Tendências na advocacia que você não pode deixar de saber

Nos últimos dois anos, os escritórios de advocacia precisaram readaptar a forma de trabalhar. Com isso, descobriram recursos que moldarão a entrega de serviços legais nas décadas seguintes, tornando-os tendências na advocacia que todo profissional do direito precisa conhecer.

Seja em decorrência da pandemia ou do avanço das transformações digitais, a maioria das mudanças que já estão acontecendo são ligadas ao uso da tecnologia. Para saber quais são essas inovações que terão forte presença no meio jurídico nos próximos anos, continue lendo este artigo.

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Conheças as principais tendências na advocacia 

1 – Advocacia baseada em dados

Uma forte tendência que já se consolidou em outros mercados e agora aparece para facilitar o trabalho nos escritórios de advocacia é o uso das ferramentas de Business Intelligence (BI).

As ferramentas e softwares de BI servem para coletar, organizar, analisar e processar dados que serão úteis para a tomada de decisão e gerar insights para a gestão.

Quando utilizadas na rotina de trabalho dos profissionais do direito, elas podem ajudar bastante a simplificar o acesso à informação de clientes e andamento de processos, por exemplo.

Outra vantagem é que elas são uma forma de reduzir custos no escritório, ajudar a identificar novas oportunidades e criar serviços customizados para os clientes. 

2 – Legal Design

Outra forte tendência da advocacia que vem se confirmando é o Legal Design, uma forma de atuação baseada na metodologia do Design Thinking.

O Legal Design é um método focado no cliente, que tem como objetivo oferecer soluções e informações de forma mais criativa e customizada a ele. É uma maneira de reimaginar como os serviços oferecidos irão de fato ser utilizados ou consumidos.

Fazendo uma junção entre lei, design e tecnologia, o Legal Design usa diferentes técnicas que permitem a inovação e adoção de práticas que vão além da forma tradicional de elaborar e reformular processos.

Em outras palavras, esse método permite uma relação mais próxima com os clientes, de forma que ele compreenda melhor as informações e o andamento do seu processo, além de ajudar na tomada de decisão e diminuir custos para ambas as partes.

3 – Presença digital

Assim como já aconteceu com profissionais da medicina, nutrição e contabilidade, o uso das redes sociais e da internet tem aumentado cada vez mais entre os advogados.

O marketing digital tem se popularizado entre os advogados e já é visto como uma excelente forma de se conectar com clientes em potencial, além de ajudar a criar uma reputação online.

Usar ferramentas como blogs, Instagram e até mesmo o TikTok, além de educar o público sobre questões jurídicas, ajuda a criar o que é chamado de brand awareness (consciência de marca), fazendo que as pessoas busquem mais informações sobre o profissional ou escritório de advocacia no qual ele atua.

É claro que, para utilizar esses meios de divulgação, é fundamental se atentar ao Código de Ética e às orientações dos órgãos regionais da OAB.

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4 – Trabalho remoto

Com a chegada da pandemia, trabalhadores de diversos setores se viram obrigados a exercer suas atividades no modelo home office. Com os escritórios de advocacia não foi diferente.

O fato é que, mesmo depois da volta gradual ao modo presencial, grande parte dos profissionais do direito estão considerando a ideia de manter o trabalho remoto ou híbrido.

Além disso, as audiências remotas também se tornaram mais populares, pois notou-se que é muito mais prático e econômico fazer videoconferências, em alguns casos.

Prova disso é que, nos Estados Unidos, alguns magistrados, como o juiz do tribunal do estado de Michigan, Thomas Boyd, já afirmam que “essas chamadas de vídeo são o maior impulso dado para o acesso à justiça”.

Diante desse cenário, a tendência é que cada vez mais se invista no desenvolvimento de ferramentas que facilitem o trabalho remoto dos profissionais do direito. 

5 – Especialista em criptomoedas

Não é novidade que o número de investidores em criptomoedas, como o Bitcoin, cresce a cada dia. Mas, você tem ideia do quanto esse mercado está se expandindo e como esse pode ser um excelente nicho de atuação?

Segundo uma pesquisa realizada pela Hashdex, a partir de dados da B3 e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o aumento no número de investidores de criptomoedas foi de 938% em 2021. Logo, tornar-se um advogado especialista em criptomoedas parece ser um caminho promissor.

Como as transações em criptomoedas não deixam rastros, é preciso que os investidores saibam se proteger e tenham bastante cuidado com o risco de fraudes. Além disso, é necessário que eles tenham suporte para analisar contratos ou caso sintam-se lesados em negociações que envolvam ativos digitais.

E então, gostou de conhecer as tendências na advocacia que prometem transformar o mercado jurídico nos próximos anos? Agora é só manter-se atualizado para garantir melhores oportunidades no setor. E se você está sempre em busca da evolução profissional, que tal investir numa especialização em Direito? Conte com a pós-graduação LFG

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