo usar o fato em seu favor durante a entrevista.
Como falar sobre demissão na entrevista
Se abrir sobre uma demissão anterior no meio de uma nova entrevista de emprego é uma situação bastante delicada e é natural sentir uma certa insegurança na hora de encarar isso em um processo seletivo. Se prepare com antecedência e fale com tranquilidade sobre o assunto. Acompanhe a seguir algumas dicas sobre como falar sobre demissão em uma entrevista de emprego:
1 – Mantenha a honestidade
Quando for questionado por que você foi demitido do último emprego, seja sempre sincero. Responda as eventuais questões que surgirem sobre o assunto de forma clara e não invente histórias para justificar sua demissão. Lembre-se que o recrutador pode verificar sua história com seu emprego anterior e, caso os detalhes não batam, isso vai contar muitos pontos negativos para você no processo seletivo.
Leia também: Fui demitido! Como lidar com a demissão e ficar bem?
2 – Não culpe outros
Nunca exponha colegas ou superiores com quem trabalhou anteriormente e evite fazer reclamações ou apontar dedos sobre o seu desligamento. Não é recomendado que você se coloque na posição de vítima, pois isso mostrará uma certa falta de ética. Assuma o seu papel no ocorrido e demonstre profissionalismo e responsabilidade sempre.
3 – Mostre aprendizagem
O mais importante depois de uma demissão é mostrar ao seu próximo empregador as lições que você tirou do acontecimento. É fundamental fazer uma profunda autoanálise dos motivos que podem ter levado ao seu desligamento e mostrar na entrevista que as lições aprendidas com o processo podem ser revertidas em prol da nova empresa. Um bom recrutador não irá julgar o candidato sobre sua demissão ou por erros que você possa ter cometido, mas em como você lidou e evoluiu com isso tudo. Mostre maturidade, profissionalismo, crescimento e como você está pronto para uma nova oportunidade.
4 – Foco nos resultados
Busque ser o mais objetivo possível em suas respostas durante a entrevista, sempre mostrando suas conquistas no emprego anterior. Ser demitido de algum emprego não é um sinal de fracasso e é importante mostrar esse sentimento ao recrutador. Tente se concentrar nos aspectos positivos de sua passagem pela antiga empresa, deixando claro que sua contribuição foi importante durante o período que trabalhou lá.
5 – Coragem e determinação
Seja sempre aberto e sincero durante todo o processo seletivo. Se por acaso você precisar explicar o motivo de sua demissão, não tenha medo: seja qual for o motivo do desligamento, se por corte de folha de pagamento ou algum motivo mais específico, não é preciso fugir da verdade. Seja claro e sucinto em seu relato e apenas exponha os acontecimentos sem receio. Isso vale também para o caso de você ter pedido demissão: permaneça focado em suas habilidades, mostre seus resultados e seja sempre honesto em todo o processo.
Prepare bem o seu currículo, aproveite para investir em seu preparo profissional com uma pós-graduação e conte com as Bolsas Pós Anhanguera para fazer a sua especialização com descontos especiais. Boa sorte na busca de sua recolocação no mercado de trabalho!
[Infográfico] O que fazer depois que acabam as entrevistas?
Depois que acabou as conversas com o gestor ou com o profissional de RH, é necessário ter um pouco de paciência e tomar algumas boas práticas. Para te ajudar, nós preparamos um infográfico com diversas dicas de como agir após a entrevista de emprego. Confira: