Ir para o conteúdo
Curiosidades

Como ter engajamento no TikTok e alcançar mais pessoas

como ter engajamento no TikTok

O TikTok é uma das redes sociais mais populares atualmente. Com mais de 800 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, a plataforma se tornou uma ferramenta para produtores de conteúdo e saber como ter engajamento no TikTok é fundamental para alcançar mais pessoas e divulgar o seu trabalho. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

A melhor forma de gerar engajamento no seu conteúdo, independente de qual seja ele, é através do público orgânico. Isso significa que as pessoas realmente te seguem, comentam e curtem suas publicações porque gostam do que você produz. Esse apoio dos seguidores é o que gera mais interação e coloca o seu perfil no topo entre os criadores da plataforma. 

Quer saber mais? Continue a leitura!

Como ter engajamento no TikTok? 

1 – Crie um perfil atraente

Qual é a primeira coisa que o seu seguidor (ou potenciais novos seguidores) irá analisar ao encontrar o seu vídeo? O seu perfil, é claro! Pense nele como uma apresentação de quem você é e qual tipo de conteúdo cria para o mundo.

A dica aqui é não copiar o que outros TiktTokers usam no perfil. Pense em algo interessante que seja fácil de compreender e que reflita seus valores. Não esqueça de adicionar outras redes sociais para migrar o seu público aos seus outros perfis.

2 – Saiba quem é o seu público-alvo

Identificar qual é o tipo de público que acessa os vídeos que você produz é muito importante para criar um nicho – e, assim, conseguir aumentar o seu engajamento ao pensar em novos conteúdos voltados especialmente para essas pessoas. Lembre-se que o público que te acessa é limitado.

Por isso, saber seus gostos e o que atraiu eles para o seu perfil é essencial para gerar interesse. Por exemplo: se o seu público tem uma faixa etária de 20 anos, você pode criar vídeos engraçados, com memes e referências pop. Já se o seu público tem mais de 30 anos, pode ser mais interessante falar sobre carreira ou outras questões da vida adulta.

3 – Não copie outros conteúdos

Encontre sua maneira de se destacar criando conteúdos que conversem com quem você é e que mostre um pouco da sua personalidade, gerando autenticidade. Isso quer dizer que, mesmo que seja legal fazer parte das tendências, não é interessante copiar o mesmo tipo de postagens de outros criadores. Os seguidores querem acessar coisas novas. 

4 – Participe das “trends”

Como citamos na dica acima, é legal fazer parte das tendências – e é essencial ficar de olho no que está em alta para gerar engajamento no seu perfil. Identifique aquelas “trends” que estão crescendo, mas que ainda não possuem tanta concorrência para se diferenciar. 

As tendências podem envolver o uso de algum efeito visual, uma determinada música ou um estilo de vídeo específico. Abuse da criatividade para trazer um conteúdo diferente com aquilo que está fazendo sucesso entre os usuários. 

Leia também: Como ser tornar especialista em redes sociais e ganhar destaque na área

5 – Crie um cronograma de postagens

Independente da rede social, ter um cronograma de postagens é o ponto fundamental para o sucesso dos criadores de conteúdo. Afinal, se você não postar conteúdo com frequência, como as pessoas vão acessar os seus vídeos do TikTok?

Não é preciso publicar todos os dias, mas pense em uma agenda de postagens a cada dois dias ou de pelo menos uma vez por semana. Também pense nos melhores horários para subir o vídeo, de preferência naqueles em que os usuários estão mais ativos e seus posts tiveram um melhor desempenho. Assim, seus seguidores ficarão ansiosos pelo conteúdo e você aumenta as chances de engajar. 

6 – Use hashtags ao publicar um conteúdo

Não precisa transformar as suas postagens em spam colocando um milhão de hashtags, mas pense nessa função como uma forma de categorizar o seu vídeo para que o algoritmo entenda para qual público entregar esse conteúdo. Ou seja, elas têm um papel importantíssimo para gerar mais engajamento.

Então, se você produz vídeos de receitas, pense em usar as hashtags direcionadas a esse tipo de conteúdo e assim por diante.

7 –  Promova seus vídeos do TikTok em outras redes

Use o seu Instagram, Twitter, Facebook e as outras redes sociais para promover o conteúdo que você cria no TikTok. Essa promoção cruzada ajuda a aumentar o número de seguidores, já que apresenta ao público das outras mídias os seus vídeos na plataforma.

Para aprender mais sobre temas como redes sociais, marketing digital, produção de conteúdo e muito mais você pode ir além das nossas dicas. Que tal apostar em uma especialização? Na pós Anhanguera , você consegue escolher o curso que mais tem a sua cara e estudar de onde você quiser!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades