Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como começar 2022 com mais disciplina e foco nos objetivos profissionais?

Quando um novo ano começa, esse é o momento em que muitas ideias de projetos surgem. Contudo, quantas vezes você já se prometeu que seria determinado, fez uma lista gigante de objetivos e não concluiu em 12 meses? Por isso, organizar todas as suas metas nesse período e entender a melhor forma de desenvolvê-las é fundamental para ter um ano mais focado e, de fato, produtivo. Ter disciplina se resume a hábitos e rotinas.

De acordo com a Consulting.com, a autodisciplina é um estado da mente e, se você quiser “treinar para ser mais disciplinado, precisa mudar sua mentalidade e ver o mundo sob uma nova luz.” Ter disciplina não deve exigir um esforço hercúleo, mas “uma quantidade normal de esforço, administrado de forma eficaz”.

blog banner desconto em pós-graduação

Para isso, é preciso fazer pequenas e persistentes mudanças em sua rotina. A primeira delas é entender por qual motivo você deseja ser autodisciplinado. Se você tiver um objetivo verdadeiro e se apegar a ele, será muito mais difícil pensar em desistir antes de concluir algo.

Primeiramente: disciplina x motivação

Disciplina e motivação são características que têm relação entre si e podem incentivar você a realizar as tarefas e a seguir com seus objetivos de negócios. No entanto, é preciso saber diferenciá-las.

A motivação vem e vai. Muitas vezes, é movida pelo seu estado de humor e é o que pode te estimular a acordar cedo ou não, por exemplo. A disciplina, por outro lado, é constante. É a prática de treinar a si mesmo para realizar as coisas e não ceder à falta de motivação. Quanto mais você seguir com as tarefas específicas, mais disciplinado se tornará.

Pare de se rotular

Nunca diga para você mesmo que “não consegue”, “não possui tempo” ou que “será muito difícil”. Apenas se proponha e faça. Essa simples mudança de mentalidade é o começo para você iniciar um projeto que há tanto tempo deseja, mas sempre surge uma desculpa para adiar.

Foque em uma tarefa de cada vez e esteja aberto às possibilidades de mudanças no caminho, mas mantenha a consistência. Mesmo que seja um pouquinho por dia, enxergar o que precisa ser feito e executar mudará sua vida.

Saiba dizer não

Se você quer ter um ano de sucesso nos estudos, trabalho, vida pessoal ou qualquer outra coisa, é importante saber dizer não. Para focar em nossos sonhos, muitas vezes, é preciso abdicar de algumas situações.

E, em diversas ocasiões, dizer não para os outros é dizer sim para nós mesmos. Se posicionar e colocar limites também vai te fazer ter mais disciplina em suas metas.

Organize seu tempo

No dia a dia, temos que escolher que atividade executar primeiro e acabamos conduzindo essas escolhas baseadas em muitos fatores. Contudo, organizar o tempo para conseguir cumprir todas as tarefas de seu dia é uma maneira de evitar prejuízos e também de exercer empatia com o seu próprio trabalho.

Respeite o seu tempo, mas não deixe que a procrastinação tome conta. Fique atento às coisas que sugam sua energia e organize-se para dar o seu melhor. Também é importante que seus objetivos tenham prazos para serem cumpridos. A produtividade é companheira da gestão de tempo, ok?

Leia também: Como definir objetivos de carreira e se preparar para alcançá-los

Evite tentações

Segundo um estudo da American Psychological Association, treinar o autocontrole em tentações na hora de ser produtivo não é uma boa estratégia. Por isso, a melhor maneira é de fato evitá-las. Em vez de manter as tentações ou coisas que te atingem em pontos fracos por perto, remova-as antes de engatar em um projeto.

Assim, você fica com a mente mais leve, evita distrações e não precisa gastar energia para decidir que não precisa fazer algo naquele momento. Ter disciplina tem relação com focar em uma escolha.

Estabeleça metas alcançáveis ​​para trabalhar

Outro ponto importante é não ultrapassar os seus limites. Não adianta nada você planejar, por exemplo, trabalhar 15 horas por dia, sendo que, para a sua saúde e produtividade, 8 horas são o ideal. Claro que, em alguns dias, acabamos extrapolando, mas, quando isso passa a fazer parte de sua rotina, algo está errado.

Ter mais disciplina e foco nos objetivos profissionais não significa sobrecarregar, mas saber administrar suas escolhas e ter prioridades. É investir no essencial e não na abundância.

Fique atento ao que você “não” faz

Analisar com o que você gasta energia fora de seus objetivos também é fundamental. Por exemplo, você sabe quanto tempo você passa mexendo no celular? Quanto tempo fica decidindo o que vai assistir? Ou quanto tempo gasta apenas pensando no que gostaria de fazer? Os brasileiros ficam em média 10 horas e 8 minutos por dia conectados a dispositivos móveis. O Brasil é o 2º país que mais passa tempo na internet e também o 3º que mais usa redes sociais.

Agora, já imaginou se pelo menos metade desse tempo fosse utilizado para você realizar seus sonhos e objetivos? Com isso em mente, tente dividir melhor o seu dia no universo digital. Você não precisa se ausentar das redes sociais ou parar de interagir na internet, mas ter equilíbrio e prioridade faz a diferença.

E lembre-se: quanto mais você se inspirar no resultado de sua disciplina para fazer as coisas, mais você se sentirá determinado a trabalhar por eles! Para enriquecer ainda mais o seu 2022, acesse nossa página de curso de extensão gratuito e impulsione sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades