Com o constante crescimento de ações afirmativas em diversidade e inclusão no mercado de trabalho, novas teorias e movimentos a respeito da diversidade neurossocial ganham espaço nas discussões. A teoria Queer certamente é uma das temáticas mais atuais, principalmente por ampliar o debate de gênero e abrir espaço para a pluralidade de identidades.
Logo de início, muitas dúvidas surgem a respeito do termo Queer, como sua origem e o que significa. Por isso, antes de apresentar esse pequeno guia de livros para pessoas que querem se familiarizar com o tema, vamos entender as definições.
Afinal, o que é Queer?
A palavra norte-americana Queer significa, em tradução livre, esquisito, raro ou transviado. No final dos anos 80, quando o movimento surgiu, a palavra era usada de maneira pejorativa para se referir aos membros da comunidade LGBTQIA +.
Com o passar do tempo, o movimento Queer foi se formando e teóricos queers começaram a surgir e a defender a ideia de que orientação e identidade sexuais fazem parte de uma construção social ao invés de serem papéis biologicamente distribuídos para seres humanos.
É importante entender que o movimento Queer propõe-se a aprofundar as discussões de gênero e de sexualidade, para além das discussões entre homem versus mulher e outras minorias sexuais.
5 livros que podem te ajudar a entender as camadas do movimento Queer
Judith Butler e a Teoria Queer, de Sara Salih
A autora Sara Salih fez uma análise da obra Queer de Judith Butler e apresenta um ponto de partida contextualizado para os trabalhos da teórica. Sara se propõe a analisar o impacto das ideias vanguardistas de Judith e até mesmo as críticas e debates que seus trabalhos levantaram. Certamente, este é um livro indispensável para quem busca compreender melhor o princípio das discussões que permeiam o assunto.
Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade, de Judith Butler
Este é o livro responsável por fundar oficialmente a teoria Queer. A consagrada Judith Butler inicia a narrativa questionando a identidade de gênero enquanto fundamento do movimento feminista. Segunda a autora, a libertação da mulher só acontece quando a identidade do gênero mulher é subvertida. A reflexão é valiosa e eleva os debates de igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho a níveis muito superiores.
História da Sexualidade, de Foucault
O consagrado filósofo Michel Foucault dedicou parte de sua carreira a analisar a importância que a sexualidade ocupa na sociedade ocidental. Esta é uma obra de quatro volumes, que revela uma minuciosa pesquisa histórica a respeito do sexo e da sexualidade desde a Grécia Antiga.
Foucault e a teoria Queer, de Tamsin Spargo
Neste livro, Tamsin Spargo se compromete a estudar os quatro volumes da obra de Foucault e mostrar as principais ideias do filósofo que fundamentam a teoria Queer. Afinal, de acordo com Foucault, gênero e sexualidade são categorias definidas basicamente pela sociedade e não fazem parte da pluralidade humana original. Tamsin apresenta neste livro questionamentos e sugestões de novos rumos para o movimento de forma inovadora.
Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças, de Richard Miskoici
O autor Richard Miskoici, utilizando uma narrativa inspiradora e emocional, conta sobre suas experiências escolares repletas de violência e de autoritarismo típicos dos períodos ditatoriais e mostra como as relações de poder de um ensino heteronormativo podem ser excludentes com outras identidades.
Discutir, ouvir e aprender, sempre com respeito e com a dose certa de curiosidade, pode ser o diferencial necessário para a sua formação. Além disso, uma mente aberta, que busca igualdade e preservação de direitos certamente fará você alçar voos ainda mais altos.
Se você entende a importância dos debates de gênero e sexualidade na sociedade, com certeza um curso de pós-graduação a distância em Gestão Social: políticas públicas e defesa de direitos da Unime vai ser a mola propulsora para uma carreira alinhada com as novas necessidades e pensamentos inovadores.