Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Por que ser um especialista abre novos caminhos na carreira?

mulher digitando no notebook para ilustrar pauta sobre especialista

Tornar-se um especialista é uma conquista única na vida de qualquer um. Seja qual for a carreira escolhida, conseguir concluir uma faculdade significa ter vencido uma série de enormes desafios de vida, muitas vezes com pouca idade. É realmente um marco a ser celebrado com muita alegria. Mas, e agora? Concluído o curso superior, qual o próximo passo? 

Com o fim da graduação, é hora de encarar o tão temido e complicado mercado de trabalho, em uma disputa onde você não está sozinho: tantos outros ex-colegas estão no mesmo barco, em que todos eles buscando a melhor forma de começar uma carreira e ter sucesso dentro dela.

Ser um especialista é um diferencial 

Uma das formas mais simples de se diferenciar de tantos outros recém-formados profissionais – e concorrentes em potencial para as vagas de emprego que você almeja – é investir em mais conhecimento. Escolher corretamente uma pós-graduação pode parecer um novo desafio, mas é um passo importante para o futuro no mercado de trabalho. Tenha sempre em mente que aprender algo novo mantém você na prática de aprendizagem, que é uma competência considerada fundamental no mercado de trabalho hoje em dia. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

A pós-graduação funciona como um passo acima no curso superior. Ela permite se tornar especialista em um assunto e tem uma função complementar. Claramente, a principal vantagem é a chance de se diferenciar em meio a concorrência por vagas. Quanto mais conhecimento você tiver, quanto mais especialista em um assunto se mostrar ser, maior será seu nível de empregabilidade.

Além disso, traz a oportunidade de conhecer melhor um tema do seu interesse. Com a qualificação certa, também é muito maior a chance de se lutar por posições mais altas dentro da empresa, depois que você consegue sua tão sonhada vaga.

Montando seu plano de carreira

Se especializar em um setor é um diferencial desejável, mas não deixe de se planejar corretamente para isso. As escolhas certas podem determinar os caminhos a serem trilhados profissionalmente, e as decisões dependem de suas necessidades para o futuro.

Leia também: Plano de carreira: como sua vida profissional pode ser impulsionada

Montar um plano de carreira é uma atitude das mais indicadas. Traçando previamente seus objetivos de sua vida profissional e até mesmo cargos que pretende ocupar no futuro, fica mais fácil compreender quais são as suas perspectivas sobre a área desejada, e selecionar de forma mais precisa qual é a formação ideal para cada caso. Entender as suas pretensões de futuro na carreira é a chave para diminuir as suas dúvidas sobre como investir em conhecimento.

Investir em uma carreira é como um empreendimento: é necessário planejamento e investimento. Se tornar um especialista é parte importante desse processo, e um diploma de pós-graduação e a atualização constante em sua área de formação são imprescindíveis para garantir a empregabilidade. É muito importante estar sempre se atualizando para acompanhar as mudanças do mercado. Dessa forma, é possível fazer a gestão da carreira escolhida e manter a empregabilidade em alta.

Invista em você

A graduação na faculdade vai lhe fornecer a base para o seu futuro profissional, mas é a especialização que vai lapidar esse seu conhecimento genérico e moldar o profissional que você precisa ser. Se tornar um especialista vai afunilar ainda mais seu conhecimento e despontar seu perfil profissional, moldando o caminho para onde você quer ir em sua carreira e em sua área de atuação.

A melhoria do currículo adquirido com uma formação especializada também é uma enorme vantagem. A formação continuada abre muitas portas para impulsionar a carreira e algumas áreas têm uma demanda maior por profissionais especializados. Profissionais mais qualificados são melhor vistos em processos seletivos. Quem se prepara tem mais disposição para enfrentar desafios e tem vontade de se atualizar sempre mais.

Também é importante a atualização do conhecimento: o profissional que investe em si mesmo deve estar sempre à procura de novos elementos e conhecimentos sobre quais atividades fazer e ter em mente que precisa reservar um espaço em sua vida para se modernizar de alguma forma. Além disso, o conhecimento extra adquirido durante um curso de especialização é fundamental na vida profissional, em qualquer carreira. 

Um profissional que busca sempre estar atualizado tem como objetivo se desafiar e superar sempre. É importante usar este conhecimento para ir além do que a empresa espera dele, e estar sempre demonstrando disposição para enfrentar novos desafios. Um profissional de destaque sempre toma a iniciativa, e tem a proatividade como um diferencial.

Chegou seu momento de enfrentar maiores desafios em sua carreira e vida profissional e integrar as melhores equipes de trabalho nas empresas? Então não deixe passar a oportunidade de investir em seu conhecimento, e seja um especialista em seu campo de atuação. Os cursos Up Unopar estão a postos para ajudá-lo em seu desenvolvimento profissional e encontrar oportunidades extraordinárias no mercado de trabalho de sua escolha.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades