Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Por que o planejamento da carreira é importante?

mulher fazendo anotações no caderno para ilustrar planejamento da carreira

Quando se inicia um curso universitário, o aluno coloca muitas expectativas diante daquela nova fase e conteúdos que serão aprendidos. Porém, com um mercado desafiador e muito concorrido, atualmente, desde cedo, é importante que o estudante trace quais caminhos pretende seguir ao concluir o ensino superior fazendo um planejamento da carreira. É natural também ter dúvidas no início do curso sobre qual rota seguir na profissão escolhida, mas deixar para se preparar apenas no final pode impedir de ter mais sucesso na área.

O planejamento da carreira consiste em determinar qual caminho você deseja seguir dentro de uma empresa ou como profissional no geral. Dessa forma, você saberá, previamente, quais habilidades são necessárias para atingir os seus objetivos. Se você pretende atuar, por exemplo, num determinado setor dentro do curso que está estudando, comece a pesquisar sobre ele, as tendências de mercado, o que você precisa fazer, desde já, para se preparar e se sobressair nos processos seletivos. É uma forma de pensar estrategicamente no seu futuro profissional.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Sendo assim, elabore um plano e coloque no papel onde deseja chegar daqui a dois, cinco ou 10 anos. Assim, você conseguirá visualizar cada etapa e se sentirá mais motivado para atingir cada uma delas. É interessante também conversar com profissionais que já trabalham nesses lugares ou posições que você aspira para ter uma referência e ideia de como eles conseguiram chegar e quais foram os desafios. Como eles já estão efetivamente atuando no mercado, poderão passar também as reais perspectivas de futuro e o que ainda vale a pena ser feito.  

O planejamento profissional te dará um norte e fará com que tenha controle da sua carreira, podendo atingir com mais facilidade os seus objetivos. Você também terá mais clareza dos seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, conseguirá aprimorar as principais fraquezas e adquirir as competências importantes para atingir as suas metas. O foco principal será nas disciplinas apresentadas durante a graduação, mas tendo esse plano traçado você também pode buscar, em paralelo, cursos livres, palestras, workshops e tudo que possa agregar valor ao seu plano de desenvolvimento profissional.

Como fazer um planejamento da carreira?

1 – Estabeleça os seus objetivos e metas

A partir do momento que você tem uma ideia de onde quer chegar por meio de uma autoanálise, chegou a hora de colocar no papel os seus objetivos para começar a agir. Aqui, você pode colocar o cargo que deseja ocupar – caso queira continuar na empresa onde trabalha – quais habilidades você precisa ter domínio para chegar a tal posição, o salário desejado e como você precisa agir para se sentir preparado. Estabeleça metas realistas, de acordo com o seu tempo e condições.

2 – Analise o mercado

Com uma análise profunda de mercado dentro da profissão que você está estudando, terá uma ideia da área que você pode investir tempo e esforços, pois terá subsídios para pensar e fazer comparações. Vale destacar que alguns segmentos ou posições realmente são mais difíceis, mas você não deve desanimar diante da primeira dificuldade. Por isso que, com o planejamento, você estará ciente dessa rota, poderá avaliar todas as possibilidades e se estará disposto a arriscar.

Leia também: Por que ser um especialista abre novos caminhos na carreira?

3 – Invista no networking

Ter uma rede de contatos profissionais é muito importante para se manter atualizado na área, trocar experiências e ficar por dentro, inclusive, de vagas para estágios. Sendo assim, é muito válido desde a faculdade começar a investir em networking. Essa interação ajudará você nessa fase de planejamento e realização de metas. Além disso, se você tiver a oportunidade de estagiar, poderá testar o setor que deseja construir carreira e entender se esse é realmente o caminho que deseja trilhar no futuro.

4 – Coloque em ação

Quando você tiver o seu plano definido e o que precisa ser feito, você deve começar a agir. Se para atingir o seu objetivo você precisa, por exemplo, ser fluente em inglês, comece a ver a possibilidade de ingressar numa escola de idiomas. Essa é a fase em que você começa a ver a ação de forma mais palpável, na prática, pois já traçou a sua meta. Avalie também investir em cursos voltados a soft skills para aperfeiçoar habilidades comportamentais, como inteligência emocional, criatividade e liderança.

Pode acontecer também de precisar incluir no planejamento da carreira uma especialização logo após a graduação. Se esse for o seu caso, que tal já conferir as opções de pós-graduação online da Unopar? Os cursos intensivos contam com duração de 6 meses, disponíveis em diversas áreas do conhecimento, mas também há opções em 10 meses. Aproveite até 10/08/2021 para garantir a sua pós EAD com parcelas a partir de R$ 49. Nessa oferta, você tem 80% de desconto nas três primeiras parcelas e 50% nas demais.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades