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O que é Docência do Ensino Superior: veja detalhes desta pós

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e em busca de pessoas especializadas, e você sabia que esse cenário também está presente na área da educação? Com esse contexto em vista, profissionais que desejam atuar como professores universitários precisam pensar em formas de se diferenciar, sendo que o primeiro passo dessa jornada é entender o que é docência do ensino superior.

Isso porque, hoje em dia, existem duas grandes formas de se tornar professor no ensino superior. Você pode seguir o caminho acadêmico, com mestrados e doutorados, ou aproveitar sua bagagem no mercado de trabalho formal para fazer uma pós-graduação em docência e atuar na rede privada de universidades no país.

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Por mais que a segunda opção ainda não seja tão conhecida, ela desponta como uma excelente maneira de direcionar a sua carreira para o ensino universitário, e nesse texto você vai descobrir todos os detalhes sobre essa especialização.

O que é docência do ensino superior?

A docência do ensino superior é a prática de lecionar em universidades, ou seja, ser professor de cursos do ensino superior. Para isso, você pode se matricular em uma pós-graduação lato sensu em docência, dentro da área da educação, que tem como grande diferencial a possibilidade de ser realizada a distância.

Além disso, ela também chama a atenção por ser direcionada a profissionais graduados nas mais diferentes áreas do conhecimento, já que o seu objetivo é formar pós-graduados especialistas nos elementos constitutivos da docência universitária, podendo assim atuar como professores do ensino superior em suas respectivas áreas.

Para tal, durante o curso os alunos têm acesso aprofundado às características da educação universitária, aprendendo práticas, metodologias, recursos didáticos e pedagógicos que os qualificam a entrar em uma sala de aula, presencial ou a distância, como professores.

A pós também oferece todas as ferramentas e teorias para que os estudantes entendam os detalhes dessa etapa da educação, reflitam sobre formas de avaliação, aprendam sobre planejamento de ensino e também compreendam as características da prática atual, a fim de ir além e pensar em novas formas pedagógicas de inovar o ensino superior.

Da mesma forma, outro ponto essencial dessa especialização é o desenvolvimento do profissional para que ele consiga identificar as necessidades de cada aluno e, assim, atue como um parceiro na jornada da graduação.

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Como se especializar? Quem pode se matricular no curso?

Qualquer pessoa que seja formada em uma graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) está apta a cursar a pós-graduação. Além disso, um dos grandes diferenciais da docência no ensino superior é que ela pode receber profissionais das mais diversas áreas, basta querer se tornar um professor universitário.

Como o seu objetivo é formar pós-graduados capazes de lecionar em suas respectivas áreas, com foco na prática do ensino em si, não há diferenciação de campos do conhecimento. Isso significa que tanto engenheiros quanto sociólogos podem se matricular para o mesmo curso, o que aumenta ainda mais as trocas entre alunos, o que deixa a experiência da especialização ainda mais rica.

Qual é a duração da pós?

A carga horária do curso é de 360h, que podem ser cumpridas a distância seguindo a opção que melhor se encaixe na rotina do aluno: em 6 meses ou 10 meses. Essa flexibilidade garante que você poderá incluir a pós-graduação na sua rotina atual, estudando onde e quando quiser para chegar ao objetivo final: conseguir seu certificado e começar a lecionar.

Quais são as disciplinas do curso?

Todas as competências da pós-graduação são desenvolvidas ao longo de nove disciplinas, com duração de 40 horas cada, além de conteúdos sobre ambientação ao ensino a distância, materiais de apoio, tutorias, acesso à biblioteca virtual e cursos livres.

Lecionadas em vídeo-aulas, descubra mais detalhes sobre as disciplinas da docência em ensino superior abaixo.

1 – Legislação da educação superior e políticas de inclusão

Expõe o histórico do ensino superior no Brasil, apresentando as principais mudanças ao longo do tempo, toda a legislação pertinente e os critérios vigentes em sua prática profissional. Além disso, a disciplina também aborda as políticas públicas, ações afirmativas e iniciativas de inclusão que fazem parte do cenário universitário atual no país.

2 – Currículo e Planejamento no Ensino Superior

Aqui você vai aprender sobre a constituição e organização curricular do Ensino Superior, as diretrizes curriculares, níveis e etapas do planejamento do ensino, elaboração de planos de aula e também os princípios do planejamento de ensino.

3 – Andragogia

A andragogia diz respeito à educação de adultos e, sendo assim, nessa disciplina os alunos vão entender como identificar as características da aprendizagem na fase adulta, como elaborar propostas metodológicas e estratégicas para esse público, compreender suas necessidades e também entender as diferenças teóricas entre pedagogia, andragogia e heutagogia.

4 – Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior

A disciplina aborda as modalidades, aplicações e técnicas de avaliação no ensino superior, passando também pela importância desse instrumento pedagógico e a necessidade de diversificar os formatos de avaliações.

5 – Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas

Com tantas mudanças e evoluções no cenário do ensino superior nos últimos anos, aqui o aluno terá contato com os novos conceitos de sistemas adaptativos, metodologias ativas, ensino híbrido e outros conhecimentos. 

Alguns exemplos são a aplicação de tais novidades, estratégias pedagógicas que são aliadas desse novo contexto e como adaptar os currículos tradicionais às demandas atuais dos alunos.

6 – Educação a distância: fundamentos, políticas e legislações

Para se aprofundar ainda mais com o conceito EAD, esta disciplina traz a história da modalidade, seus desafios, perspectivas, legislação vigente e aspectos mais práticos, como as metodologias utilizadas e os instrumentos de avaliação a distância.

7 – Tendências em EAD: m-learning, games, simulações

O próximo passo é se dedicar para aprender as tendências tecnológicas do EAD, as metodologias e aplicações envolvidas, o conceito de gamificação, sua função dentro da educação e também as diferenças entre m-learning e u-learning.

8 – Recursos educacionais abertos: colaboração e cocriação

O objetivo da disciplina é ensinar ao pós-graduando sobre o processo de aprendizagem e produção colaborativa do conhecimento, a teoria por trás dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e como promover a cocriação entre docentes e alunos.

9 – Neurodidática

As aulas buscam identificar o significado de “neurodidática”, ensinar a importância do lado emocional e do desenvolvimento neuropsicomotor na aprendizagem e também maneiras de usar estímulos que promovam o aprendizado, incluindo a utilização de tecnologias modernas que podem complementar a experiência universitária.

Depois de descobrir tudo sobre o que é docência do ensino superior, por que não aproveitar e já se matricular na pós-graduação em Educação? Ela será um grande diferencial no seu currículo e vai te preparar para ser um professor universitário, atuando em instituições privadas do ensino superior ao unir sua experiência prática com os conhecimentos da especialização.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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