Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

6 características de um bom líder: você sabe quais são? Confira!

O líder é uma figura de peso dentro de qualquer corporação – e as características de um bom líder são tão necessárias quanto. Afinal, ele é a pessoa responsável não apenas pela gestão e motivação do time de colaboradores, além da organização de prazos e entregas, participação em reuniões e muitas outras atividades que envolvem essa figura no dia a dia.

Foi-se o tempo em que líder é igual a um chefe que apenas dá ordens para a equipe. A gestão vai muito além e demanda algumas habilidades essenciais, como paixão, pensamento estratégico, visão, boa comunicação, inteligência emocional, disciplina, resolução de problemas e capacidade de se adaptar e de lidar com pessoas que possuem diversas personalidades.

blog banner desconto em pós-graduação

Isso porque a principal responsabilidade dessa figura de autoridade é guiar e ajudar o grupo, tanto a ser mais eficaz nas entregas e concluir seus objetivos quanto a se sentir motivado no trabalho. Quando os colaboradores são tratados de forma justa, eles se sentem mais seguros e engajados no trabalho em equipe.

6 características de um bom líder

Quer saber quais são as características de um bom líder? Confira abaixo:

1 – Ser exemplo e inspiração 

O líder deve servir de inspiração e ser alguém com quem os membros do time se identifiquem e não tenham receio de procurar para pedir conselhos profissionais, sugerir novas ideias, sugestões ou soluções de problemas. 

Quando a figura de liderança tem esse bom relacionamento com todos, fica muito mais fácil identificar talentos, entender como motivar a equipe e reconhecer pontos fortes e fracos de cada um. 

Além disso, é importante ressaltar que os líderes não precisam – e nem devem – ser rigorosos. A equipe não deve temê-los, mas respeitá-los para que os objetivos sejam cumpridos de uma maneira eficaz. 

2 – Atualização constante

Os líderes também devem continuar buscando conhecimento sempre, mesmo se já possuem diplomas de graduação e até de pós-graduação. Eles têm a consciência de que o saber não é estático e que, quanto mais se estuda, mais qualificados eles se tornam para o cargo que ocupam.

3 – Se comunicar com a equipe

É muito importante que o gestor mantenha seus canais de comunicação sempre abertos – seja cara a cara, por e-mail ou qualquer outra plataforma que a empresa use para se comunicar. E, para que a “engrenagem do sistema” funcione de forma correta, ele também deve realizar reuniões periódicas com a equipe, de preferência com um membro de cada vez.

Esse “one on one” é o momento ideal para dar feedbacks sobre as atividades desempenhadas, o desenvolvimento desse profissional e as estratégias que podem garantir mais eficácia nas entregas. Além disso, não esqueça de reconhecer o bom desempenho dos funcionários. Isso também ajuda na motivação que falamos nos itens anteriores. 

4 – Saber tomar decisões assertivas

Bons líderes são especialistas em “apagar incêndios” assim que eles surgem e evitam que o problema respingue na equipe. Essa atitude só é possível quando se sabe tomar decisões que são assertivas e objetivas, gerando novas ideias e soluções. 

5 – Sabe pedir ajuda quando precisa

Não é preciso abraçar o mundo. Por isso, as figuras de liderança devem saber quando pedir ajuda dos demais colaboradores. Reconhecer suas vulnerabilidades é uma das melhores formas de conseguir se desenvolver profissionalmente e ter ideias inovadoras. 

6 – Colocar a mão na massa

Não basta ser apenas observador. É preciso agir. Um gestor não está nessa posição porque é bom em mandar, mas porque toma atitudes que estimulem a equipe, inclusive colocando a mão na massa. É assim que se torna possível atingir os resultados esperados. 

Como atingir o perfil de um bom líder?

É um fato que ser líder não é algo que acontece por acaso. Essa pessoa precisa ter um perfil e habilidades que fazem dela um profissional apto para o cargo. É por isso que, além de correr atrás das características já citadas, o que pode acontecer através de treinamentos, workshops e até mesmo networking com outros profissionais, é preciso trabalhar duro. 

Chegar ao papel de liderança significa ter resiliência, se mostrar bem preparado, vestir a camisa da empresa e se mostrar bem preparado para agarrar essa oportunidade. Ao mesmo tempo, observe suas próprias atitudes e trabalhe algumas características do seu comportamento. 

Aumente a sua motivação e confiança, aperfeiçoe suas habilidades de comunicação e inteligência emocional, seja proativo, tenha uma atitude positiva e demonstre que você pensa fora da caixinha. Dessa forma, será mais fácil chamar atenção daqueles que podem te promover ou te colocar nessa posição de líder. 

Outra dica que se torna cada vez mais essencial para quem quer atingir o patamar da gestão e ainda adquirir características de um bom líder é buscar um coaching. Esse profissional é especialista em técnicas e ferramentas voltadas exatamente para quem quer se destacar na empresa.

Através do coaching, é possível fazer uma autoanálise e se conhecer de forma muito mais aprofundada, desenvolvendo essas competências e entendendo qual é o propósito profissional que você mais almeja. Para desenvolver habilidades de liderança, a dica é apostar em uma pós-graduação em 6 meses online. Conheça os cursos. 

Conheça nossas faculdades