Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Quer desenvolver novas soft skills? 5 livros para você ler

mulher lendo livro para desenvolver novas soft skills A leitura é um hábito saudável que ajuda a estimular o sistema cognitivo e promove o desenvolvimento do vocabulário. Para quem não consegue ter uma leitura constante diária, recomenda-se que comece com 10 minutos e vá aumentando progressivamente até se sentir confortável. Ler bons livros é uma ótima forma de desenvolver novas soft skills, muitas vezes com exemplos práticos e já testados anteriormente. O termo em inglês soft skill representa todas as habilidades que podem ser desenvolvidas por uma pessoa no que diz respeito ao seu comportamento social, como uma boa comunicação, flexibilidade, liderança, poder de negociação e empatia. Apesar de algumas pessoas já possuírem essas características naturalmente, é possível condicionar o cérebro para melhorá-las com dicas simples e, ao mesmo tempo, eficazes. Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

5 livros para desenvolver novas soft skills

Existem muitos autores que compartilham dicas de como melhorar cada uma das habilidades por meio de atividades simples, práticas diárias e estudos constantes. As soft skill são encontradas em pessoas com grande sucesso profissional e cargos de liderança e, portanto, podem ser aprendidas. Confira uma lista com alguns livros renomados com estudos aprofundados sobre o tema e que podem te ajudar nessa jornada.

1 – O poder do Hábito (Charles Duhigg)

O best seller traz uma análise após décadas de observação sobre como a inserção de um novo hábito é capaz de moldar a rotina e trazer novidades boas e não tão boas à nossa vida. Construir e moldar novos hábitos não é uma tarefa fácil e, nessa obra, Duhigg fala sobre hábitos mestres, capazes de desencadear uma série de reações na nossa mente e  que podem ajudar uma pessoa a se organizar melhor.

2 – Comunicação não-violenta (Marshall Rosebnerg)

Você já teve algum problema no trabalho por não ter entendido uma mensagem corretamente? Ou por ter passado uma informação que a outra pessoa não entendeu? Esse é o tema desse livro, que explica sobre ruídos, mal-entendidos e falar sem pensar. A obra também aborda como as discussões e confusões podem deixar o nosso dia a dia mais pesado, prejudicar o desempenho profissional e afetar o psicológico de maneira a desestimular a produção.

Leia também: Comunicação não-violenta: o que é e como colocá-la em prática

3 – Mindset: A nova psicologia do sucesso (Carol S. Dweck)

Depois de pesquisar muito sobre habilidades e competências de pessoas que alcançaram o sucesso com facilidade, a autora escreveu esse que é considerado um dos melhores livros para desenvolvimento profissional. Nessa obra, Carol explica que existem dois tipos de mente: a fixa e a progressiva. Enquanto a primeira acredita que nascemos com traços imutáveis e que o fracasso significa constrangimento, a segunda aposta na evolução constante e enxerga os erros como uma forma de aprendizado. A partir do momento em que conseguimos identificar de qual perfil fazemos parte, fica mais fácil encontrar caminhos para se aperfeiçoar.  Banner do e-book 10 soft skills mais buscadas no mercado de trabalho

4 – Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso (Daniel Goleman)

Daniel Goleman acertou na hora de estudar o cérebro humano de forma mais analítica e chegou a uma conclusão: pessoas com QIs mais altos são aquelas que conseguem lidar com a complexidade cognitiva de profissões mais exigentes, como medicina, direito, contabilidade ou até para ser um executivo de alto nível. Nesta obra, o autor conta um pouco sobre as últimas pesquisas no campo da neurociência e faz um paralelo sobre a mente das pessoas de uma empresa, mostrando como a inteligência emocional pode impactar profundamente no rendimento financeiro de uma instituição. Um livro perfeito para empreendedores, líderes e educadores.

5 – Comece pelo porquê (Simon Sinek)

Temos o costume de enfatizar o que nós fazemos, mas raramente focamos no porquê estamos querendo fazer aquilo. Por isso, muitos profissionais acabam frustrados no mercado: fazer sem saber o porquê se está fazendo. Esse é o tema do livro de Simon Sinek, que explica a importância de entendermos o que nos move para poder compreender qual o caminho que desejamos seguir.  Dessa forma, mantemos nossa motivação sempre ativa, independente dos percalços do caminho. Além disso, o autor também enfatiza três instâncias do poder de decisão – o porquê, o como e o que – compreendendo em essência o que significa cada um na tomada de decisão. Depois de todos esses livros, você já se sente preparado? A LFG é referência nacional na preparação para Concursos Públicos e Exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e aqui você pode entrar em contato com mais essa ferramenta para crescer na sua carreira. Entre para conhecer os cursos na área de Direito que irão turbinar o seu currículo profissional.

[Infográfico] Quais são as habilidades mais valorizadas em um profissional hoje em dia?

Aproveite para desenvolver novas soft skills. Nós listamos 9 habilidades mais buscadas no ambiente de trabalho. Confira no infográfico abaixo: Infográfico 4 - As 9 soft skills mais valorizadas hoje em um profissional

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades