Soft skills para engenheiros: você sabe quais são importantes?

imagem de dois engenheiros para ilustrar o texto de soft skills para engenheiros

A engenharia é uma das áreas que mais oferece um potencial de crescimento, estabilidade e ganhos aos profissionais, em especial aqueles que buscam sempre melhorar suas habilidades técnicas. Mas existe uma segunda categoria de capacidades que também precisam de atenção: quais são as soft skills para engenheiros

As soft skills, ou “habilidades leves”, em tradução livre para o português, são competências comportamentais, ou seja, aquelas que são adquiridas com experiência, ao longo da vida pessoal e da carreira. Elas envolvem desde relações interpessoais, até a forma como a pessoa lida com situações de adversidade, inteligência emocional, entre outros fatores. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

5 soft skills para engenheiros

Agora que você já sabe o que são essas habilidades, nós te contamos quais são as mais importantes e consideradas indispensáveis na carreira de um bom engenheiro; confira:

1 – Pensamento criativo

Um engenheiro precisa ser capaz de encontrar soluções para diversos problemas, incluindo situações complexas. É aí que entra a criatividade para conseguir aplicar os conhecimentos técnicos de uma maneira que seja capaz de ter um resultado satisfatório. 

A dica para desenvolver a criatividade é sempre pensar em mais de uma solução e evitar aquelas que são as primeiras a virem à cabeça, além de ler, escrever e praticar outras atividades que desenvolvam os neurônios. Assim, você exercita o seu cérebro e as ideias “fora da caixa” passam a vir naturalmente. 

Leia também: Como pensar fora da caixa: 4 dicas para colocar em prática

2 – Pensamento crítico

Além da criatividade, o pensamento crítico também é algo que deve ser trabalhado quando se atua na área de engenharia. Isso porque essa capacidade de refletir e questionar as ações e seus impactos se torna essencial ao executar o planejamento de projetos e a tomada de decisões, em especial quando se está sob pressão. 

Para trabalhar essa habilidade, é preciso aprender com os desafios, refletir sobre as situações e ser proativo para lidar com adversidades.

3 – Comunicação eficaz

Quando se trabalha em equipe, a comunicação se faz muito necessária. No caso da engenharia, é preciso que os engenheiros e os demais colaboradores, como arquitetos, pedreiros, técnicos, entre outros, saibam como passar e receber as mensagens de maneira eficaz para que não haja erro de comunicação. 

Além disso, é preciso apostar em uma linguagem que seja compreensível para pessoas de outras áreas e para os clientes, que geralmente não possuem o conhecimento técnico.

Assim, uma dica é praticar a oratória, mesmo que seja com amigos e familiares, e pedir para que eles te deem um feedback para que possa melhorar os pontos necessários. Lembre-se que a comunicação é desenvolvida com a prática e, quanto mais se pratica, mais confiança você terá ao falar e apresentar sua opinião. 

Banner do e-book Inovação e Sustentabilidade na Engenharia

4 – Gestão de pessoas

Uma das soft skills para engenheiros que se torna mais essencial a cada dia é saber como ser um bom gestor e líder. Com isso, além de ter a capacidade de dividir as funções, é preciso saber estimular as competências coletivas, para que todos trabalhem em equipe e consigam entregar os resultados da melhor maneira. 

Saber delegar tarefas e manter uma equipe unida também estão relacionadas à uma boa gestão, algo que pode parecer mais difícil na prática. 

Mas, afinal, como melhorar o trabalho em equipe? Não existe fórmula mágica, especialmente porque as equipes podem mudar de projeto para projeto e lidar com pessoas nem sempre é algo simples, mas conheça as habilidades de cada um, estude um pouco sobre comunicação verbal e linguagem corporal, e preze pela organização. Listar tudo o que precisa ser feito e definindo o que cada pessoa irá fazer com base nas aptidões de cada um pode ser um bom caminho. 

5 – Inteligência emocional

Muito requisitada para os profissionais atuais, a inteligência emocional é o que guia como cada um lida com situações de estresse e grande pressão. Engenheiros estão sempre trabalhando com prazos e resultados bem definidos, além de uma equipe que precisa ser gerida – o que está ligado à grandes responsabilidades

Assim, é preciso pensar que a produtividade está conectada a como esse profissional lida com as situações. Profissionais maduros, que são autocentrados e conseguem manter a calma na hora certa são muito mais úteis e valorizados, porque, além de saberem como  agir em situações adversas, possuem a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, com empatia. 

Para adquirir inteligência emocional, faça uma auto análise, destacando os pontos em si mesmo que você sabe que são fortes e aqueles que podem ser melhorados. Além disso, preste atenção nas suas emoções, compreendendo-as e aprendendo a dominá-las, e aprenda a prestar atenção nos outros, sabendo ouvi-los. 

Outra forma de exercitar não só o seu emocional, mas também todas as soft skills para engenheiros que citamos acima é apostando em uma pós-graduação online. Ao estudar, o aluno precisa ser comprometido, organizado e saber se relacionar com outras pessoas, além de que um curso exige atividades de leitura, escrita e oratória.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!