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Carreira em Pauta

Ajuda no trabalho: por que você não deve ter medo de pedir

Pedir ajuda no trabalho é visto por muita gente como sinal de fraqueza. Isso porque, às vezes, a pessoa faz uma pergunta e, mesmo querendo perguntar mais coisas, acaba ficando com vergonha de ser julgada negativamente pelos colegas. Esse sentimento pode ser um impedimento na hora de procurar socorro quando está com algum problema para resolver. 

Além disso, faz com que se perca um tempo desnecessário tentando acertar ou até procurando descobrir algo sozinho. Afinal, é muito mais fácil olhar para o lado (ou mandar uma mensagem, em tempos de trabalho remoto) pedindo por uma “mãozinha”, certo? Na verdade, sim! 

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Diferente do que muita gente pensa, ser a pessoa que pede ajuda não é nada ruim – esse fato tem muitos pontos positivos e pode até mesmo representar a diferença entre o fracasso e o sucesso em uma função.

Como lidar com o medo de pedir ajuda no trabalho?

Uma dica para lidar com esse medo é pensar no viés positivo de pedir ajuda, em vez do negativo. Por exemplo, o que mencionamos antes: quanto tempo você irá economizar conversando com um colega em vez de “quebrar a cabeça” para encontrar a solução sobre algo que você não tem tanto conhecimento sozinho. 

Outro ponto é pensar que você aprenderá muito com a experiência de outra pessoa e, além de aprender como colocar esse conhecimento em prática, você ainda trocará experiências com uma pessoa que tem muito a contribuir.

Importante: nada disso quer dizer que você não deve tentar algo sozinho. É bom mencionar como o trabalho de equipe é essencial, inclusive para o crescimento individual. Ninguém sabe de tudo e o seu chefe não espera a perfeição. Então, apesar de você ter muitas habilidades e conhecimentos, não há necessidade, e nem possibilidade, de saber tudo.

Como pedir ajuda aos colegas de trabalho? 

Comece pelo mais simples: uma questão. Se você estiver fazendo alguma tarefa e se deparou com alguma dificuldade, pergunte. Mesmo que não queira falar diretamente com o seu superior, converse com algum colega de trabalho que você tenha proximidade e liberdade. Isso pode te deixar mais confortável. 

Algumas das sugestões são: “Estou com dificuldades para formular esse resultado, pode me ajudar?”, “Você acha que essa solução é uma boa saída?”, “Estou com dúvidas, como você faria?”. Adapte de acordo com a sua necessidade do dia a dia. É bem simples.

E o principal: não pense no que vão achar. Apenas aja. Isso impedirá que você crie desculpas e barreiras na sua mente.

E quando devemos pedir ajuda?

Apesar de pedir ajuda ser uma ação incentivada, é preciso ter cautela. Existem mitos por trás do medo de buscar um auxílio com colegas de trabalho, mas a verdade é que também devemos saber quando podemos fazê-lo. 

Um dos casos é quando você é novo na empresa. Isso porque é melhor resolver qualquer dúvida sobre as tarefas e os procedimentos internos nos primeiros meses, que são dedicados à adaptação e ao aprendizado. 

Isso também ajuda a demonstrar interesse, responsabilidade e disciplina desde o começo da sua jornada naquela empresa – o que melhora muito a sua imagem profissional, em especial ao olhos dos supervisores. 

Leia também: Qual a importância do trabalho em equipe para a sua carreira?

Outro momento ideal para pedir ajuda no trabalho é quando a pessoa não tem ideia do que precisa ser feito porque está cheia de dúvidas, ou porque realmente não entendeu.

Nessas situações, não pedir ajuda não apenas atrapalha o andamento da atividade como pode comprometer o resultado. Tentar fazer algo que não foi compreendido pode fazer com que você pareça teimoso e até mesmo incompetente, além de ter que realizar o trabalho duas vezes. 

Outra situação é quando você tem mais tarefas do que consegue lidar. Isso pode ocorrer quando se assume muitas funções ou não se sabe dizer não, ou até mesmo quando se acredita que é preciso dar conta de tudo para parecer produtivo.

Entretanto, quando alguém fica sobrecarregado e atinge seu limite de tarefas humanamente possíveis de serem realizadas, fica bem difícil executar tudo com qualidade e dentro do prazo. Por causa disso, uma ajuda será muito bem-vinda, delegando as tarefas para outras pessoas – e evitando que esse problema se repita. 

Ainda, pedir ajuda no trabalho para algum colega é perfeitamente natural (e, inclusive, indicado) quando há algum erro. Fato é que ninguém gosta de errar, mas isso pode acontecer e, nesse caso, a pior coisa a se fazer é guardar para si mesmo e torcer para que ninguém perceba. Acredite, vão perceber. 

Por isso, se um deslize foi cometido, certifique-se de ir atrás das pessoas certas para que elas possam te ajudar. Pode ser constrangedor e pode até ser que você receba algum puxão de orelha, mas no fim das contas, acaba sendo melhor reconhecer o erro do que repeti-lo.

Por último, mas não menos importante, é bom pedir ajuda para especialistas. Essa pessoa muito provavelmente fez um curso, como uma pós-graduação EAD, e possui conhecimento teórico e prático voltado para a área que você precisa. Além disso, não custa perguntar também detalhes sobre esse ensino, para que você mesmo se especialize no assunto! 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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