Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como fazer uma boa administração de carreira e atingir suas metas

administração de carreira

Para ter uma boa administração de carreira, é preciso muita disciplina, foco e paciência para não pular nenhuma etapa. Porém, quando o planejamento é feito com rigor, os resultados são sólidos e o sucesso garantido.

Administrar com responsabilidade sua carreira é um compromisso que você fecha com você mesmo. É praticamente impossível ter uma vida profissional de sucesso sem a dedicação e organização. Logo, uma boa administração é indispensável. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Neste artigo, você saberá como gerir sua carreira da melhor forma possível, porém lembre-se que não existe modelo único. Provavelmente, você precisará encarar muitas adversidades e seus planos poderão mudar pelo caminho. Portanto, tenha em mente que, muitas vezes, você terá que ser maleável e lidar bem com o improviso. 

Qual o papel do planejamento de carreira?

Fazer um planejamento de carreira é fundamental para ser um profissional de sucesso. Quando você define qual é seu objetivo final, estabelece quais são os passos que você precisa percorrer para chegar até lá e estrutura seu caminho, as chances de sucesso são muito maiores. 

Ter pequenas metas concretas para seguir, ou seja, objetivos menores e mais fáceis de concluir que progridem aos poucos até chegar ao propósito final, é a fórmula mais fácil de estruturar sua trajetória rumo ao sucesso. 

Por exemplo: ao invés de focar direto em viver uma situação financeira confortável depois de 20 anos de carreira, pense quais são os passos para chegar lá e estabeleça eles como meta. 

Perceba que as metas vão se tornando mais complexas gradualmente. É para isso que existe o planejamento de carreira: você estabelece com antecedência quais são os passos a serem dados, se planeja para que eles sejam alcançados no prazo estipulado e executa o plano, sempre objetivando alcançar a meta final. 

É claro que imprevistos acontecem e, talvez, você precise rever alguma etapa ou buscar um caminho alternativo diante de algum desafio. Nesses casos, é compreensível agir de forma contrária do que você tinha planejado. Porém, ao ter o planejamento de carreira como referência, será mais fácil para se reorganizar. 

Como fazer uma boa administração de carreira?

Determinação e comprometimento são características fundamentais de uma boa administração de carreira. Isto porque o processo, quando feito corretamente, exige muita dedicação e paciência para esperar os resultados surgirem. 

Agir de forma precipitada atrapalha o andamento do seu planejamento, assim como desmotivar logo no primeiro obstáculo enfrentado. Ter uma carreira de sucesso significa enfrentar muitos desafios. Afinal de contas, um profissional cresce justamente porque passou por situações como essa e se aprimorou através das dificuldades. 

Quando falamos de se dedicar à administração da sua carreira, também consideramos que você deve reservar algumas horas da sua rotina à gestão dela. Isso significa analisar com certa frequência se seus planos estão caminhando como você gostaria, se algum ajuste na sua trajetória é necessário e como você pode melhorar ainda mais sua performance. 

É uma tarefa trabalhosa, mas que traz muitos benefícios a curto e longo prazo. Assim, você conseguirá ajustar cada passo ao melhor caminho rumo ao seu objetivo e ir colhendo os frutos que um trabalho atencioso e paciente é capaz de produzir. 

Veja outras dicas!

Acima de tudo, seja paciente com você

Cometer erros e precisar recalcular rotas são ações que fazem parte da trajetória de profissionais de sucesso. Por isso, não seja rigoroso consigo mesmo. Respeite seu tempo de aprendizado e busque tirar uma lição a cada situação que saiu como você não esperava. Essa é a melhor forma de se aperfeiçoar e atingir o nível de atuação que você considera ideal. 

Lembre-se também que cada pessoa possui dificuldades e pontos fortes diferentes. Logo, se comparar com outras pessoas não será nada produtivo. Isso só irá te gerar ansiedade e prejudicar ainda mais a gestão da sua carreira, colocando uma pressão desnecessária em cima de você. 

Quando você estiver insatisfeito com a sua performance, o mais indicado é fazer uma análise retroativa da sua carreira. Busque entender o que você pode melhorar e quais habilidades você precisa desenvolver melhor, com foco em encontrar saídas para os problemas que está enfrentando. 

Essa é a administração mais inteligente a ser feita em momentos de crise. Tenha sempre em mente que você é sua maior ferramenta de trabalho e se desgastar mentalmente é o mesmo que se desvalorizar. Com paciência, você é capaz de identificar os erros que está cometendo e corrigir sua rota. 

Invista em uma especialização

Um dos maiores investimentos que você pode fazer pela sua carreira é buscar uma especialização e se aprimorar profissionalmente, para estar ainda mais preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Se tornar um profissional de destaque passa por investir em uma pós-graduação.

Esse passo faz parte do compromisso em dedicar parte do seu dia à gestão da sua vida profissional, então leve esse compromisso a sério. Para dar resultados, seu tempo de estudo deve ser adequado ao necessário para seu tempo de aprendizagem. 

Uma pós-graduação também trará amadurecimento à sua visão de mundo e vai te ajudar no momento de fazer uma boa administração de carreira. Faça já este investimento!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades