Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Adaptabilidade e flexibilidade: como desenvolvê-las com 5 dicas

imagem para ilustrar o texto de adaptabilidade e flexibilidade

O mercado de trabalho atual é altamente dinâmico, principalmente se considerarmos que, de acordo com um levantamento global realizado pela consultoria Brain & Co, o que segura as pessoas em empregos não é mais a estabilidade, mas sim os benefícios, salários e as oportunidades de aprendizado. Esses fatores exigem que os profissionais desenvolvam características positivas para a carreira, como a adaptabilidade e flexibilidade.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Ambas habilidades fazem parte das chamadas soft skills, aquelas que estão ligadas ao comportamento e são cada vez mais valorizadas por empresas e líderes. Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, tanto a adaptabilidade quanto a flexibilidade são consideradas competências do futuro. 

Adaptabilidade e flexibilidade: o que são essas características?

O profissional flexível possui autonomia para definir suas condições de trabalho. Isso pode ser, por exemplo, em termos de horário e local, mas também na própria prática diária, em que o funcionário abre mão da “rigidez” dos processos e toma decisões mais assertivas. Com isso, há mais responsabilidade agregada às escolhas e é uma maneira de apostar no potencial desse colaborador. 

Já a adaptabilidade está ligada à capacidade de lidar bem com cenários adversos e situações diferentes das que já viveu. Uma mudança de emprego, de modelo de trabalho (como o home office) ou de liderança, por exemplo, exige que o trabalhador se adapte – e quanto mais fácil for esse processo, mais adaptável ele é.

A flexibilidade e a adaptabilidade andam de mãos dadas, já que as pessoas precisam demonstrar serem flexíveis para modificar seus processos e, então, se adaptar a elas. Além de utilizar da flexibilidade, a adaptabilidade une ainda a resiliência para lidar com as mudanças que possam surgir durante a vida pessoal e profissional. 

Por que é importante desenvolver adaptabilidade e flexibilidade no universo corporativo?

A partir dessas características, é possível aproveitar mais as oportunidades que o mercado de trabalho oferece. Isso porque ser flexível e adaptável demonstra que você é um profissional comprometido, mas que tem facilidade para trabalhar em novos projetos, utilizar novas tecnologias ou fazer parte de equipes diferentes – o que não se restringe a apenas um método de trabalho ou área de atuação. 

É extremamente valioso que um colaborador consiga se mostrar adaptável ao prever cenários futuros, como estudando temas que são tendências da sua área. Dessa forma, você consegue se preparar para as mudanças de mercado, se tornar capacitado para as possíveis novas demandas e ainda se destacar com muita proatividade. 

Porém, também é possível demonstrar essa flexibilidade para uma situação que é diretamente imposta à você. Por exemplo: você precisa trabalhar com um novo sistema de tecnologia que não possui familiaridade. Para se adaptar nessa situação e manter seu emprego, opta por se qualificar e adquirir conhecimento sobre o tema. 

5 dicas para desenvolver adaptabilidade e flexibilidade no trabalho

Agora que você já sabe a importância dessas duas capacidades, é hora de desenvolvê-las. Separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a adquirir a facilidade de se adaptar e, ainda, evoluir nos seus hábitos e na sua rotina. 

1 – Enxergue as mudanças como oportunidades

Não é sempre que as coisas vão acontecer como planejado, mas isso não quer dizer que você precisa encarar essas novidades de maneira negativa. Em vez de enxergar obstáculos e dificuldades, pense nesses momentos conturbados como oportunidades para evoluir. 

Não é fácil, mas, com o tempo, essa atitude se torna parte do seu dia a dia e fica mais fácil ver as conquistas mesmo em meio às adversidades.

2 – Aposte na positividade

Essa dica se une ao que citamos anteriormente: tente criar uma visão mais otimista dos acontecimentos ao seu redor. Focar no lado positivo das situações vai te ajudar a pensar em soluções mesmo quando as coisas não saem do jeito que você deseja. Com isso, fica mais fácil se adaptar às surpresas. Em vez de relutar, abrace a situação.

3 – Aprenda com os seus erros

Você tem muito para ensinar a si mesmo e, mesmo que o sentimento de cometer o erro não seja legal, pode ser importante aprender com as falhas e seguir em frente para buscar soluções. Por isso, analise as suas ações do passado e do presente para descobrir onde cometeu erros e acertos e, assim, se projetar para o futuro. 

4 – Saia da sua zona de conforto

Pode soar óbvio, mas é preciso sair da zona de conforto para se enxergar como alguém que se adapta bem nas situações mais adversas. E é comum sentir medo de experimentar coisas novas, mas não deixe que o medo de tentar te impeça de conseguir o que quer. No começo pode ser difícil, mas, com o passar dos dias, fica mais fácil lidar com o novo e os desafios te ajudam a se tornar mais flexível e adaptável. 

5 – Trabalhe a autoconfiança

Confiar em si mesmo é saber que tudo vai dar certo mesmo que a situação saia do controle. Afinal, você tem total capacidade e talento para encontrar as melhores soluções e transformar situações ruins em positivas – mesmo que precise da ajuda de terceiros para isso. Não deixe de reconhecer as suas qualidades.

Adaptabilidade e flexibilidade também são capacidades adquiridas através do aprendizado. Que tal apostar em uma pós-graduação EAD, que exige a adaptação em um ambiente online e permite que você seja flexível estudando onde e quanto quiser? Aposte!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades