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16 principais termos do Marketing Digital que você precisa saber

imagem para ilustrar o texto de termos do Marketing Digital

A ideia de trabalhar com a internet está cada vez mais atrativa e interessante, especialmente para os profissionais da Comunicação, e uma das áreas em destaque é o Marketing Digital. Contudo, a grande quantidade de expressões específicas, e muitas vezes em outros idiomas, pode atrapalhar o aprendizado de quem quer se dedicar a essa profissão. Por isso, na lista de hoje você encontrará os 16 principais termos do Marketing Digital, em um pequeno glossário que vai te ajudar a entender mais sobre a área.

16 principais termos do Marketing Digital

Confira abaixo as expressões que fazem parte do dia a dia de todos que trabalham com Marketing Digital, e comece agora a se preparar para atuar nesse ramo.

1 – Marketing Digital

O primeiro passo é entender o que é, de fato, o Marketing Digital. Por mais que muitas atividades hoje em dia clamem o título para si, na realidade, entender essa área é bem mais simples do que você imagina.

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Começando pelo básico, “marketing” é a área responsável por compreender as necessidades de um determinado público consumidor e atender a esses desejos, alcançando os resultados buscados pela organização ou pessoa por trás do produto ou serviço oferecido.

O Marketing Digital, então, é a atividade básica do marketing aplicada em um mundo digital, levando em consideração todos os detalhes, particularidades e constantes mudanças do espaço virtual. Sendo assim, os objetivos do marketing tradicional continuam os mesmos, mas as formas de chegar até o seu público, atingir metas, desenhar e avaliar as estratégias e resultados precisam estar alinhadas com as características da vivência online.

2 – Inbound Marketing

Traduzido para “Marketing de Atração” ou “Marketing de Recepção”, o termo Inbound Marketing define a estratégia de atração de público-alvo com conteúdos de valor, que interessem as pessoas. Estamos falando de materiais que entendam as dúvidas e problemas de seus potenciais consumidores e consigam ajudá-los a resolver tais questões.

Dessa forma, uma empresa consegue estruturar campanhas que atraiam seu público-alvo, chamem a atenção, agreguem valor e consigam conversões de qualidade. Isso tudo por meio de um racional que acompanha a jornada do cliente.

Essa é uma prática mais recente, que aproveita o potencial da internet para explorar métodos que vão além dos tradicionais anúncios, que apesar de ainda terem grande relevância e importância no marketing, nem sempre conseguem atingir os objetivos buscados.

3 – Outbound Marketing

Essa estratégia tradicional é chamada de Outbound Marketing, que se caracteriza pela busca ativa por consumidores de maneira mais direta, como anúncios online e offline. Por mais que o Inbound e o Outbound pareçam ser inimigos, na realidade os dois trabalham juntos em um plano de marketing, com objetivos diferentes que se complementam para chegar no propósito final da campanha.

4 – Marketing de Conteúdo

A partir do conceito de Inbound Marketing surgiu o Marketing de Conteúdo, que é a principal ferramenta para esse tipo de abordagem. Ele trabalha com uma série de materiais, que podem ser conteúdos em blogs (ou blogposts), e-books, webinars, posts em redes sociais e e-mails marketings, dentre outros exemplos, com o objetivo de entregar conteúdo de valor.

Aqui, o objetivo é produzir os materiais que vão ancorar a estratégia de Inbound Marketing, ou seja, oferecer ao público-alvo insumos que resolvam seus problemas e, ao mesmo tempo, o direcione para a conversão, ou seja, aquisição de um produto ou serviço oferecido.

5 – SEO

Todavia, produzir todos esses conteúdos é um processo com muitas etapas, profissionais e estratégias envolvidas, a fim de conseguir os melhores materiais, plataformas e maneiras de chegar ao seu público consumidor. Uma dessas estratégias é o famoso SEO, sigla para “Search Engine Optimization”, que pode ser traduzido como “Otimização para Ferramentas de Busca”. E o que exatamente isso significa?

Estamos falando de uma série de técnicas e boas práticas que devem ser inseridas na estruturação de um conteúdo, para que ele tenha mais chances de ficar bem posicionado em sites de busca, como o Google. Dessa forma, quem pesquisar sobre o assunto do seu site, por exemplo, terá mais chances de clicar no seu link e se tornar um potencial consumidor.

6 – Leads

Mas você já deve ter percebido que “potencial consumidor” e “público consumidor” não são termos muito utilizados, não é mesmo? Isso acontece porque o Marketing Digital tem um termo específico para chamar as pessoas que podem, um dia, se tornar seus clientes: são os leads.

Por exemplo, todos os usuários que acessarem seu site, se inscreverem em sua newsletter ou baixarem o seu e-book podem ser considerados leads, já que eles têm potencial para se tornarem clientes em um momento futuro.

