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O que faz um analista de e-commerce: funções, salários e mais

analista de e-commerce

As vendas online têm crescido muito nos últimos anos, o que também tem aumentado a demanda pelo analista de e-commerce. Mas, afinal, você sabe o que esse profissional faz?

Segundo dados da consultoria de e-commerce Conversion, entre maio de 2021 e maio de 2022, os sites de vendas brasileiros somaram 26,1 bilhões de acessos. Com todo esse tráfego, a análise de dados se torna essencial para entender o comportamento do consumidor e as suas preferências.

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Tudo isso faz do analista de e-commerce um profissional indispensável, que irá contribuir para a tomada de decisão desde áreas como Comercial e Supply Chain até Marketing e TI.

Se você quer saber mais sobre essa profissão e o que é necessário para trabalhar na área, acompanhe este artigo.

Quais são as funções de um analista de e-commerce?

Um analista de e-commerce pode atuar de diversas formas dentro de uma empresa de vendas online, e isso vai depender muito do porte dela. No entanto, existem algumas responsabilidades que são comuns dentro desse cargo.

Na maioria das vezes, esse colaborador atua em setores como comercial, supply chain, marketing e áreas responsáveis pela operação de marketplaces.

De forma geral, ele deve analisar e interpretar dados da performance da loja online para identificar pontos de melhoria.

Veja de forma detalhada algumas das atividades mais comuns deste profissional:

  • Transformar dados operacionais da loja em insights;
  • Identificar melhorias em áreas como tráfego da loja, audiência, aquisição e conversão;
  • Monitorar e analisar métricas da loja; 
  • Pesquisar concorrentes, mercados, fazer benchmarking e identificar novas oportunidades para o e-commerce;
  • Desenvolver soluções para a loja junto com outras equipes como marketing e tecnologia;
  • Implementar estratégias para auxiliar a empresa a atingir seus objetivos de negócio;
  • Reportar tendências do mercado em que a loja atua;
  • Avaliar a efetividade das campanhas de marketing;
  • Recomendar soluções de negócios baseado em análise de dados e as conclusões tiradas a partir deles;
  • Apresentar relatórios sobre o desempenho da loja.

Como você percebeu, um analista de e-commerce atua em diversas frentes dentro de uma operação e-commerce, mas o seu foco é analisar dados, interpretar, reportar e sugerir melhorias.

É claro que o grau de responsabilidade e até mesmo as tarefas podem variar entre os profissionais de níveis júnior, pleno e sênior.

A seguir, você saberá quais são os conhecimentos e as habilidades necessárias para realizar todas estas atividades.

Quais habilidades um analista de e-commerce precisa ter?

1 – Perfil analítico

Ser analítico, sem dúvida, é a habilidade mais importante para quem deseja ocupar esse cargo, afinal, é preciso mensurar a efetividade das ações implementadas na loja.

Antes de tudo, o analista de e-commerce precisa ser capaz de coletar informações sobre resultados de vendas em cada canal, seja no site, nas redes sociais, apps, e-mail marketing, entre outros.

Esse conhecimento é importante porque é através dele que os dados coletados serão submetidos a uma análise detalhada, que determinará quais estratégias estão sendo lucrativas para a loja e quais são necessárias mudar.

Por isso, é fundamental conhecer as principais ferramentas de analytics, como Google Analytics e Google Studio Data. Também é importante saber utilizar Adobe, salesforce.com, ERP e CRM.

 2 – Flexibilidade

Como vimos, as atribuições de um analista de e-commerce são bem diversificadas. É preciso saber gerenciar projetos e tarefas, acompanhar resultados e documentá-los. Isso exige muita flexibilidade desse profissional.

Sendo assim, quanto mais fácil ele conseguir encontrar seu papel dentro do escopo de trabalho de um projeto, mais valorizado ele será.

Tudo isso está muito relacionado à capacidade da empresa atingir suas metas trimestrais e anuais. Por isso, sem essa habilidade, é muito difícil que um profissional tenha sucesso ocupando esse cargo.

3 – Boa comunicação

O trabalho do analista de e-commerce vai muito além dos dados e de mensurar a efetividade das estratégias.

É preciso que ele se relacione com áreas e profissionais de setores diferentes no dia a dia, principalmente durante os projetos. Para ter uma ideia, ele terá contato com profissionais muito diferentes, que vão desde designers gráficos até gerentes de áreas de negócios.

Ele deve transmitir informações e negociar com outras áreas em busca de soluções. Por isso, a comunicação é uma soft skill indispensável para esse cargo. 

Quanto ganha um analista de e-commerce?

Se você se interessou pelas atividades dessa profissão, é hora de saber quanto o analista de e-commerce ganha.

De acordo com o site de vagas e recrutamento Glassdoor, a média salarial de um analista de e-commerce júnior é R$ 3.573.

Os analistas plenos recebem em torno de R$ 4.943 e os profissionais de nível sênior recebem cerca de R$ 7.000.

No entanto, os valores podem variar de acordo com o porte da empresa e a região em que está localizada. 

E então, gostou de saber mais sobre o que faz uma analista de e-commerce e quanto esse profissional ganha? Se você se interessou, é só focar no desenvolvimento das habilidades necessárias e aproveitar a alta demanda do mercado. Agora, aproveite para conhecer os 16 principais termos do Marketing Digital.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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