Principais competências e habilidades desejadas pelos recrutadores: você sabe quais são?

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Você sabe quais são as principais competências e habilidades desejadas pelos recrutadores? Com cada vez mais candidatos disputando as mesmas oportunidades, é essencial saber quais as skills mais desejadas pelas empresas para que você possa desenvolvê-las e, assim, se diferenciar da concorrência. Continue a leitura para saber mais!

Quais são as principais competências e habilidades desejadas pelos recrutadores?

No geral, são habilidades diretamente relacionadas ao senso de liderança, motivação do colaborador, relacionamento interpessoal, capacidade de adaptação e vontade de acrescentar ao projeto e atingir resultados cada vez melhores.

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Confira a seguir a lista das principais competências e habilidades desejadas pelos recrutadores!

1 – Capacidade de analisar dados

Hoje, as empresas esperam que o candidato saiba trabalhar com dados, ler as estatísticas e conseguir encontrar resultados e novas estratégias. O pensamento analítico é muito importante. Então, um profissional que não tenha essa habilidade já começa em desvantagem em um processo seletivo, principalmente quando essa skill é requisitada. 

2 – Criatividade e inovação

Com o aumento da exigência do mercado por produtos e serviços inovadores e que apresentem novas soluções e serviços adaptados para uma rotina mais corrida e modernizada, um profissional que seja criativo e capaz de enxergar o que mais ninguém consegue ver é uma peça muito desejada pelo mercado.

O profissional precisa ser capaz de buscar soluções inovadoras para solucionar problemas e de ver o mercado de maneira ampla para identificar as necessidades dele e sugerir boas ideias para supri-las. 

3 – Trabalho em equipe e comunicação

Ter a competência de trabalhar em equipe e conseguir colaborar com seus colegas de forma que os resultados venham sempre de forma rápida e com alta qualidade é essencial para conseguir uma boa colocação no mercado.

Neste quesito entra também a habilidade de se comunicar bem e com clareza, fundamental não só para ter uma relação de qualidade com seus colegas como também na elaboração de textos, informativos e relatórios, pois comunicação também inclui boa escrita e capacidade de síntese. 

4 – Proatividade

Ser proativo é uma habilidade muito procurada pelos recrutadores, pois colaboradores que agem com proatividade costumam se preocupar mais com as entregas de resultados e demonstram se importar com o crescimento da empresa.

Em processos seletivos, você pode se demonstrar proativo principalmente nas dinâmicas de grupo, prezando não só pela sua atividade como também se disponibilizando para ajudar seus colegas com mais dificuldade. 

5 – Autoconfiança

Um colaborador que tem autoconfiança é um profissional motivado, seguro de si para arriscar, preparado para os desafios e imprevistos que precisar enfrentar e que tem facilidade de se autogerir.

As funções de liderança exigem candidatos que sejam confiantes, pois são cargos de decisões difíceis, cuja pressão por resultados é grande. Portanto, se você deseja ocupar uma posição de gerência, saiba que precisará demonstrar ser um profissional com muita autoconfiança para seus recrutadores.

6 – Flexibilidade e bom gerenciamento de tempo

O lema “tempo é dinheiro” parece ser cada vez mais verdadeiro, e é baseado nele que os recrutadores e empregadores procuram profissionais que saibam administrar bem seu tempo e fazer um uso inteligente de cada minuto disponível.

Flexibilidade vai ser a capacidade de saber se reorganizar diante de um imprevisto que obrigue o colaborador a adiantar ou adiar o prazo de alguma entrega, por exemplo, enquanto o bom gerenciamento de tempo vai ser fundamental para que o profissional consiga dar conta de todas as suas entregas mesmo com essa alteração de prazos.

7 – Foco em resultados

É a habilidade de priorizar a entrega de resultados a qualquer custo, sem que a qualidade seja alterada, sabendo utilizar os recursos disponíveis da melhor forma. 

Uma das habilidades mais procurada por recrutadores, o foco em resultados é quase que uma obrigatoriedade quando você começa a fazer parte de uma equipe. Logo, pessoas que já apresentam essa característica possuem mais facilidade para conseguir o ingresso no mercado de trabalho.

8 – Inteligência emocional

Habilidade fundamental para que o profissional consiga manter a calma e o foco mesmo em momentos de tensão. A inteligência emocional é uma competência que, quando o candidato não a tem bem desenvolvida, a empresa costuma estimular seu aperfeiçoamento no próprio ambiente de trabalho. 

9 – Sede de aprender

Um profissional que demonstra estar sempre desejando aprimorar seus conhecimentos se destaca entre os demais candidatos, pois uma empresa sempre está à procura de colaboradores ambiciosos e com interesse na própria evolução. 

Tanto no processo seletivo como já ingressado na empresa demonstre sempre o desejo de se aprimorar e comente sobre suas áreas de interesse com seus colegas e superiores. Outra forma de aprender e ampliar seus conhecimentos é investir em uma pós-graduação.

Quer saber mais sobre processos seletivos e quais as principais competências e habilidades desejadas pelos recrutadores? Leia nosso artigo sobre como se preparar para uma entrevista de emprego e aprimore sua performance.

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