Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Evolução de carreira: quais são as etapas para se desenvolver?

evolução de carreira

Manter-se atualizado no mercado de trabalho e buscar novas maneiras de aprimorar-se profissionalmente é essencial para realizar uma evolução de carreira.

Afinal, aqueles que investem no desenvolvimento de novas habilidades e no aperfeiçoamento de novos conhecimentos têm maiores chances de receber promoções e aumentos salariais.

Hoje, nós vamos explorar as etapas necessárias para uma evolução de carreira bem-sucedida e como é possível alcançá-la durante sua trajetória profissional.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

 

Desenvolvimento pessoal x desenvolvimento profissional

Apesar de serem diferentes em inúmeros aspectos, quando o assunto é a evolução de carreira, tanto o desenvolvimento pessoal quanto o desenvolvimento profissional são indispensáveis.

Enquanto o primeiro é mais focado no desenvolvimento das habilidades sociais e comunicativas de um indivíduo, o segundo possui um foco mais técnico, voltado para o aperfeiçoamento de competências específicas da área profissional.

Ao expandir suas habilidades, sejam elas pessoais ou profissionais, você está se preparando para lidar com mais responsabilidades e, consequentemente, enfrentar uma evolução de carreira.

Independentemente de sua posição profissional hoje, há sempre mais a aprender. 

Investir em seu crescimento profissional – e pessoal! – demonstra ambição, autoconsciência, humildade e perseverança! 

Etapas para realizar uma evolução de carreira bem-sucedida

Para avançar na sua carreira, é necessário ter um plano de ação. 

A evolução de carreira pode ocorrer de várias formas: desde promoções internas na empresa atual até a ocupação de outro cargo em uma corporação diferente. 

Independentemente de seu objetivo em relação à sua evolução de carreira, uma estratégia bem delineada e etapas bem definidas podem ajudá-lo ao longo do caminho. 

1 – Defina qual tipo de evolução de carreira você está buscando

Você quer uma promoção interna em sua própria empresa ou deseja retomar sua trajetória em outro cargo e outra companhia?

Embora uma mudança profissional completa possa prolongar ainda mais o tempo necessário para a realização de uma evolução de carreira significativa, atuar em uma área que realmente goste é essencial.

Após decidir sobre qual caminho seguir, concentre-se em adquirir todas as competências, habilidades e experiências necessárias nesse setor. 

Isso pode auxiliá-lo a progredir ainda mais rapidamente ao topo da carreira escolhida.

2 – Defina metas e prazos específicos

A fim de criar um plano de ação concreto e palpável, é imprescindível definir metas específicas e prazos realistas para suas realizações.

Entre objetivos de médio e longo prazo, é essencial discriminar todas as etapas, especificando os períodos intermediários pelos quais você deve passar antes de alcançar seu alvo.

Por exemplo, se sua evolução de carreira inclui se tornar um gerente, suas metas de curto prazo podem conter:

  • As habilidades a serem adquiridas; 
  • As qualificações educacionais a serem obtidas;
  • E as conexões a serem feitas.

3 – Seja pró-ativo

Depois de definir seus objetivos e especificar atividades que podem ajudá-lo em sua evolução de carreira, concentre-se em alcançá-los.

Gerencie seu tempo com sabedoria e, se possível, participe de reuniões e seminários que possam aumentar seu nível atual de conhecimento e habilidades. 

Troque conhecimentos com colegas e amigos e seja um vetor de ideias e soluções inovadoras na resolução de problemas na sua empresa. 

À medida que você contribui para seu time, a chance de você ser cada vez mais notado por seus superiores aumenta, assim como as oportunidades de conseguir uma promoção ou estímulo de carreira. 

4 – Adquira novos conhecimentos e habilidades

Seus conhecimentos atuais podem não ser suficientes para auxiliá-lo em uma evolução de carreira. Por isso, é essencial adotar uma abordagem de aprendizado contínuo em sua profissão. 

Busque novas oportunidades de aprendizagem diariamente, matriculando-se em cursos online ou iniciando uma especialização. 

Hoje, a internet está repleta de recursos acadêmicos de alta categoria, facilitando cada dia mais o acesso de todos a uma educação de qualidade.

5 – Monitore e acompanhe seu progresso

Para descobrir se você está realizando uma evolução de carreira bem-sucedida, desenvolva um sistema para monitorar e acompanhar seu progresso de forma consistente. 

Identifique seus pontos fortes e seus pontos fracos, não hesitando em buscar ajuda e aconselhamentos com seus colegas, mentores e superiores.

Certifique-se de que você está no caminho certo em seu plano de ação, dando os passos que delineou inicialmente e alcançando os marcos e etapas críticas para sua evolução de carreira.

Ter responsabilidade e autodisciplina é essencial para manter um progresso constante e chegar ao seu objetivo final.

Colha os frutos de seus esforços!

Após passar por todo o processo de evolução de carreira, traçando um plano de ação e colocando em prática as inúmeras etapas necessárias para crescer profissionalmente, está na hora de colher os frutos.

Através dos estudos corretos, da retenção de habilidades relevantes à área e da conexão com pessoas de interesse, uma promoção ou nova contratação são iminentes.

É claro que o processo pode levar algum tempo, principalmente se sua evolução de carreira envolve recomeçar em uma nova empresa. Entretanto, nenhum esforço é em vão e, no momento certo, a oportunidade profissional perfeita irá se apresentar!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades