Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Medo de sair da zona de conforto? Saiba como vencê-lo!

medo de sair da zona de conforto

A zona de conforto é, usualmente, uma situação de baixo estresse ou, então, um lugar no qual o indivíduo se sente à vontade e seguro. Apesar da permanência parecer algo natural e, até mesmo, atraente e confortável, tal comportamento nem sempre é o ideal. A grande questão é que muitas pessoas têm medo de sair da zona de conforto.

O que muitas vezes pode parecer inofensivo, ao final, pode se tornar uma conduta nociva e prejudicial ao desenvolvimento pessoal. Entretanto, sentir receio de deixá-la é completamente normal.

Afinal, abrir-se para o desconhecido é, geralmente, bastante desafiador. Contudo, é apenas afastando-se da zona de conforto que é possível vivenciar novas experiências, aprimorar habilidades e aceitar oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

Se você tem medo de sair da zona de conforto e quer saber como interromper esse comportamento prejudicial, confira nossas dicas!

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

 

Por que é difícil sair da zona de conforto?

Da mesma maneira que o cérebro e o corpo imploram por “mais cinco minutinhos” na cama após o despertador tocar, eles também tentam nos aprisionar em nossas zonas de conforto.

Afinal, por que explorar um caminho novo – e possivelmente perigoso – se você já conhece outros trajetos?

O medo de sair da zona de conforto, muitas vezes, se origina no medo de vivenciar experiências negativas e de passar por situações desconhecidas.

Apesar de ser um mecanismo que pode salvar vidas em situações de perigo real, por muitas vezes, ele pode acabar impedindo o aproveitamento de novas experiências e  oportunidades.

Ou seja, o medo de sair da zona de conforto é, na maioria das vezes, mais prejudicial do que benéfico e deve ser abordado corretamente, a fim de ser vencido e superado.

Leia também: Gestão de carreira: o que é e como fazer a sua em 6 passos

Como vencer o medo de sair da zona de conforto?

Na zona de conforto, a vida parece segura e aconchegante, de certa distância. E, mesmo que a maioria não goste de admitir, sair desta zona nem sempre é uma tarefa fácil.

Entretanto, quanto mais uma pessoa tem medo de sair da zona de conforto, mais ela fica presa nela e, consequentemente, maiores são as perdas de oportunidades e experiências.

Aprender a sair da zona de conforto exige força de vontade e, definitivamente, uma mudança de mentalidade. 

Confira essas dicas e aprenda, de uma vez por todas, a vencer o medo de sair da zona de conforto!

1 – Entenda o que significa “sair da zona de conforto” 

Primeiro, o que significa, para você, sair de sua zona de conforto?

Quanto mais você conhece sobre uma nova experiência, menos desafiadora e assustadora ela se torna.

Vencer o medo de sair da zona de conforto pode ser alcançado, justamente, ao adquirir cada vez mais conhecimento em relação às próximas etapas de uma situação específica.

Ler sobre o assunto a ser enfrentado, buscando exemplos de outras pessoas que passaram pela mesma situação e se preparar para os possíveis resultados é uma boa maneira de conhecer um novo caminho antes de trilhá-lo.

Após essa coleta de informações, é possível que o desafio, que antes parecia tão incerto e perigoso, agora, esteja um pouco menos intimidante.

2 – Crie um plano

É difícil encontrar alguma estratégia que funcione bem sem um plano.

Por isso, ao perceber que o medo de sair da zona de conforto é maior do que a possibilidade de avançar na vida, trace um plano de ação e analise as etapas para alcançar seus objetivos.

É importante identificar os principais obstáculos que podem ser enfrentados no meio do caminho e quais ações devem ser tomadas para solucioná-los. 

Ao final, tente fazer uma lista com todos os passos a serem tomados a fim de conseguir sair da zona de conforto.

3 – Divida o processo em etapas menores

O medo de sair da zona de conforto aparece quando ficamos receosos em relação a novas oportunidades e experiências que nos parecem desconhecidas.

Por isso, tentar sair da zona de conforto de maneira abrupta raramente funciona a longo prazo.

O ideal é dividir o processo em etapas menores e começar pela tarefa mais simples.

Desta maneira, será possível familiarizar-se com as novas experiências sem gerar uma situação de ansiedade ou nervosismo.

Transformar uma tarefa intimidante em pequenos passos confortáveis pode auxiliar na hora de não sobrecarregar nosso corpo e nosso cérebro.

4 – Mantenha o foco e continue expandindo sua zona de conforto

Ao tentar sair da zona de conforto, é imprescindível tentar ignorar – ou melhor ainda, superar – os sentimentos que possam impactar negativamente em sua trajetória. 

Apesar de manter-se preparado para enfrentar situações desfavoráveis, é importante não deixar o medo de sair da zona de conforto tomar conta do processo. 

Olhar para situações negativas como oportunidades de aprendizado é crucial para continuar expandindo sua zona de conforto.

É importante desafiar-se periodicamente e confrontar as principais inseguranças que possam atrapalhar seus objetivos.

Sair da zona de conforto é um processo constante e contínuo!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades