Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como ingressar no mercado de trabalho e começar uma carreira?

Você finalizou os estudos e agora que dar o próximo passo para iniciar uma carreira de sucesso? Então, antes de tudo, é importante entender como ingressar no mercado de trabalho. Embora esta fase seja empolgante, ela também pode trazer alguns desafios e fazer com que os profissionais se sintam um pouco perdidos quanto às ações que precisam realizar para alcançar seus objetivos. 

Por outro lado, saiba que existem boas alternativas que podem te ajudar no início de carreira. Neste artigo, vamos te mostrar o que você pode fazer para alcançar o sucesso profissional se você está entrando agora no mercado de trabalho. Acompanhe a seguir.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

3 dicas de como ingressar no mercado de trabalho

1 – Estabeleça metas SMART

Para alcançar qualquer meta que estabelecemos na vida é preciso planejamento – e não seria diferente quando o assunto é o nosso sucesso profissional, concorda? Por isso, a nossa primeira dica é que você use as metas SMART (acrônimo das palavras inglesas Specific, Measurable, Achievable, Realistic, e Timely) ou seja, metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e tangíveis.

As metas SMART são mais eficazes porque te dão muito mais senso de direção, foco e motivação. Vamos ver exemplos  para que o seu início de carreira seja bem-sucedido:

Específica: seja o mais claro e detalhado possível ao traçar esta meta. Pense em quem, o quê, quando, onde e por quê.

Exemplo: nos próximos 6 meses, eu quero estar empregado na área de Educação Especial para que eu possa promover o ensino inclusivo de crianças com deficiência.

Mensurável: quais indicadores você usará para saber se você está progredindo em relação à sua meta.

Exemplo: vou me candidatar a pelo menos dez vagas de emprego nesta semana.

Alcançável: garanta que o seu objetivo seja desafiador, mas, ao mesmo tempo, possível de realizar. Pergunte-se se você tem os recursos necessários para tal.

Exemplo: vou conversar com pessoas que já atuam na área da Educação Especial para entender quais são os desafios e como devo me preparar para eles.

Realista: pense como essa meta vai te ajudar a desenvolver uma carreira de sucesso e porque ela é importante para você.

Exemplo: vou me matricular em uma pós-graduação em Educação Especial para garantir que eu tenha as habilidades necessárias para este trabalho.

Tangível: para te dar motivação, uma meta tem que ter um prazo final. Pergunte-se até quando você quer alcançá-la.

Exemplo: ao finalizar a pós-graduação, eu terei o prazo de 6 meses para começar a dar aulas.

2 – Faça networking com pessoas da área desejada

Construir uma boa rede de contatos é fundamental não só para o início de carreira como para a vida toda. Conectar-se com pessoas que já têm experiência na área que você quer atuar pode te deixar por dentro das tendências, dos desafios, e claro, das oportunidades de emprego.

Leia também: 3 dicas poderosas para fazer networking em cursos EAD

Porém, sabemos que mesmo oferecendo todas estas vantagens, o networking pode ser uma prática intimidadora, especialmente para introvertidos e pessoas que ainda estão começando a carreira. Por isso, veja algumas dicas de como ampliar sua rede de contatos:

✔ Procure fazer cursos e participar de palestras e eventos online na sua área. O fato de ter algo em comum com as pessoas já facilita o início da conversa;

✔ Peça indicação de contatos para amigos, professores e familiares;

 ✔ Estabeleça uma presença online em redes como o LinkedIn e faça posts sobre os seus interesses. Compartilhar conhecimento também ajuda bastante;

✔ Procure agregar valor às suas relações. Antes de abordar um profissional, pesquise a respeito da trajetória dele e mostre que você também está disponível para ajudar.

3 – Invista na sua educação

Se você já finalizou ou ainda está finalizando a graduação, já sabe o quanto vale a pena investir na educação, não é mesmo? Por isso, é importante que você dê continuidade aos estudos e desenvolva habilidades que te ajudarão a ter sucesso no início da carreira. Para começar, você pode investir em cursos livres dentro da área na qual você deseja atuar. 

Eles te ajudam a obter conhecimentos específicos em pouco tempo e podem deixar o seu currículo mais atraente para os recrutadores. E quando se trata de idiomas, como está a sua proficiência? Ter nível de inglês a partir do intermediário é fundamental para o mercado de trabalho e mandatório em muitas vagas.

Além disso, tem aumentado o número de empresas que esperam que os candidatos tenham conhecimento em espanhol devido às relações com os países vizinhos. Outro excelente investimento em educação e que vai fazer a diferença no seu sucesso profissional é uma pós-graduação.

A especialização permite que você aprofunde seus conhecimentos, se torne um especialista na área de interesse e aumente suas chances de empregabilidade. Isso acontece porque, ao contrário da graduação, ainda são poucos os profissionais que possuem um diploma de pós – e o mercado de trabalho valoriza muito isso.

Bem, esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender como ingressar no mercado de trabalho e que você possa utilizar estas dicas para dar início a uma vida profissional de sucesso. E se você se interessou em fazer um curso de especialização, confira opções de cursos de pós-graduação EAD para você escolher. Aproveite e veja como conseguir uma bolsa de pós-graduação e comece a acelerar a sua carreira.

Quer saber mais sobre carreira e outros assuntos de educação profissional? Ouça o podcast Carreira em Pauta! O episódio de estreia conta com a participação do Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page, que traz dicas para quem busca decolar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades