Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como escolher um curso de pós-graduação: 7 dicas

mulher com expressão pensativa para ilustrar texto sobre como escolher um curso de pós-graduação

Você sabe como escolher um curso de pós-graduação? Por mais que se especializar seja altamente importante para se diferenciar no mercado, e cada vez mais os profissionais estejam atentos para isso, nem sempre é simples selecionar qual curso faz mais sentido para você. 

Com tantas opções, formatos e possibilidades, muitas vezes esse processo é confuso, mas não precisa se desesperar.

Dúvidas sobre “como escolher minha pós-graduação” são comuns, e para que você passe por esse processo tão fundamental de maneira mais tranquila, organizamos um guia com 7 dicas práticas. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Elas vão responder seus principais questionamentos e explicar mais sobre o que fazer na hora de optar por um curso de pós-graduação, te ajudando a tomar a decisão certa e brilhar na sua profissão.

Como escolher um curso de pós-graduação em 7 passos

1 – Tenha clareza do que você quer alcançar com a pós

Uma ótima forma de começar é pensando nos seus objetivos com a especialização. O que você deseja aprender? Como a pós vai te ajudar a conquistar as suas metas? De que maneira ela vai agregar valor à sua carreira?

Essas são algumas perguntas que podem nortear o seu caminho e ajudar a responder a pergunta “como escolher minha pós graduação?” Isso porque elas te fazem olhar para o futuro e compreender exatamente o que você precisa para alcançar os próximos passos da sua carreira.

2 – Identifique seus gostos, habilidades e vontades

Uma vez esclarecido qual é o seu objetivo com o novo ciclo acadêmico, chegou a hora de olhar para si e identificar gostos, vontades e habilidades profissionais. Essa etapa é fundamental para que você alinhe as possibilidades de pós-graduação com as suas afinidades, ou seja, escolha um tópico, área ou forma de atuação que será o seu foco de especialização.

Por exemplo, caso você seja formado em Assistência Social e queira ser um especialista em Organizações Não-Governamentais, pode ser interessante fazer uma pós de Gestão em Organizações do Terceiro Setor e Projetos Sociais.

Do mesmo modo, para um profissional do Direito que tem facilidade em lidar com contratos, e gosta da área, uma especialização em Direito Contratual pode ser tudo o que ele precisa para ser referência no nicho.

3 – Compreenda a diferença entre stricto sensu e lato sensu

Quando falamos de pós-graduação, é importante saber que existem algumas modalidades dentro dessa etapa do ensino superior. E para compreendê-las, o primeiro passo é saber distinguir a pós stricto sensu e lato sensu.

Por mais que os nomes em latim possam assustar, é bem simples enxergar as diferenças entre as duas. Enquanto a pós stricto sensu é focada na área acadêmica, atraindo profissionais que querem seguir carreira de pesquisa ou como professores universitários, a pós lato sensu tem um olhar mais mercadológico.

Ela busca alunos que desejam se destacar no mercado de trabalho, aprendendo novas práticas e se aprofundando em um tema no qual desejam ser especialistas. Para tal, os interessados podem optar por dois modelos diferentes: a especialização tradicional ou os MBAs.

MBAs são direcionados para o lado dos negócios, e é uma excelente ideia para aqueles que almejam posições de liderança, ou até mesmo sonham em empreender e ter o próprio negócio. Por outro lado, as especializações aprofundam conhecimentos em um tema dentro da sua área de atuação, e não trabalham tanto os conceitos de administração e gestão.

4 – Avalie a grade curricular

Entender se uma pós-graduação faz sentido para você vai muito além de se identificar com o nome e ler a sua descrição. Para compreender todos os pormenores e checar se suas expectativas serão supridas, não se esqueça de avaliar a grade curricular.

Ela vai te mostrar todas as disciplinas do curso, revelando detalhes sobre o que será apresentado e deixando você analisar se as classes serão da forma como imagina. Caso contrário, é interessante buscar outros cursos semelhantes.

5 – Entenda mais sobre a formação do corpo docente

Além da grade curricular, outro ponto que deve ser avaliado é a formação do corpo docente, ou seja, dos seus futuros professores. Ter uma base docente qualificada, experiente e competente é essencial para que uma pós-graduação tenha qualidade e, por isso, busque o acesso a tais informações.

É importante saber que, de acordo com as normas do MEC, todos os cursos de pós precisam ter ao menos 30% de professores mestres ou doutores. Contudo, quanto maior a porcentagem de tais profissionais, mais você pode esperar do nível das aulas. 

Em nossas instituições, por exemplo, o quadro de professores conta com mais de 80% de profissionais com mestrado ou doutorado, impactando de maneira positiva a experiência da especialização.

6 – Opte pela modalidade que melhor se encaixa na sua rotina

Atualmente, é possível encontrar cursos de pós nas modalidades presencial e a distância, sendo que todas elas apresentam alto grau de qualidade e comprometimento com o aprendizado do aluno.

Cada uma possui suas particularidades, e entendê-las é a chave para descobrir qual formato mais combina com você e com a sua rotina. Caso seu dia a dia seja muito imprevisível, por exemplo, e peça mais flexibilidade, um curso EAD como a pós-graduação Unic pode ser ideal para combinar suas atuais responsabilidades com esse novo passo na carreira.

Dessa forma, você poderá estudar onde e quando quiser, montar seus próprios horários para assistir às videoaulas, organizar um plano para aproveitar os materiais extras das plataformas e aproveitar ao máximo sua jornada como pós-graduando.

7 – Identifique os diferenciais de cada instituição e curso

Para finalizar seu guia sobre como escolher um curso de pós-graduação, lembre-se de observar todos os detalhes dos cursos e instituições que chamarem a sua atenção. Por exemplo, para um curso a distância, a disponibilidade de materiais extras, suporte de tutores, biblioteca virtual e conteúdos em vários formatos são elementos que contam a favor, já que eles garantem uma experiência mais rica, complexa e comprometida com o seu desenvolvimento profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades