Um tema que está sendo bastante discutido no mundo corporativo é sobre como serão as empresas no futuro. Com todas as mudanças políticas, sociais e tecnológicas, é possível observar mudanças no fluxo de trabalho e nas companhias. Mas como podemos preparar os profissionais para o futuro e ajudá-los a se adaptar nesse novo mercado que está se formando?
Os profissionais do futuro são formados por treinamentos, que devem priorizar algumas habilidades, como uma boa capacidade de comunicação e de controle emocional, além de necessidades de adaptação e a valorização de uma cultura que valoriza a aprendizagem e o crescimento constante de forma individual e coletiva.
Cada vez mais os profissionais precisam ter competências de natureza emocional e social, chamadas “soft skills”, que são as habilidades comportamentais. Elas são essenciais para um perfil que trabalha em equipe e se adapta às possíveis adversidades.
Como podemos preparar os profissionais para o futuro? Veja 6 dicas
Os líderes e gestores atuais, assim como professores e demais figuras que são vistas como mentores por quem está entrando no mercado de trabalho agora ou se preparando para isso precisam estar atentos a preparar os profissionais para o futuro e incentivá-los em alguns aspectos que os ajudem a desenvolver as habilidades mencionadas.
Existem algumas dicas que podem ajudar. Para isso, incentive:
1 – O investimento no autoconhecimento
Ter um olhar voltado para si mesmo é fundamental para identificar o que você gosta de fazer, com o que gosta de trabalhar e o que vai te fazer bem. É importante perceber, por exemplo, se o profissional prefere trabalhar sozinho ou em grupo, se gosta de interagir com pessoas, ser criativo ou se prefere atividades de mais concentração.
Tudo isso ajuda um futuro profissional a definir os objetivos de carreira e suas próprias expectativas dentro de uma empresa.
2 – O desenvolvimento de habilidades sociais
Uma boa capacidade de se comunicar é útil em qualquer campo do mercado de trabalho. Isso porque ela influencia no bom relacionamento interpessoal com as pessoas no ambiente corporativo e ensina a todos os canais de comunicação abertos, sabendo ouvir e se expressar em uma linguagem gentil e eficiente.
3 – O desenvolvimento de inteligência emocional
Reconhecer e lidar com os próprios sentimentos e os da equipe é uma habilidade essencial. É a partir dela que a pessoa consegue se colocar aberta para o diálogo – inclusive críticas e sugestões – e consegue manter o equilíbrio para resolver problemas, mesmo sob pressão.
4 – A proatividade e agilidade
A proatividade é uma característica determinante. Profissionais proativos, ágeis e dinâmicos conseguem manter a alta performance, engajar para alcançar resultados e ser mais eficiente.
Essa é uma característica importante. A cultura nas empresas está cada dia mais relacionada aos colaboradores e gestores que colocam a mão na massa e incentivam a coletividade, já que é uma solução para estar em uma equipe disposta a construir juntos e a reformular o que é necessário pensando no bem-estar da empresa como um todo.
5 – A capacidade de inovação e adaptação
Investir na cultura da inovação e da criatividade, descentralizando as decisões e promovendo a autonomia da equipe, é extremamente importante para o sucesso de uma gestão. Quem está na posição de chefe deve estar atento às tendências e disposto a incentivar os colaboradores a buscarem essas novidades.
É preciso que o profissional busque ler, pesquisar e saber mais informações sobre quais carreiras estão sendo impactadas pela transformação digital, política e social. O jovem que está começando no mercado precisa pensar em como vai estar o mundo nos próximos 20 anos, porque se passa quase cinco anos na faculdade e pelo menos 10 para construir uma carreira sólida, se tornando um especialista.
Adaptar-se de forma estratégica às situações, analisando as situações de forma a enxergar o que vem pela frente é outra capacidade de um bom profissional do futuro. Ela ajuda a manter as metas organizadas, permitindo que a empresa possa planejar suas atividades, mesmo em caso de contratempos.
6 – Os estudos
Além de incentivar o profissional a se atualizar e estar bem informado, é essencial buscar o aprendizado contínuo para se adaptar às tendências da área. Essa é uma habilidade que pode facilmente ser desenvolvida em treinamentos e cursos de especialização. Essas alternativas oferecem conhecimentos teóricos ajustados à realidade do mercado e permitem a aplicação prática no dia a dia.
Se a pessoa estiver na dúvida sobre qual curso fazer ou quais competências técnicas tem que ter, recomende uma visita aos sites de busca de emprego e redes sociais, como o LinkedIn, para que ele se atualize do que está sendo pedido para vagas naquela área específica de atuação.
A ideia é manter isso dentro de uma atualização constante, verificar o que está sendo solicitado no mercado de trabalho para ter um norte de qual caminho trabalhar e como desenvolver as competências técnicas.Com base em tudo isso, você sabe, agora, como podemos preparar os profissionais para o futuro.
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