Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

5 dicas sobre carreira que vão impactar sua vida profissional

dicas sobre carreira

Podemos dizer que um dos principais objetivos de um profissional é atingir o sucesso. A ideia de sucesso pode variar de pessoa para pessoa: ser diretor de uma empresa, um especialista na área ou atingir estabilidade financeira. Os objetivos podem ser diferentes, mas dominar algumas dicas sobre carreira te ajudam a chegar mais longe. 

Não há dúvidas de que para alavancar a carreira é preciso ter um currículo recheado de boas experiências e habilidades. Mas, como conquistar isso? O que fazer para chegar lá? Existem várias respostas para isso que envolvem alguns hábitos e escolhas que podem te ajudar a atingir seus objetivos. 

5 dicas sobre carreira para colocar em prática já

Ao observar profissionais com uma carreira de sucesso, é possível notar algumas características em comum. Muitos deles traçaram caminhos com base em escolhas que você pode se inspirar para atingir o seu próprio sucesso.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Pensando nisso, listamos abaixo seis dicas para você colocar em prática e alavancar sua carreira. Confira! 

1 – Cultive uma boa rede de contatos 

Networking é palavra-chave no mercado de trabalho. O termo em inglês é usado para se referir a rede de contatos profissionais. Fazer um bom networking, ou seja, manter uma boa rede de contatos, com pessoas que podem te ajudar no futuro é fundamental, principalmente em um mercado concorrido e cheio de profissionais qualificados. 

Como fazer isso? Cultive o contato com ex-colegas de faculdade, antigos professores e colegas de emprego, independente do cargo. Todas essas pessoas podem ser uma ponte no futuro para aquele cargo que você tanto deseja. 

Uma dica interessante é investir no LinkedIn, rede social profissional dedicada exatamente para isso. Aproxime-se de pessoas da sua área, construa boas relações e troque experiências profissionais. Vale lembrar que essa relação não pode ser baseada apenas no interesse. É importante que essas pessoas confiem e também possam contar com você!

2 – Saia da zona de conforto

Ficar anos no mesmo cargo, não se atualizar e nem se reinventar no trabalho… Profissionais com esse perfil mais estagnado, que fazem sempre as mesmas coisas, têm dificuldade de crescer no mercado.  

O medo e a insegurança podem falar mais algo, mas sair da zona de conforto vai te ajudar muito profissionalmente. É importante se desafiar e testar novas coisas. Você não precisa necessariamente mudar de emprego. Sair da zona de conforto pode ser reinventar a forma como você realiza uma atividade no trabalho, por exemplo. 

Fazer isso vai te deixar mais confiante e animado para seguir no trabalho. Além disso, será visto como um colaborador que não tem medo de propor inovações e se reinventar.

3 – Equilibre vida pessoal e profissional

Estar comprometido com o seu sucesso profissional é fundamental para atingir os seus objetivos, mas não se esqueça de olhar com cuidado para a sua vida pessoal. Muitas pessoas investem tanto no profissional que acabam esquecendo de olhar para si. 

A consequência disso são colaboradores cansados, esgotados e ansiosos. O profissional pode até desenvolver um quadro de síndrome de burnout – segundo o Ministério da Saúde, esse é um distúrbio emocional desencadeado por situações ocupacionais desgastantes ou pelo excesso de trabalho, levando ao esgotamento físico e mental.

Evite fazer hora extra e trabalhar fora do horário do expediente. Reserve um tempo na rotina para cuidar de você e se dedicar a atividades de lazer. O trabalho é importante, mas a sua saúde também merece cuidado! Momentos de descanso e relaxamento também são essenciais para quem deseja uma carreira de sucesso. 

4 – Aprimore suas soft skills

Você já ouviu falar em soft skills? O termo está cada vez mais comum e diz respeito às habilidades emocionais e comportamentais de um profissional. Elas são muito valorizadas no mercado, já que um colaborador com boas soft skills costuma ter inteligência emocional, comunicação eficiente e boa relação com os colegas.

Algumas das soft skills mais valorizadas são: empatia, resiliência, criatividade, proatividade, liderança e organização. Existem uma série de outras habilidades que contribuem para um ambiente de trabalho mais eficiente e humano. 

Embora seja comum associar as habilidades interpessoais a cargos de liderança, profissionais de diferentes cargos e áreas devem desenvolvê-las. 

5 – Faça uma pós-graduação

Em um mercado de trabalho tão competitivo como o de hoje, é essencial continuar estudando para se especializar e desenvolver novas habilidades. Uma forma disso, é investir em uma pós-graduação, que, durante 6 ou 10 meses, te dá o título de especialista em um assunto. 

Profissionais pós-graduados destacam-se em processos seletivos e conseguem ganhar salários mais atrativos em cargos mais altos. Afinal, a especialização oferece conhecimentos e habilidades que te diferenciam no mercado. 

Você pode escolher um assunto que te interesse e buscar opções de pós-graduação que te tornem um especialista na área. Essa é uma maneira de crescer profissionalmente e ainda trabalhar com algo que você gosta. 

Agora que você já sabe os principais pontos para se destacar profissionalmente, que tal colocar as dicas sobre carreira em prática? Escolha uma pós-graduação na sua área de interesse e dê o primeiro passo para alcançar os seus objetivos!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades