Para construir um negócio de sucesso, você precisa conhecer o mercado e o público que tende a alcançar, por isso, a construção da persona é uma grande ferramenta do marketing. Todos os conteúdos, apresentações, e abordagem ao público dependem dessa estratégia, pois garante a sinergia entre empresa e cliente, e é sobre isso que iremos falar neste post.
O que é persona?
Por acaso já perguntaram qual o público-alvo da sua empresa? E se você personificasse em uma ou três identidades únicas?
Pois bem, a persona nada mais é que uma definição de perfil do cliente, contendo suas características principais, como: linguagem, ambientes mais frequentados, preferências, localização, idade, entre tantas outras. Mas para que essa estratégia seja assertiva, primeiro você deve conhecer o público com que trabalha, pense então em todos os clientes atendidos na última semana, observe aqueles mais fiéis e defina o que eles possuem em comum.
Essa ferramenta teve seu início com Alan Cooper enquanto explicava seu sistema de gerenciamento em 1983, para Kathy, que lhe entrevistava. Foi aí que ao longo do projeto Cooper imaginou quais as necessidades que a entrevistadora poderia suprir com seu software, por meio deste questionamento a definição de persona começou a existir, como uma pessoa com vontades, dúvidas e preferências.
Só então que, em 1998 Alan Cooper lançou seu livro “The Inmates Are Running the Asylum: Why High Tech Products Drive Us Crazy and How to Restore the Sanity” abordando o assunto persona, a partir desse lançamento este assunto criou popularidade e passou a ser usado no marketing que conhecemos hoje.
Leia também: O que é identidade visual?
Diferenças entre persona e público-alvo
Por mais que pareçam sinônimos, público-alvo e persona ainda possuem definições diferentes. O que antes abrangia um grande leque de pessoas, agora foca no indivíduo para potencializar a assertividade e consequentemente gerando mais resultados, segue um exemplo:
Público-alvo: Jovens recém-formados no ensino médio, que buscam ganhar dinheiro através da internet.
Persona: Victor Pires, 18 anos, brasileiro formado recentemente no ensino médio, possui facilidade de comunicação e gosta de comentar sobre esportes, atualmente busca estudar publicidade e propaganda e pretende criar seu próprio negócio.
Observe como através da definição de uma persona é possível levantar possibilidades e necessidades do cliente em potencial, isso é necessário para entendermos o tipo de abordagem a ser realizado, quais canais causarão mais efeito e por qual público devemos procurar.
Tipos de personas
Dentro do quadro de personas existem diferentes classificações, sendo elas:
Buyer Persona: O exemplo mais comum, bem como o nome especifica é o perfil de um comprador ideal, representa todas os desejos, necessidades, objetivos e comportamentos, através disto existe uma oportunidade para potencializar as chances de venda.
Audience Persona: A audiência é de extrema importância para que sua marca mantenha a atenção dos holofotes, esse perfil classifica pessoas que tendem a acompanhar, divulgar e engajar suas propagandas, tal ato que é imprescindível para que as redes sociais distribuam seu conteúdo para mais pessoas.
Proto Persona: Essa persona nada mais é que um protótipo inicial para empresas ou produtos que estão começando no mercado, através dessa definição você consegue direcionar qual público busca atingir.
Brand Persona: Diferente das outras classificações, a brand persona é um direcional para o perfil da marca, através das missões, valores e representatividade é possível humanizar a empresa e alcançar a audiência de forma mais pessoal, para que haja uma identificação do público.
Enfim, é de suma importância conhecer as personas do seu negócio, só assim é possível trabalhar as estratégias mais assertivas para potencializar os resultados, sempre mantendo uma ótima relação com seus clientes.
Gostou desse artigo? Não deixe de conferir as matérias sobre Carreira, Mercado de Trabalho, Pós-Graduação, Inovação e Tendência no Blog do Portal Pós.
Texto escrito por Leryan Cabeleira
Estudante de Marketing Digital, com experiência em gestão de redes sociais, Facebook e Instagram Ads. Atualmente responsável pelo comercial do setor de pós-graduação da Unopar Polo Guaíba, Unopar Polo Montenegro e Unopar Polo Portão.