7 – Persona

Aqui, é importante não confundir Lead com Persona. Enquanto o primeiro é o seu cliente em potencial, o segundo é um perfil ideal do seu consumidor, com muitos detalhes e particularidades que te ajudam a entender como atingir esse público.

Ter uma persona é fundamental para qualquer campanha e estratégia de marketing, seja ele digital ou não, e o objetivo é que os leads acompanhem suas definições de persona. Contudo, tome cuidado com as expectativas, pois a persona é um tipo ideal e, portanto, fictícia. Seus leads serão diferentes dela, e não há nada de errado com isso.

8 – Call To Action (CTA)

Em bom português, o CTA nada mais é do que uma “chamada para ação”, uma espécie de convite para que os seus leads tomem uma determinada ação. Em geral, os materiais do marketing de conteúdo contam sempre com verbos no imperativo, como “veja”, “clique”, “visite” e “confira”, cujo objetivo é incentivar o usuário a fazer algo.

9 – Funil de Vendas

Alguns tópicos atrás mencionamos a “jornada do cliente”, lembram? Ela acompanha todos os passos que seus leads dão desde a descoberta de um conteúdo até a compra de um produto e serviço, e todo esse caminho é avaliado por meio da técnica do funil de vendas.

Ela consiste em dividir a jornada em três fases, topo, meio e fundo de funil, e determinar que tipo de conteúdo e estratégia faz mais sentido para os usuários que estão em cada uma delas.

10 – UX

Definir UX é mais simples do que você imagina, porque a sigla significa “experiência do usuário” e, como o termo sinaliza, avalia como está sendo a experiência de navegar pelo seu site, ler seus blogposts, acompanhar sua newsletter e comprar seus produtos, dentre outros.

Ela é extremamente importante e deve ser uma grande prioridade para qualquer um que trabalhe com Marketing Digital, já que ter uma boa experiência é fundamental para que o público sinta vontade de permanecer ali, retornar às páginas e fazer uma compra.

11 – Conversão

Esse é um dos termos mais utilizados na área, e ele está intimamente ligado à UX. É costume dizer que quando a experiência do usuário é boa, a conversão será alta, mas o que isso significa, exatamente?

Quando falamos de “conversão”, queremos dizer que o objetivo de uma determinada campanha ou ação foi alcançado. Isso quer dizer que produtos foram comprados, e-books baixados e newsletter assinadas, dentre outras possibilidades, sempre alinhando o que era esperado daquela ação com o que de fato aconteceu.

12 – Métricas

E como medir o sucesso de uma campanha e suas taxas de conversão? Para isso, temos as métricas, que são diversos dados estatísticos que avaliam a performance de uma determinada situação. No Instagram, por exemplo, algumas métricas são número de curtidas, comentários, cliques no site e compartilhamentos.

13 – Bounce Rate, ou Taxa de Rejeição

Uma métrica de extrema importância para o marketing de conteúdo, por exemplo, é o Bounce Rate, ou Taxa de Rejeição. Ele mostra a taxa de usuários que entrou em uma determinada página, mas rapidamente saiu, sem fazer interações ou navegar por outras páginas do mesmo site.

Além de mostrar que talvez a estratégia para algumas páginas e conteúdos precise ser aprimorada, o Bounce Rate também é utilizado pelos buscadores para entender que links são interessantes e quais não agregam valor, influenciando diretamente no seu posicionamento no Google.

14 – KPI

Todavia, as métricas não são a única forma de entender o desempenho da sua estratégia de marketing. Para isso, também é possível usar os famosos KPIs, ou “Key Performance Indicators”, que significam “Indicadores-Chave de Performance”. Esses indicadores acompanham o progresso das campanhas e são específicos para cada área, trazendo insights personalizados para cada situação.

15 – Landing Page

Uma Landing Page nada mais é do que uma Página de Vendas, ou seja, um espaço online que concentra todos os dados e estratégias pensados para facilitar a conversão. Pode ser que ela direcione os leads para a inscrição em uma newsletter, download de infoprodutos gratuitos e venda de produtos, por exemplo.

16 – E-mail Marketing

O e-mail marketing trata-se de um formato de conteúdo focado em lembrar os leads da sua empresa e mantê-los interessados no tema, e isso acontece por meio da assinatura de listas de e-mails. Com isso, o público-alvo receberá com frequência materiais sobre a companhia, mantendo o relacionamento e também promovendo serviços e produtos.

Agora que você já sabe os termos do Marketing Digital mais utilizados hoje em dia, por que não aprofundar seus conhecimentos na área com uma pós-graduação da Unic? Com opções a distância e a oportunidade de adaptar os estudos à sua rotina, uma pós é essencial para diferenciar seu currículo e manter seus conhecimentos atualizados, agregando cada vez mais valor em seu trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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