Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Desafios da liderança: quais são e como superá-los?

Se tornar gestor de uma equipe é um grande passo na carreira profissional e é comum ter dificuldades de lidar com os desafios da liderança ao começar um novo cargo. Além de competência, boa comunicação e muito jogo de cintura, essa jornada exige resiliência e desenvolvimento contínuo. 

O líder é fundamental não só para a equipe, mas também para os resultados da empresa. Ele é o responsável por tirar os planos do papel, gerenciar as tarefas, engajar o time, solucionar problemas, dar feedbacks, organizar entregas… Ufa! E olha que essas são apenas algumas das principais funções.

blog banner desconto em pós-graduação

Entre os principais erros de gestores (novatos ou de longa data) de qualquer segmento do mercado estão: focar muito nas tarefas e pouco no desenvolvimento dos colaboradores, não ser transparente com a equipe, não se alinhar às estratégias da empresa, deixar de dar atenção ao engajamento do time e, em especial, centralizar todos os processos e tarefas, sem delegá-los.

Por mais simples que possam parecer, esses deslizes podem comprometer todo o progresso da equipe, deixar os demais funcionários desmotivados, gerar retrabalho e competitividade desnecessária, além de prejudicar os resultados.

Para explicar mais sobre os desafios da liderança e como superá-los, separamos quatro exemplos abaixo. Confira!

4 desafios da liderança que devem ser superados para uma boa gestão

Para uma boa gestão de equipe e para que as metas da empresa sejam cumpridas é essencial que o líder saiba: 

1 – Manter a equipe e os objetivos da empresa alinhados

A produtividade dos colaboradores depende muito de um líder que é capaz de se comunicar de forma eficiente. Esse gestor deve esclarecer quais são os objetivos da empresa para que todos do time se empenhem em prol dos resultados – e o mais importante é que todos estejam alinhados com essas metas. 

Para que isso aconteça (lembrando que cada funcionário também tem seu próprio objetivo e meta dentro da empresa) é preciso ter um planejamento bem definido, pensando em estratégias para que todos estejam de acordo com a missão, visão e valores da organização.

Além disso, o gestor deve escutar as necessidades de seus colaboradores e dar feedbacks individuais constantes, reafirmando as qualidades de cada um, os pontos que estão de acordo e, também, aqueles a serem melhorados.

2 – Compartilhar as responsabilidades 

Saber delegar as próprias tarefas é uma característica importante para alguém que está na função de liderança. A partir do compartilhamento das responsabilidades, incentivando a participação da equipe de uma maneira ativa, os colaboradores ficam mais autoconfiantes e o líder consegue gerir melhor o seu tempo.

Caso esse desafio não seja superado, é comum que o gestor fique sobrecarregado de trabalho e se sinta pressionado, já que não consegue priorizar as ações mais importantes por ter que lidar com outras tarefas. A solução, nesse caso, também é um bom planejamento estratégico para estabelecer as prioridades. 

Leia também: 6 características de um bom líder: você sabe quais são? Confira!

banner com a frase 7 passos para se tornar um líder de sucesso

3 – Lidar com conflitos organizacionais

Pessoas com diferentes personalidades, objetivos e expectativas precisam compartilhar o mesmo ambiente de trabalho e, infelizmente, é inevitável que conflitos possam surgir. O líder tem, então, o importante papel de coordenar esses funcionários e administrar essas eventuais desavenças. 

Com isso, se torna essencial a habilidade de gerenciar os conflitos, compreendendo as razões que levaram a determinada discussão e buscando soluções equilibradas, sem tomar partido. O ideal é que as discussões se tornem soluções positivas e até mesmo diálogos de onde possam sair novas ideias. 

Nesse caso, é preciso ter a confiança dos membros da equipe e proporcionar um ambiente saudável para que todos possam trabalhar motivados e de maneira colaborativa. 

4 – Trabalhar em ambientes estressantes

A pressão e as demandas do dia a dia, seja por parte dos clientes ou até mesmo da complexidade das tarefas, pode fazer com que o ambiente de trabalho se torne extremamente estressante. Lidar com reclamações e problemas faz com que alcançar as metas e resultados fique mais difícil e exige um grande equilíbrio emocional não apenas do gestor, mas também dos colaboradores.

Entre os desafios da liderança está, então, administrar com proeza essa sobrecarga de trabalho, a desmotivação e o estresse – já que tudo isso pode impactar de maneira negativa na produtividade da equipe e, consequentemente, nos resultados. A longo prazo, esses pontos negativos podem afetar a saúde física e mental dos profissionais.

Por isso, o líder deve compreender a importância de priorizar algumas ações, tarefas e entregas, ou seja, realizar a distribuição das funções de maneira equilibrada. Além disso, deve sempre manter o discurso motivador e promover um ambiente saudável para que haja uma melhora nas condições de trabalho.

Tudo pode ser feito a partir de um canal de diálogo aberto com o time, já que, com um bom relacionamento, fica mais fácil manter a equipe focada nos objetivos da empresa, lidar com todos os desafios da liderança que mencionamos nos tópicos acima e gerar transformações significativas para a empresa de um modo geral. Agora, aproveite para conhecer as opções de pós-graduação em 6 meses

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades