A beleza real da mulher é quase sempre apagada em comparação aos retoques do Photoshop e, muitas vezes, a perspectiva visual da própria pessoa se torna distorcida em frente ao espelho. Por isso a valorização de cada traço e características antes pouco valorizadas são essenciais para aumentar a autoestima feminina. Esse é o storytelling da Dove nos últimos anos em que, sem precisar mencionar a marca e seus produtos, traça uma história sobre beleza feminina e valorização de traços ofuscados pela padronização.
O storytelling é uma história criada por uma companhia para dar vida e cenário para um produto, campanha ou até mesmo para a própria empresa. Esse é um recurso lúdico para fazer com que os clientes engajem com o conteúdo e se sintam parte desta narrativa sem a necessidade de vender algo material, mas uma ideia.
No caso da Dove, o mote principal das suas campanhas se chama “Beleza Real”, com a valorização da mulher em todas as suas formas, cores ou idade. Esse tipo de conteúdo faz com que as pessoas se identifiquem com a narrativa, se emocionem com o seu conteúdo e desejem fazer parte dessa história ao lado da marca.
Por esse mesmo motivo, um bom storrytelling é a forma mais rápida de transformar uma marca em brandlove, ou seja, com fãs e seguidores pela sua essência e não com foco no produto.
Como começar um storytelling?
1 – Escolha uma campanha ou produto
É muito importante entender que, por mais que a história por trás do produto seja boa, ela tem que estar de acordo com as missões e valores da empresa. O que queremos dizer aqui é que não adianta lançar um produto que seja incrível, mas os consumidores descobrem que o item tem uma série de agentes poluentes, por exemplo. Tudo deve estar em harmonia.
Uma pesquisa feita pelo Instituto Qualibest em março de 2020 revelou que 76% dos consumidores adquirem produtos baseados na avaliação de outras pessoas, principalmente influencers.
2 – Reúna ideias
Desenvolver uma história do zero pode parecer simples, mas nem sempre é assim. Quando estamos envolvidos no processo criativo, muitos detalhes passam despercebidos e alguns buracos podem passar batido.
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Por isso, reunir a equipe para ter algumas ideias ou até mesmo apresentar uma ideia inicial para o desenvolvimento dos próximos passos em grupo pode ser uma excelente ideia para que a criatividade aflore e a narrativa se forme. Guie o tempo para que todos possam opinar.
3 – Desenvolva a história e o kv
KV significa keyvisual e é usado pelas agências para designar um guia de marca ou campanha, coletando logo, formas, cores, tipografia e aplicações visuais que serão usadas. Esse guia é feito pela equipe de arte e tem como objetivo gerar um arquivo que orienta as possíveis marcas ou veículos que irão usar os elementos da campanha para a divulgação.
Por esse motivo, é importante criar uma identidade sólida que se complementa com a ideia da história. Um produto de limpeza feito com flores, por exemplo, poderia englobar as cores verde, lembrando natureza e meio ambiente, e rosa como uma das cores florais. Tipografias finas e cursivas são usadas de forma restrita e principalmente em caso de campanhas sofisticadas, enquanto as letras fortes e serifadas trazem uma sensação de algo mais moderno e descontraído.
Em seguida, deve-se decidir se a história terá personagens e como ele deverá interagir com o produto.
Por que criar um storytelling?
Produtos e ideias são vendidos mais facilmente por meio de histórias em que exista identificação. Criar esse tipo de conexão com os usuários facilita as próximas vendas, faz com que os consumidores estabeleçam uma relação de confiança com a marca e trabalhe com o lado lúdico da campanha ou produto.
Tudo isso, a longo prazo, faz com que os clientes vejam a marca como ícone nas propostas que apresenta, além de também passar a mensagem de que a marca tem uma conexão forte com os seus fãs, deixando-a mais próxima da realidade em que as pessoas vivem.
Conseguir fazer com que esses laços se tornem fortes o suficiente faz com que a empresa faça negócios e vendas de sucesso muito mais rápido. E isso é possível com o storytelling. Aproveite também para investir na sua carreira e faça uma Pós na Unime.