Na era da transformação digital, como se manter relevante no mercado de trabalho?

imagem para ilustrar o texto de era da transformação digital

Com a chegada da era da transformação digital, todos os profissionais precisaram se adaptar aos novos tempos. Isso implica em estudar os cenários e se preparar para ser um profissional preparado para os desafios do mercado de trabalho.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Para isso, admitir que é necessário se adaptar para conseguir sucesso na carreira neste novo ambiente é só o primeiro passo para aprender a conviver com a tecnologia no ambiente profissional!

As profissões da era da transformação digital 

As principais profissões desta nova fase do mercado de trabalho são, direta ou indiretamente, à área da tecnologia. 

Profissionais do setor começaram a ser cada vez mais requisitados pelas empresas, para desenvolver sistemas e produtos que supram as necessidades do mercado. A demanda está cada dia mais alta, não só pelo aumento de atividades profissionais que exigem a criação, manutenção e atualização de tecnologias que satisfaçam os desejos dos empregados e consumidores como pela capacidade técnica exigida desses colaboradores. 

Portanto, se você gostaria de construir uma carreira sólida na era da transformação digital, procure uma formação em engenharia de dados, cibersegurança, ciência de dados, desenvolvimento de back-end e analista de sistemas, entre outras opções na área de tecnologia que são consideradas as mais promissoras por uma pesquisa do LinkedIn

Existem boas pós-graduações que vão te capacitar para atuar nessas áreas. Portanto, encontre a que melhor encaixa no seu perfil e faça esse investimento.

O mercado de trabalho tradicional

Caso você não seja da área de tecnologia e não queira fazer essa transição de carreira, é possível estudar como adaptar sua função no mercado de trabalho tradicional e seguir se destacando na era da transformação digital. 

O setor de recrutamento, por exemplo, está se modernizando com a adoção de tecnologias para organizar os processos seletivos digitais, que ficaram em alta principalmente após o aumento do home office

Em muitas empresas, o processo de análise de personalidade do candidato é feito por um software, que indica aos recrutadores qual é o perfil de cada candidato segundos após o preenchimento dos formulários digitais. 

Profissionais que têm facilidade de mexer com códigos de programação ou possuem um pensamento lógico ágil se adaptam bem mais facilmente em cenários como esse, que unem o tradicional com o moderno. Com isso, se você tem essa skill, é um passo adiante para se destacar na era digital.

Para treinar seu pensamento lógico, leia bastante, pois interpretação de dados nada mais é do que a capacidade de organizar em frases e conjunto de informações os objetivos que você precisa alcançar, ou calcular quais são as ferramentas que você tem em mãos. 

Com o tempo, a habilidade do pensamento ágil virá naturalmente. Mas, para isso, você precisará praticar bastante e estar atento constantemente aos pontos que você ainda pode melhorar na sua leitura de dados.

A evolução do marketing 

Com os recentes avanços digitais, a área de marketing evoluiu bastante, incorporando diversas tecnologias nas suas atividades.

Se você faz parte deste mercado e gostaria de se manter em destaque, atualizado com todos os pré-requisitos solicitados nas principais empresas, deve estar sempre bem informado em relação a cada novidade em vendas e dominar todos os conceitos tecnológicos do setor. 

Conhecer Marketing Digital e saber como trabalhar com algoritmos faz uma enorme diferença nesse mercado, e o profissional que domina o assunto consegue boas colocações em qualquer grande empresa do ramo. 

Além de saber como colher as informações obtidas pelo algoritmos de forma correta, é necessário entender como utilizá-las para impulsionar suas vendas, atrair mais clientes e criar uma forte presença da sua marca no digital. 

Também é preciso entender como utilizar as redes sociais e as plataformas multimídias a favor da sua empresa, criando identidade visual, ampliando o alcance da marca e fidelizando o público-alvo. O profissional que conseguir dominar todas essas habilidades conseguirá facilmente se destacar nesse novo cenário do ambiente de vendas. 

Portanto, estudar marketing digital é muito importante, mas tão fundamental quanto é colocar em prática todo o conhecimento teórico. 

Para isso, desenhe estratégias de vendas e como aplicá-las da melhor forma no seu produto, utilizando a potência das redes sociais. As primeiras tentativas podem não dar o resultado que você espera, mas o importante é insistir na prática até que você consiga a experiência necessária para traçar planejamentos vencedores.

A importância da especialização

Como dito anteriormente, estudar e fazer pós-graduações é de extrema importância para conseguir se manter em destaque em um ambiente tão dominado pela evolução tecnológica como o atual mercado de trabalho. 

Pesquise bastante sobre as especializações disponíveis e quais delas mais combinam com o seu perfil profissional. Existem diversas opções que envolvem tecnologia e que vão te capacitar para atuar com alta performance, fortalecendo seu currículo e te ajudando a trilhar uma carreira de sucesso.

Voltar seu foco ao aprimoramento profissional e colher o máximo de conhecimento possível durante a sua trajetória é fundamental para você conseguir se adaptar o mais rápido possível ao novo cenário do mercado de trabalho. 

Encare a especialização como um novo desafio profissional, sendo uma etapa importante para você se manter relevante no mercado de trabalho. Conheça os benefícios que o ex-aluno Anhanguera tem na pós-graduação EAD da instituição, escolha sua especialização e entre com tudo na era da transformação digital.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!