Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Qual seu propósito? 4 passos que você deve seguir para descobrir o seu

Você acredita que cada pessoa nasceu com um objetivo de vida? Se a resposta for sim, então você deve ter a compreensão que cada um tem um processo que demanda autoconhecimento para entender os motivos pelos quais está aqui – e buscar isso com muito entusiasmo. Mas, afinal, você é uma dessas que sabe ou não sabe qual seu propósito

Muita gente sabe o que quer estudar ou com o que quer trabalhar desde a infância. Quem nunca escutou aquela famosa pergunta “o que você quer ser quando crescer?”, não é mesmo? Algumas crianças desenvolvem habilidades com música, escrita, desenho ou outros meios artísticos desde bebês, enquanto outras respondem, com certeza, que querem ser médicos. 

blog banner desconto em pós-graduação

É claro que, com o passar do tempo, essas respostas podem mudar, independente dos talentos naturais. Mas, ainda tem muita gente que persegue com certeza os planos de infância – e tem aquelas que passam a vida adulta tentando entender qual seu propósito. É possível até mesmo fazer faculdade, trabalhar e gostar do que se faz, mas, em um momento de autoconhecimento, descobrir que é apaixonado por algo totalmente diferente.

Então, como descobrir qual seu propósito? 

Se você é uma dessas que está passando por esse exercício de explorar dentro de si e começou a se perguntar coisas do tipo “O que devo fazer da minha vida?”, “Qual é a minha paixão?” ou “Qual é o propósito da minha vida?”, existem algumas dicas que podem te ajudar a descobrir o seu verdadeiro propósito. 

1 – Explore as coisas que você gosta de fazer 

Pergunte o que você gosta de fazer e quais assuntos, habilidades e técnicas são mais fáceis para você. Apesar de ser necessário trabalhar para desenvolver seus próprios talentos, tudo fica mais simples quando você se baseia naquilo que ama. 

Se você ama escrever, por exemplo, pode aprimorar essas habilidades treinando, buscando cursos, workshops e até uma pós-graduação que tenha a ver com isso. Embora seja preciso investir recursos, como tempo e dinheiro, para aprender, o processo não é sofrido porque você está agindo de acordo com as suas paixões. 

2 – Estabeleça as suas prioridades

É preciso criar metas, engajar em causas que vão de acordo com os seus interesses e saber que você está dedicando seu tempo com as suas propriedades. Afinal, se qualquer coisa serve ou se tudo é essencial, perdemos a clareza do nosso propósito. 

Não deixe de pensar em você, apesar da correria do dia a dia, das responsabilidades e das obrigações. É indo atrás do que se quer que se torna possível realizar e viver de acordo com os seus propósitos. 

3 – Olhe as coisas que você já faz

Se não é possível se reinventar do zero, pense naquilo que você já faz no seu dia. Encontrar propósito naquilo que você não considera ideal, mas continua fazendo porque precisa pagar as contas no fim do mês, é uma maneira de não precisar sair por aí tentando encontrar um propósito perdido de maneira desesperada.

Leia também: Como encontrar propósito de vida profissional e ser feliz?

Ou seja, saber qual seu propósito não significa arriscar o que tem e o que não tem, precisar recomeçar sua carreira ou mudar completamente o caminho que você já está trilhando. Tente olhar para sua realidade com outros olhos e compreender de que forma é possível melhorar o seu relacionamento com seus colegas de trabalho ou o ambiente que vocês compartilham, por exemplo. 

4 – Entenda que a autodescoberta que é um processo

É um fato que todo mundo pode encontrar seu propósito, mas não é preciso tornar isso uma obsessão. O autoconhecimento é um processo que pode levar tempo e um trabalho “de formiguinha”. O propósito aparecerá com o tempo, mesmo que demore. O mais importante é você seguir fazendo o seu melhor sempre. 

Teste de propósito: aprenda a fazer

O teste de propósito foi desenvolvido por Chris e Janet Attwood, co-fundadores da revista Healthy Wealthy & Wise, consultores de marketing e autores best-selles do The New Work Times. Eles afirmam que descobrir seu propósito é um processo que pode ser simples. 

O primeiro passo é preencher 15 vezes o espaço em branco na seguinte afirmação: “Minha vida é ideal quando ___.” A palavra ou frase que você escolher para completar esse espaço deve ser sempre um verbo. 

Por exemplo:

  • Minha vida é ideal quando faço parte de uma equipe
  • Minha vida é ideal quando ajudo as pessoas
  • Minha vida ideal é quando coloco meus objetivos em prática

Depois de completar as 15 frases, você identifica as 5 que fazem mais sentido. A comparação deve ser feita da seguinte maneira: escolha 1 frase mais importantes entre as sentenças 1 e 2, em seguida a frase escolhida com a 3, com a 4, até completar o processo e fechar as 5 principais paixões da sua vida. A partir dessas escolhas, fica mais fácil saber qual seu propósito.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades