Ir para o conteúdo
Curiosidades

Educação Inclusiva: superação em todos os sentidos

escada para representar educação inclusiva

Enfim nasceu a criança! E com ela a expectativa de como será o porvir. Como será a sua caminhada para as vitórias que serão conquistadas ao longo da sua vida. E, de repente, percebe-se que a luta será maior porque precisará sempre de alguém ao seu lado. Então o que antes era alegria extrema se transformou em preocupação extrema.

Mas o alento chega com a certeza da Educação Inclusiva. É certo que precisa de estrutura adequada e adaptada, e nesse caso, a escola e o professor têm papeis fundamentais. A escola por aceitar e preparar a estrutura e o professor para se qualificar para entender e atender as exigências desses novos participantes limitados em suas amarras físicas ou mentais.

blog banner desconto em pós-graduação

Nesse tripê: Família & Escola & Comunidade faz-se necessário trabalhar juntos para minimizar as diferenças.  Já dizia o magistrado “tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. E a criança precisa se adequar? Sim e não. Sim para socializar com todos porque ninguém é igual a alguém. Todos são parecidos. Todos devem viver harmonicamente. Cada um pode dar a sua contribuição em menor ou maior grau.  Não porque na criança não existe nenhuma forma de barreira para a socialização, sempre encontram uma forma de brincar, interagir, conviver.

Entretanto a exigência da perfeição pela sociedade pode criar obstáculos na convivência trazida pela criança dos seus familiares. É nesse momento que o professor tem papel fundamental para ser a “cola” que une todos. Não permitindo qualquer tipo de preconceito, fazendo valer a inclusão em todos os seus alunos.

Na sala de aula, o dia a dia é um processo de descobertas, onde se desperta o desejo pelo conhecimento, o sentimento de cidadania cujas vivências buscam trazer recortes da vida em sociedade como forma de preparação nas situações reais. Trazer para a sala de aula acontecimentos e fatos reais minimiza os impactos dos desafios prevenindo-os dos cenários vistos.

Leia também: A Educação como elemento propulsor da mudança

A Educação Inclusiva no cenário do coronavírus, estabeleceu-se em um novo formato:  A sala de aula passou a ser também virtual, a aula tornou-se híbrida, alternando num mesmo momento entre presencial e virtual. Nesse processo, o professor deve estimular a participação de todos.  A inclusão deve ser exercida de forma mais intensa. Enfatizar, agregar, incluir, insistir são ações da ordem do dia para a transmissão do conhecimento.

A educação inclusiva é um direito conquistado em Lei. A escola é responsável por propiciar um ambiente com recursos de acessibilidade, seja permitindo o acesso remoto através de plataforma on-line e/ou disponibilizando materiais adaptados para entregar aos alunos.

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

As dificuldades já existentes para o público de atenção especial, atingiu um nível maior durante a pandemia, a participação da família ficou mais dinâmica efetuando aquisição de recursos digitais (equipamentos e acesso a internet), aumentando também o período disponibilizado para a educação. É desafiador.

As superações dos professores (as) foram percebidas nas qualificações que tiveram que fazer para obter domínio nessas plataformas on-line, na produção de conteúdo em novos formatos, acompanhamento dos alunos e manter a motivação dos alunos, principalmente, da Educação Infantil.

O cenário da pandemia permitiu maior interação entre família e escola do público especial, visto que a família está fazendo o papel de mediadora (auxiliando, explicando, exemplificando e insistindo na obrigatoriedade de manutenção da rotina escolar: assistir às aulas e executar as tarefas durante o período da aula.

A educação inclusiva nunca foi tão bem aplicada é por meio dela que os que precisam de cuidados especiais se integram ao demais se tornando capazes de superar suas dificuldades e barreiras. É um instrumento que permite compartilhamento de vivência incluindo os excluídos. Permitindo diminuir as diferenças e as desigualdades.

Por meio da Educação podemos mudar a visão de mundo iniciando o processo internamente na transformação de cada indivíduo na medida de suas experiências e oportunidades para garantir uma vida de esperança e solidariedade para todos sem exceção.

 

Autor: Milene Claudia Costa

Pós-Graduada em Gestão e Auditoria Pública, Pós-Graduanda em MBA Empresarial e Graduada em Administração. Atualmente, Chefe da divisão de compras da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa/PB.

Conheça nossas faculdades