Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quais as principais habilidades para trabalhar em equipe: veja 6

habilidades para trabalhar em equipe

Possuir habilidades para trabalhar em equipe, mantendo um clima harmonioso e agradável no ambiente de trabalho, é essencial em qualquer área de atuação.

Independentemente do cargo, interagir com colegas, supervisores e clientes faz parte da rotina de tarefas e responsabilidades, tornando as competências interpessoais imensamente importantes.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Afinal, é impossível fazer parte de uma cultura organizacional, trabalhando de maneira síncrona e produtiva, sem manter um contato direto e constante com os outros membros da equipe.

Hoje, vamos descobrir as 6 principais habilidades para trabalhar em equipe, assim como a importância das interações sociais no ambiente de trabalho.

Confira!

Por que é importante possuir habilidades interpessoais no trabalho?

Estabelecer laços duradouros com os colegas possui diversos benefícios a longo prazo. Entretanto, para fazer e manter tais laços, é fundamental dispor de competências interpessoais e habilidades para trabalhar em equipe.

Saber se comunicar, possuir inteligência emocional, resolver problemas e trabalhar em conjunto são essenciais para a manutenção de um relacionamento saudável com o time.

Entre as vantagens de possuir habilidades interpessoais no trabalho, estão:

  • Aumento da sensação de conforto e pertencimento na equipe;
  • Maior eficiência e colaboratividade entre os colegas de trabalho;
  • Criação de uma rede de networking sólida e duradoura;
  • Melhora no humor e nas emoções do dia a dia.

6 principais habilidades para trabalhar em equipe

Candidatos que possuem habilidades para trabalhar em equipe costumam se destacar em processos seletivos e chamar a atenção dos recrutadores.

Afinal, tais competências demonstram uma grande capacidade de resolver conflitos, liderar equipes, comunicar-se efetivamente e trabalhar de maneira eficiente.

A seguir, listamos as 6 principais habilidades para trabalhar em equipe!

Confira. 

1 – Comunicação

A capacidade de se comunicar de maneira clara e eficiente é crítica quando se trata de habilidades para trabalhar em equipe. 

Ao trabalhar com outras pessoas, é essencial conseguir compartilhar pensamentos, ideias e informações de maneira eficiente e clara, tanto verbal quanto não verbalmente. 

Expressões faciais, linguagem corporal, gestos e contato visual também são componentes importantes da comunicação profissional.

2 – Responsabilidade

Uma das mais importantes habilidades para trabalhar em equipe é a responsabilidade.

Dentro da dinâmica de um time, é importante que todos saibam as tarefas e atividades pelas quais são responsáveis, esforçando-se para concluí-las no prazo e no padrão estabelecido.

Com toda a equipe funcionando adequadamente e assumindo suas próprias responsabilidades, é possível trabalhar em conjunto, visando um objetivo comum.

3 – Colaboração

Outra competência importante é a colaboração entre os colegas.

O trabalho em equipe existe justamente para que um grupo de indivíduos, com um conjunto diversificado de habilidades e talentos, possam trabalhar em direção a um objetivo comum.

É crucial saber colaborar com os outros colegas da equipe, compartilhando ideias, melhorando o trabalho uns dos outros e auxiliando o time como um todo.

4 – Empatia

Muitas vezes esquecida entre as habilidades para trabalhar em equipe, a empatia possui um lugar de suma importância no ambiente de trabalho.

Ser empático com os colegas de equipe e com os integrantes do time é fundamental para entender os sentimentos e dificuldades que fazem parte de seus cotidianos.

Reservar um tempo para ouvir e compreender como os outros pensam e trabalham pode acabar auxiliando na comunicação interpessoal do grupo, facilitando as interações e aumentando a produtividade.

5 – Honestidade

Ser honesto e transparente no ambiente de trabalho significa resolver conflitos de maneira eficiente e responsabilizar-se pelos equívocos cometidos durante o expediente, por exemplo.

Sem transparência, pode ser difícil para uma equipe desenvolver confiança entre os próprios integrantes e, consequentemente, acabar tendo sua eficiência afetada negativamente.

6 – Dinâmica de equipe

Nos trabalhos em grupo, é importante estar sempre atento à dinâmica da equipe. 

Por exemplo, se uma pessoa está dominando a conversa, não permitindo que outros compartilhem suas ideias, é importante que o equilíbrio seja restabelecido entre os colegas. 

Alternativamente, se uma pessoa tende a ser mais tímida ou hesitante em expor suas ideias, é importante criar espaço para que todos se sintam à vontade para contribuir, sem medo de julgamento por parte dos outros.

Conseguir compreender exatamente como funciona a dinâmica de uma equipe é fundamental para trabalhar com outros profissionais.

Aprimore suas habilidades para trabalhar em equipe

Competir com outros candidatos no mercado de trabalho pode ser muito mais tranquilo quando se tem as habilidades exigidas pelos recrutadores e empregadores.

Investir no estudo de uma especialização e tornar-se um expert em sua área de atuação pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e auxiliar na conquista de uma vaga de emprego.

Através dos cursos de pós-graduação da Unopar, é possível concluir uma especialização em 6 ou 10 meses, de maneira completamente remota.

Não perca a oportunidade de dar uma turbinada no seu currículo e sair na frente durante os processos seletivos!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades