Como traçar estratégias de engajamento nas redes sociais e impulsionar a marca?

imagem para ilustrar o texto de estratégias de engajamento nas redes sociais

Para fazer sua marca obter sucesso no ambiente digital, você precisa elaborar estratégias de engajamento nas redes sociais, pois assim você cria um vínculo com os consumidores e conquista a fidelidade deles. 

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Mas essas estratégias também servem para atrair mais clientes. Quanto mais sua marca for conhecida, maior será seu número e a conversão desse engajamento em consumo. 

5 dicas para montar suas estratégias de engajamento nas redes sociais 

1 – Conheça seu público

É conhecendo o comportamento do seu público que você vai conseguir entender como montar sua estratégia para conquistar a sua atenção.

Toda marca precisa entender quais são os gostos e preferências do seu público-alvo para se destacar no mercado. Esse conhecimento será a base das campanhas digitais que serão divulgadas nas redes sociais.

Para colher essas informações, você pode encomendar um estudo. Com os resultados em mãos, é possível analisar quais são os traços comportamentais que combinam com o perfil da sua empresa e ir testando para ver se eles correspondem com o interesse dos seus clientes.

Outra alternativa é realizar a pesquisa em um contato direto com o consumidor, através do Google Forms, entrevistas com clientes na sede da empresa ou promovendo um canal de comunicação no qual as pessoas podem mandar suas críticas e sugestões diretamente via e-mail ou WhatsApp. 

As perguntas a serem feitas precisam buscar entender o comportamento dos clientes. 

Costumes de consumo, quanto tempo costumam passar nas redes sociais, o horário que eles navegam mais na internet e o tipo de conteúdo que mais atraem a atenção dos consumidores. Tudo isso vai ajudar a marca a se destacar no ambiente digital. 

2 – Respeite o cronograma

Para que a estratégia nas redes sociais dê certo, você precisa ser fiel ao seu cronograma e criar uma rotina de publicações, que pode ser diária ou semanal. Manter essa constância de publicações sem interrupções é fundamental para que você crie nos seus clientes uma rotina de consumo. 

Ou seja, se a sua marca faz postagens de novos conteúdos toda segunda, quarta e sexta, entre o meio dia e às cinco da tarde, nesse período o seu público-alvo já estará acostumado a ficar acompanhando sua página à espera de novas postagens, o que automaticamente vai criar nele o costume de sempre acompanhar o perfil da sua marca.

Logo, os usuários também estarão mais propícios a receber anúncios da sua marca, o que vai incentivar neles o hábito de consumir mais produtos da sua empresa, visto que ela já faz parte do cotidiano dele e a identificação já foi criada através da estratégia de engajamento. 

3 – Compartilhe conteúdos interessantes

O conteúdo que você compartilha nas redes sociais precisa ser muito bem pensado e planejado para que ele gere engajamento, pois postar apenas o que está “na moda” ou o que gera interesse para você pode não funcionar com seus clientes.

Produza o conteúdo de acordo com as preferências do seu público, pois as chances dele gerar engajamento são muito maiores quando condizem com o que já é um hábito de consumo do seu público-alvo.

Você pode variar entre postar conteúdos institucionais, falando sobre a marca em si, os produtos e serviços que ela oferece, a história da empresa e divulgando promoções, e conteúdos informativos e de entretenimento, como notícias sobre a área que sua empresa atua e curiosidades. 

Constantemente, você também pode interagir com sua audiência, realizando posts que se refiram diretamente ao cliente, como perguntar a opinião dele sobre determinado assunto ou promover uma votação sobre qual deverá ser a próxima promoção da marca. 

Isso é ótimo para que o cliente se sinta participando ativamente do cotidiano da empresa, inclusive influenciando em decisões da marca, aumentando, assim, sua identificação.

Uma dica muito importante é estar sempre atualizado com os assuntos do momento e, quando fizer sentido, abordar esses assuntos nas postagens. 

Como o algoritmo das redes sociais automaticamente impulsiona o que está em destaque no momento, ele levará sua página para mais pessoas de forma orgânica, fazendo que sua marca alcance novas pessoas.

4 – Invista na influência digital

Recentemente a Robert Half, empresa de consultoria de recursos humanos, divulgou uma pesquisa revelando que 50% dos internautas brasileiros têm seu hábito de consumo baseado em divulgações de influenciadores digitais.

Visto isso, é evidente a importância de contar com a parceria com um influenciador digital para impulsionar o alcance da sua marca e converter os likes em vendas. 

Mas você não pode contratar qualquer influenciador, pois dependendo do segmento que sua marca atua e do público do influencer essa parceria pode não dar frutos. Por este motivo, é essencial estudar o perfil do influenciador contratado para ver se as visões da sua empresa e a dele convergem. 

O ideal é que você trace sua estratégia de engajamento junto com o influenciador, para agregar a visão dele ao projeto e contar com o conhecimento de alguém já familiarizado com a internet para absorver as dicas que ele irá sugerir. 

5 – Estude sobre marketing digital

Ter conhecimento sobre marketing digital vai fazer uma grande diferença no momento de traçar estratégias de engajamento de sucesso e conseguir transformar a imagem da sua marca na internet.

Por mais que pareça algo fácil de se fazer seguindo as dicas citadas acima, a área é muito ampla e possui segmentos que, quanto mais profundamente você estudar, melhor será sua elaboração de projetos de sucesso no ambiente digital.

Faça um curso de MBA na área, aprimore os seus conhecimentos e desenvolva estratégias de engajamento nas redes sociais que vão elevar sua marca a um outro patamar.

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