5 ações que estão acabando com a sua produtividade

seta para cima e para baixo para ilustrar texto sobre produtividade

A produtividade no trabalho tende a variar a cada dia, dependendo de ações externas e do nosso humor. Porém, algumas atitudes podem fazer a entrega ser abaixo do que esperamos, nos deixando frustrados. O grande problema é que, muitas vezes, não sabemos o que pode ter deixado o nosso dia tão improdutivo. Confira uma lista com algumas atitudes do dia a dia que podem estar atrapalhando.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que acaba com a produtividade?

1 – Falta de noites de sono

Uma noite bem dormida de sono é essencial para manter o nível de estresse sob controle, além de influenciar no humor. Uma pessoa adulta precisa de, aproximadamente, oito horas de sono bem dormido, com momentos de sono REM (quando estamos em sono profundo) para que o nosso metabolismo continue funcionando adequadamente, já que uma noite de sono fragmentado é prejudicial à saúde.

Faça o cálculo de que horas você precisa dormir para poder se programar. Se você acorda às 7h, lembre-se de às 22h diminuir o uso de celulares ou computadores, que emitem luz azul e diminuem o sono, e preparar um chá calmante para poder desacelerar o corpo. Um banho quente também diminui a pressão sanguínea e ajuda a relaxar alguns minutos antes de ir para a cama.

2 – Uso do celular assim que acorda ou antes de dormir

Acordar e já começar a ler as notificações do celular pode ser um contratempo que você não previa no seu dia. É comum as pessoas acordarem cedo, começarem a ver as mensagens que já chegaram e aproveitarem o tempo nos aplicativos para dar uma olhada no feed e conferir alguns e-mails. 

O problema desse hábito é que, normalmente, perdemos a noção do tempo e, por isso, deixamos de fazer coisas importantes nesse período. Uma dica é sempre desligar o despertador, ir ao banheiro, lavar o rosto ou tomar um banho, escovar os dentes e preparar um bom café da manhã. Só depois pegue o celular e inicie o dia normalmente.

Leia também: Como aprender com os erros e usá-los de aprendizado?

3 – Deixar o exercício de lado

Fazer atividades físicas estimula o cérebro, reduz a pressão cardíaca, aumenta os níveis de serotonina e endorfina, regula a liberação de ocitocina e diminui o estresse. Tudo isso só colabora para que a sua rotina tenha mais qualidade e bem-estar. A falta de exercícios pode ser um fator que pesa contra a sua produtividade em dias de um rendimento mais baixo.

banner do e-book que aborda gestão de tempo e produtividade

4 – Comer mal ou em quantidades desproporcionais

Quando comemos muito e de uma vez, nosso corpo precisa desprender energia para que os alimentos sejam processados e possam se transformar em mais energia para o organismo. Por isso, o nosso cérebro reduz a atividade cerebral para concentrar os esforços em uma só área: o estômago. 

Neste caso, é comum ficarmos com sono e sentirmos o pensamento mais lento, com a diminuição do rendimento nos momentos depois do almoço. Algo similar acontece quando estamos com fome. O corpo começa a procurar energia em busca de glicose para manter o organismo funcionando. Desta forma, o cérebro fica improdutivo e focado, primeiramente, em sobrevivência.

5 – Perder tempo com coisas desnecessárias 

A primeira atitude do dia de qualquer profissional é organizar as suas tarefas, e isso significa selecionar as prioridades. Portanto, perder horas com decisões que deveriam ter sido feitas em minutos significa atrasar o restante das entregas e, consequentemente, sentir que o seu dia passou rápido demais ou que você o perdeu.

Um dos melhores recursos para te ajudar nesta tarefa é o uso dos planners. Disponíveis nas versões on-line, via aplicativo ou até mesmo em agendas e folhas de papel, eles permitem que você tenha uma visão macro de como será a sua rotina e consiga dividir as horas do dia adequadamente entre uma tarefa e outra.

Caso você esteja em dúvida sobre as tarefas mais importantes ou sobre qual delas realmente você precisa empenhar um tempo, fale com a sua equipe ou com seu líder para poder ser orientado da melhor forma possível. Além de mostrar aos demais que a opinião do outro importa, você também conseguirá medir melhor os próximos trabalhos que entrar e poderá analisar o seu rendimento desde então.

Preste atenção nos pontos mencionados para evitar acabar com a sua produtividade. Além de seguir essas dicas, invista em uma pós-graduação para crescer na carreira e alcançar todos os seus objetivos profissionais. Confira opções de pós-graduação EAD em 9 áreas do conhecimento. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!