Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Inbound Marketing: tudo que você precisa saber sobre a metodologia

Você sabe o que significa marketing de atração? A metodologia conhecida no universo da comunicação como inbound marketing se popularizou nos últimos anos e, hoje, possui grande destaque no mercado digital. Essa técnica trabalha com o compartilhamento de conteúdo especializado, ajudando o cliente a identificar seus déficits e também a solucioná-los.

O intuito é criar uma relação natural de confiança entre público e marca, para apresentar a empresa como especialista no assunto com a intenção de criar leads, convertê-los em clientes e, por fim, criar divulgação espontânea após a experiência. 

blog banner desconto em pós-graduação

A diferença em relação ao outbound marketing, método tradicional utilizado na área como forma de forçar uma aproximação com o público, é que, no inbound, o cliente é quem procura a empresa. Com a incorporação da metodologia, o foco se torna criar conexões e motivos para que o cliente chegue espontaneamente até o seu site, e-commerce ou blog.

Com isso, é criado um caminho de processos que envolvem o indivíduo em uma jornada de conhecimento sobre a área e o mercado, o que acaba por posicionar o seu produto ou empresa como referência no segmento. 

Leia também: Entrevista com profissional do Marketing: como criar conexão com clientes e entregar valor

Entenda como funcionam as etapas do inbound marketing

O ponto-chave para o inbound marketing é estabelecer uma relação com os potenciais clientes e agregar valor à marca. Para isso, são necessários alguns passos que criam essa conexão de forma inteligente, captando leads qualificados e potencializando a taxa de conversão ao final do processo. Essas etapas são divididas da seguinte forma:

1: Atrair

Foco na geração de leads! Esse é o momento de esquecer toda a energia usada em encontrar os clientes e deixar que eles encontrem você. Isso funciona com a criação de conteúdo especializado, didático e voltado ao aprendizado, utilizando as ferramentas de blog e SEO, por exemplo.

Aqui, é trabalhado o conceito de “boca” do funil, quando atraímos uma grande parcela de indivíduos que têm interesses gerais e, com o crescimento do tráfego espontâneo, cresce também a captação de leads. 

2: Converter

A estratégia agora é fazer que os possíveis clientes troquem suas informações por um conteúdo mais robusto e exclusivo, como materiais ricos ou ofertas. O texto vai direcionar o visitante de forma dinâmica e assertiva até uma landing page, lugar em que o formulário será inserido de forma estratégica, para apresentar a “recompensa” de forma atrativa e inteligente.

3: Relacionar

Hora de identificar em qual momento da jornada de compra o seu lead está. As estratégias mais usadas nessa etapa são o e-mail marketing e a newsletter, com a intenção de criar uma ponte até o cliente, se mostrar acessível e compreender quais são as necessidades de cada um naquele momento. 

4: Vender

Com os leads segmentados, será mais fácil trabalhar suas necessidades e fazê-los avançar até uma das fases finais da jornada: a compra. A personalização é a palavra chave nesta etapa e, com as ferramentas utilizadas na fase de relação, é possível identificar, por exemplo, se o usuário clicou no link disponível no e-mail enviado. Se sim, é a hora de encorajar esse interesse e enviar uma proposta.

5: Analisar

A compra não é a linha de chegada! Que tal fidelizar esse cliente? Chegou o momento de concretizar essa relação, incentivar os feedbacks ao produto ou serviço e resolver eventuais problemas. É importante transmitir a confiança necessária para que não só ele volte a procurar a marca, mas indique a outros possíveis clientes com avaliações positivas, criando maior tráfego orgânico nas redes.

O profissional de marketing e comunicação precisa estar sempre atento às tendências e estratégias do mercado. Agora que você já conhece o inbound marketing, chegou a hora de descobrir o que mais essa área cheia de possibilidades pode oferecer. Confira os cursos de extensão Anhanguera e encontre as ferramentas necessárias para impulsionar sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades