Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como definir objetivos de carreira e se preparar para alcançá-los

mulher em ambiente de escritório para ilustrar texto sobre objetivos de carreira

Ter objetivos de carreira bem definidos faz toda a diferença para alcançar o sucesso no mercado de trabalho. Quando estabelecemos nossas metas, ou seja, onde queremos chegar, é possível avaliar as habilidades que serão necessárias desenvolver e estabelecer planos de ação para alcançar o caminho mais facilmente.

Mas por que é tão importante ter um objetivo de carreira? Os profissionais que possuem metas bem estabelecidas não se deixam levar pelas circunstâncias e, também, não perdem tempo realizando ações que não vão gerar os resultados desejados. 

banner-estuda-week

Se você ainda não tem uma meta de carreira definida, não é preciso se desesperar. É normal se sentir um pouco perdido quando falamos de definir objetivos profissionais, mas isso não significa que você pode ficar parado! Nós te explicamos tudo o que você precisa fazer para definir e alcançar o que almeja profissionalmente.

O que é um objetivo de carreira?

Antes de se preparar para alcançar seu objetivo de carreira, é importante deixar claro o que ele é. Pense onde você quer chegar profissionalmente, por exemplo: um cargo de supervisor ou gestor? Ou prefere ter um cargo executivo em uma multinacional? 

Todos são exemplos de metas para a carreira, ou seja, aquele objetivo profissional que você coloca no currículo – o que é super relevante para explicar suas expectativas aos recrutadores quando se está buscando uma nova oportunidade no mercado e é o que irá destacá-lo dos demais concorrentes.

Como definir objetivos de carreira e se preparar para alcançá-los?

O ideal na hora de definir esse objetivo é identificar quais áreas de atuação mais interessam para a sua carreira e em quais você tem mais habilidade. Para isso, a principal tarefa é fazer um planejamento, baseado em suas preferências e analisando alguns aspectos sobre si, tais como: estudar as competências que você já tem, as habilidades que precisam ser desenvolvidas e estabelecer um período de tempo para alcançar essas metas. 

1 – Saiba as duas competências e defina preferências

A melhor maneira para atingir um objetivo é saber exatamente o que quer, que tipo de trabalho te interessa, o ambiente de trabalho que mais te agrada, etc. – sempre levando em consideração sua experiência de educação e profissional, caso queira se manter na mesma área que já atua, ou o que gostaria de fazer caso esteja pensando em mudar de carreira.

Para te ajudar nessa etapa, responda perguntas como:

  • Quais são os meus principais pontos fracos e fortes?
  • Que tipos de atividades quero desempenhar no meu trabalho?
  • Prefiro gerir o meu próprio ritmo de trabalho ou receber ordens?
  • Em qual tipo de ambiente quero trabalhar?
  • Preciso aumentar minha rede de contatos profissionais?
  • Como imagino a minha vida financeira no futuro?

É essencial não basear as suas respostas apenas em suposições. Tire um tempo para fazer uma pesquisa de mercado, leia revistas especializadas, acompanhe sites especializados em carreira e, se possível, converse com outros profissionais da área. Lembre-se que os objetivos de carreira não precisam ser algo fixo e deve ser adaptado ao longo da sua vida, de acordo com as suas experiências, formações e expectativas.

2 – Desenvolva as suas capacidades

Depois de fazer um reconhecimento sobre os seus pontos fortes e fracos, é hora de melhorar as suas capacidades. É preciso empenhar esforços para crescer e conseguir se destacar em um mercado tão competitivo.

Assim, depois de listar as habilidades que você já tem e quais precisa melhorar, analise como elas podem afetar a sua vida profissional. Por exemplo: se você deseja um cargo sênior, é possível que a empresa exija uma especialização. Se você não possui, pode começar a investir em um curso de pós-graduação ou MBA a distância.

Os cursos online são acompanhados de uma variedade de possibilidades. É possível encontrar opções pós-graduação EAD com valores mais acessíveis, carga horária flexível e com duração variada – que pode ser de 6 ou 10 meses – com a mesma qualidade e ministrados por professores tão qualificados quanto os de cursos presenciais.

3 – Defina ações a curto e longo prazo

Os objetivos de carreira não podem ficar baseados apenas no mundo das ideias. Então, é preciso colocá-los em prática. Ele pode ter diferentes durações, de acordo com o que o profissional acha que é melhor para si. É nessa etapa que o profissional define quais devem ser as ações para conseguir o que quer e ela pode ser:

  • A longo prazo: para quem já possui experiência no mercado de trabalho, tem estabilidade e já sabe exatamente onde quer chegar;
  • A curto prazo: com objetivos mais tangíveis, esses objetivos são ideais para pessoas que estão em processo de mudança de carreira, que nunca fizeram um planejamento ou que ainda nem começaram a trabalhar.

Pensar na duração também ajuda a definir se você deseja incluir outras metas para um objetivo diferente ou até adaptar seu plano atual para se encaixar melhor na sua rotina. 

Agora, vamos conhecer alguns dos benefícios de cursar uma pós-graduação EAD?

Plataforma digital completa, com todas as funcionalidades que você precisa para ter uma experiência completa e exclusiva;

Tutor para orientar, tirar dúvidas, propor discussões em fóruns e acompanhar você em toda sua jornada acadêmica;

Certificação digital, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e com a mesma validade de um curso presencial, em até 24 horas úteis após a conclusão do curso. 

A Black Friday está chegando e, aqui, você encontra a Estuda Week. Conheça!

 

Conheça nossas faculdades