Você sabia que o corpo também fala? A forma como você se movimenta, os gestos, a postura, tom de voz e até as expressões faciais podem significar algo. E a importância da comunicação não verbal é justamente essa mensagem que é passada para além das palavras faladas.
No ambiente corporativo, o estudo da comunicação que vai além da fala, ou seja, a não verbal, está muito ligado à entrevistas de emprego e as soft skills, ou seja, aquelas habilidades relacionadas aos comportamentos.
Durante uma entrevista de emprego, por exemplo, os recrutadores podem observar os movimentos e as articulações não verbais como uma forma de compreender o candidato – e até mesmo saber se há algo que não está sendo expressado em palavras.
Com isso, as empresas buscam cada vez mais profissionais que saibam utilizar a comunicação verbal e não verbal no mesmo tom.
Quais são os tipos de comunicação não verbal e como utilizá-la?
Em resumo, a comunicação verbal está relacionada aos meios de expressão por meio de palavras, sejam elas escritas ou faladas. Já a comunicação não verbal tem conexão com os signos visuais, como a postura, os gestos, expressões faciais, tom de voz, contato visual e até mesmo ilustrações e placas.
No momento de se expressar sem verbalizar, o importante é não demonstrar insegurança ou falta de atitude. Por exemplo: ao apertar a mão de um colega ou gestor, um aperto forte demonstra confiança e competência. Da mesma forma, manter o olhar baixo e a cabeça inclinada pode indicar falta de atitude, submissão e até desinteresse. É necessário manter o contato visual e a cabeça erguida para ter mais sucesso na comunicação.
Evite também oscilar a voz para passar autoridade sobre o assunto que você está falando, além de controlar o ritmo da fala. As manias, como roer as unhas ou estralar os dedos, também podem transmitir uma imagem de pessoa insegura.
Qual a importância da comunicação não verbal no ambiente corporativo?
No trabalho, ambos tipos de comunicação, tanto a verbal como a não verbal, estão conectadas. E ter essas habilidades de analisar o comportamento das pessoas para além das palavras ajudam a ter uma visão mais completa da equipe, melhorar o relacionamento com as pessoas e ter mais eficiência.
Para te explicar, detalhamos a importância de ter uma boa comunicação não verbal. Confira:
1 – Construção de boas relações internas
Ter um relacionamento saudável com os gestores, colegas de trabalho e até os clientes depende das habilidades de comunicação. No caso, ter uma boa comunicação não verbal ajuda a conhecer melhor as pessoas com as quais você se relaciona no dia a dia. Afinal, por mais tecnologia e inovadora que seja a empresa, ela ainda depende das pessoas.
2 – Aumenta a eficiência do trabalho em equipe
Uma equipe bem alinhada e com uma comunicação clara tem mais facilidade em se envolver nos processos e nas tarefas diárias. Além disso, fica mais simples entender o que o outro precisa ou está querendo dizer mesmo sem o uso das palavras. Tudo isso ajuda a tornar o trabalho mais eficiente e amigável, evitando ruídos durante a interação.
3 – Diálogo facilitado mesmo a distância
Com a modalidade de trabalho a distância, a comunicação entre a equipe pode ficar prejudicada. Afinal, é muito mais fácil conversar “cara a cara” ou quando se convive com a pessoa todos os dias e passa-se a conhecer o jeito dos colegas de escritório. Mas mesmo em casos em que exista apenas a audição, como através de ligações de telefone ou áudios no WhatsApp, por exemplo, é possível reconhecer detalhes, como o tom de voz.
4 – Comunicação fluida entre equipe e clientes
Tendo uma comunicação boa entre os membros da equipe, fica mais fácil passar as informações necessárias e de maneira correta para clientes ou outros colaboradores, especialmente em situações em que os times precisam trabalhar em conjunto.
5 – Clareza ao se expressar e melhor compreensão
Ao saber utilizar a comunicação verbal e não verbal de uma maneira eficiente, fica mais fácil se expressar com clareza e, também, ter mais interpretação para compreender o que os colegas e clientes querem dizer. A soma das duas técnicas complementa a mensagem.
6 – Melhor uso das suas capacidades profissionais
Ao conhecer e saber aplicar as suas habilidades técnicas de comunicação, você se torna capaz também de aprender e melhorar outras capacidades, como relação interpessoal e interpretação, por exemplo. Algumas habilidades e capacidades estão diretamente relacionadas e te ajudam a ser um profissional melhor e mais experiente.
Após saber a importância da comunicação não verbal, por que não buscar formas de exercitá-la? Além do dia a dia no meio corporativo, uma pós-graduação rápida ajuda você a se tornar especialista na sua área e, também, a aprender novas habilidades comportamentais e técnicas.